Cantor cubano Francisco Fellove morre aos 89 anos

 

O cantor de origem cubana Francisco Fellove, contemporâneo de artistas como Celia Cruz, Omara Portuondo e Tito Puente, morreu na última sexta-feira (15), em um hospital da Cidade do México aos 89 anos, informou nesta terça-feira (19) a imprensa local.

Francisco Fellove, que nasceu em Havana em 7 de outubro de 1923, compôs aos 17 anos “Mango, Mangué”, que se transformou em um dos grandes sucessos da música cubana, interpretado por figuras como Miguelito Valdés, Celia Cruz e Johnny Pacheco.

Em dezembro de 1955, chegou ao México procedente de Cuba em um navio italiano graças ao seu amigo e compositor José Antonio Méndez, que trabalhava neste país e o apresentou ao diretor artístico Mariano Rivera Conde.

Com o empurrão de Rivera Conde, que o batizou de “El Gran Fellove”, o cantor começou a gravar e a fazer apresentações em programas de televisão e em casas de espetáculo do México.

O cantor atuou em Nova York e em Los Angeles ao lado das orquestras de Tito Puente, Tito Rodríguez e Machito, mas também levou sua música a países latino-americanos como Argentina, Colômbia, Panamá e Venezuela.

Em 1999, o artista naturalizado mexicano gravou um disco com o trompetista cubano Alfredo “Chocolate” Armenteros e o pianista e compositor Osmany Paredes, e três anos depois gravou uma versão da canção “Walking on the Moon”, do músico britânico Sting.

 

 

Fonte: Vermelho 

+ sobre o tema

Reinvenção do futebol: bola e arte para vencer o racismo

Em comemoração ao dia da Consciência Negra, o jornal...

Josephine Baker

Josephine Baker (03 de junho de 1906 –...

Chael Sonnen lutou dopado contra Anderson Silva

Foto UFC O americano versado...

para lembrar

Beyoncé tem clipe de ‘Formation’ eleito o melhor de todos os tempos

O clipe da música "Formation" de Beyoncé, 39, foi eleito...

No aniversário de 39 anos de Beyoncé, relembre 5 vezes em que a cantora revolucionou a indústria musical

Beyoncé Giselle Knowles-Carter, ou simplesmente Beyoncé, completa 39 anos nesta sexta-feira,...

Pixinguinha, o samba e a construção do Brasil moderno

A inserção do Brasil no chamado “mundo moderno” foi...
spot_imgspot_img

Em junho, Djavan fará sua estreia na Praia de Copacabana em show gratuito

O projeto TIM Music Rio, um dos mais conhecidos festivais de música no país, terá como uma de suas atrações, no dia 2 de...

Lauryn Hill, YG Marley e Mano Brown tocam em festival em SP; saiba como comprar ingressos

O Chic Show, projeto que celebra a cultura negra e realizava bailes que ficaram clássicos na São Paulo da década de 1970 e 1980, vai...

Filhos de Bob Marley anunciam primeira turnê coletiva em duas décadas

Bob Marley teve, ao total, 11 filhos, e cinco deles preparam a turnê coletiva The Marley Brothers: A Legacy Tour, que percorrerá a América do Norte...
-+=