Fernando Haddad sobre os “rolezinhos”: é preciso ouvir a garotada

Durante coletiva, o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), declarou nesta segunda-feira (13) que é preciso dar mais atenção a juventude e destacou, como exemplo, os chamados “rolezinhos”. O prefeito sinalizou que está em contato direto com as secretarias de Cultura e Igualdade Racial para entender o caso e propor diálogo com os jovens.  
 
De acordo com o prefeito essas movimentações refletem a necessidade de criar mais espaços públicos para os jovens, para que estes possam “usufruir a cidade”. 

“Estamos em contato permanente com a juventude, sobretudo a Secretaria de Cultura e da Igualdade Racial. Essa questão do ‘rolezinho’ surpreendeu a iniciativa, assim como a liminar concedida. Eu pedi para as duas secretarias que dialoguem com esses setores para compreender melhor o propósito da coisa para que a gente possa avançar”, disse Haddad.

Como forma de barrar a circulação dos jovens, no último fim de semana, o shopping de luxo JK Iguatemi, em São Paulo, conseguiu uma liminar na Justiça paulista que autoriza a proibição do “rolezinho”, ou seja, a entrada de jovens da periferia (negros e pobres). De acordo com o prefeito, a liminar foi uma surpresa.

“A cidade que tem que ser discutida. Temos que abrir espaços públicos para que as pessoas possam usufruir da cidade. Pedimos, por exemplo, para colocar iluminação pública nos CDCs (Clubes da Comunidade). Assim você cria arenas que atraem o público jovem que quer se manifestar. Essas providências estão sendo tomadas”, acrescentou o prefeito.

No último fim de semana, dois shoppings foram palcos dos “rolezinhos”: o de Itaquera, onde houve forte repressão policial com balas de borracha e bombas de gás; e no JK Iguatemi, onde uma liminar proibiu a realização do “rolezinho”, a entrada de jovens desacompanhados e uma multa de R$ 10 mil caso o evento fosse realizado.

 
 
Fonte: Vermelho 

+ sobre o tema

“Já falei 10.639 vezes: Racismo é crime” – Protesto contra o racismo na UFSC

Estudantes protestaram na manhã desta quarta-feira contra o que...

Botafoguense é detido por ofensas racistas a familiares de jogador

Botafoguense é detido por ofensas racistas. O incidente ocorreu...

Por que o senhor atirou em mim? Quem vai responder a pergunta do Douglas?

“Políticas públicas, por mais bem intencionadas que possam...

Pastor Marco Feliciano será investigado por suposto racismo

A Frente Parlamentar pela Igualdade Racial vai analisar...

para lembrar

Identificação com a cultura negra através da literatura

A história dos negros no Brasil é marcada, desde...

“Estereótipo” Rapper Rashid disseca 517 anos de história e privilégios em novo clipe

Canção contundente sobre racismo e igualdade racial estará no...

De vítima de racismo a policial

ERIC L. ADAMS Reação às mortes violentas de Michael Brown...

Homem barrado em festa por ser negro é indenizado

Juiz estipulou quantia de R$ 10 mil de reparação...
spot_imgspot_img

Marca de maquiagem é criticada ao vender “tinta preta” para tom mais escuro de base

"De qual lado do meu rosto está a tinta preta e a base Youthforia?". Com cada metade do rosto coberto com um produto preto,...

Aluna é vítima de racismo e gordofobia em jogo de queimada na escola

A família de uma adolescente de 15 anos estudante do 9º ano do Colégio Pódion, na 713 Norte, denunciou um caso de racismo e preconceito sofridos...

Atriz Samara Felippo presta depoimento em delegacia sobre caso de racismo contra filha em escola de SP

A atriz Samara Felippo chegou por volta das 10h desta terça-feira (30) na Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância, no Centro de São Paulo. Assista o...
-+=