Na cidade de São Paulo, 19% dos homicídios têm indício de execução

 

Daniel Mello, 

São Paulo –  Pesquisa divulgada hoje (12) pelo Instituto Sou da Paz indicou que 19% dos homicídios registrados na capital paulista, entre janeiro de 2012 e junho de 2013, tiveram indícios de execução, quando o autor tem a intenção de matar, com um ataque direto à vítima, premeditando o crime. A pesquisa analisou 1.777 boletins de ocorrência.

No período analisado, 329 pessoas foram mortas com indício de execução. Os jovens entre 15 e 29 anos (42,4%), negros (45,8%) e homens (97%) são as principais vítimas. Os registros desse tipo de crime ocorrem em maior quantidade nas delegacias responsáveis pelas periferias da zona norte, leste e sul. Em 95% dos casos com indício de execução, o autor é desconhecido, escondendo a identidade com o uso de máscaras e capacetes, e em 98%, foram usadas armas de fogo.

O estudo revelou que em 43% dos assassinatos não foi mencionado motivo ou circunstância do crime, nos boletins de ocorrência. Em 79% do total de casos analisados, não se sabe quem é o autor. “Muitos crimes com autoria desconhecida e com circunstâncias desconhecidas revela que a gente precisa melhorar muito a produção de dados, inclusive para que a gente possa fazer afirmações”, ressaltou a diretora do instituto, Luciana Guimarães. “Não adianta só a gente saber que tem execução e a gente não consegue dizer quem está executando”, pontuou. Em 13% dos casos, há registro apenas de que um corpo foi encontrado.

O secretário estadual da Segurança Pública de São Paulo, Fernando Grella, admitiu que o nível de esclarecimento dos assassinatos ainda é “muito baixo”. Ele acrescentou, no entanto, que o governo está trabalhando para melhorar a qualidade das investigações e, assim, aumentar o percentual de crimes solucionados. “ É nesse sentido que nós estamos trabalhando, dotando as polícias de ferramentas, com o uso da tecnologia da informação, melhores e mais eficazes”, destacou, ao citar iniciativas como a integração da base de dados dos órgãos de segurança.

Entre as causas de assassinatos, estão discussões (13%), conflitos de casal (4%) e reações a um crime (4%). A maior parte das vítimas é homem (87%) e negro (49,1%). A arma de fogo foi utilizada em 61,2% dos assassinatos, seguida pela arma branca (16,1%) e pela agressão (9,9%).

 

 

Fonte: Agência Brasil

Na cidade de São Paulo, 19% dos homicídios têm indício de execução

+ sobre o tema

Estudante de jornalismo se suicida após relatar dor e sofrimento em rede social

Jovem defendia o empoderamento da mulher, a liberdade de...

‘Quando me olho no espelho, dói muito’, diz baiana agredida por PM

Cozinheira perdeu globo ocular após receber golpe de um...

Mapa mostra aumento e disseminação da violência no Brasil

No Sudeste, a situação foi variada, com diminuição significativa...

Resistência negra no cinema brasileiro: Um diálogo com a diretora Camila de Moraes

Fotografia: Alf Ribeiro O interesse pelo cinema surgiu quando a...

para lembrar

A necessidade do ‘negro imbecil’ para o racismo brasileiro

por Sérgio Martins O estrato da cultura nacional propõe alguns...

Relatório da Anistia Internacional mostra violência policial no mundo

Violência policial, dificuldade da população em acessar direitos básicos,...

Novo livro de Elias Sampaio discute racismo na obra de Celso Furtado

O economista Elias Sampaio lançará, no próximo dia 28,...
spot_imgspot_img

Aluna é vítima de racismo e gordofobia em jogo de queimada na escola

A família de uma adolescente de 15 anos estudante do 9º ano do Colégio Pódion, na 713 Norte, denunciou um caso de racismo e preconceito sofridos...

Atriz Samara Felippo presta depoimento em delegacia sobre caso de racismo contra filha em escola de SP

A atriz Samara Felippo chegou por volta das 10h desta terça-feira (30) na Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância, no Centro de São Paulo. Assista o...

Número de pessoas mortas pela PM paulista cresceu 138% no 1º trimestre

Dados divulgados pela Secretaria Estadual de Segurança Pública de São Paulo mostram que o número de pessoas mortas por policiais militares em serviço no...
-+=