Sentar em ‘cadeira humana’ ?- Racismo,sexismo e machismo ! – Por Mônica Aguiar

Entre “Caucasianas e Negras”, lá vamos nos de novo sendo expostas através de uma imagem que retrata todos os valores servis, opressores, sexistas e machistas com fortes resquícios da escravidão .

Entre a brincadeira e ao bel prazer, desrespeitam todos as linhas imaginárias e legais dos direitos humanos, utilizando a imagem da mulher para sustentar a condição imposta de mercadoria e dever da submissão.
A imagem de nosso corpo semi-nu, serve de deboche em um dia dos três feriados nacionais dos Estados Unidos onde a comemoração é realizada a uma pessoa. Esta pessoa é Martin Luther King, que tem escrito nas linhas de sua história ações de combate ao racismo e em defesa do ser humano.
Uma ” exposição” capaz de se manifestar como elemento que permite justificar e mascarar a prática racista que permanece para muitos invisível .

Instrumento de reforço do mito da democracia racial, na “crença” existente de que as pessoas negras não enfrentam problemas no interior da sociedade com tais desqualificações de sua imagem, tendo em vista que não existem distinções raciais e as oportunidades são iguais para todos e todas.

Dentro deste campo denominado produção simbólica, influenciam e reproduzem para o pensamento social o contraditório da referência familiar, idéias e valores que são em sua maioria ancestrais, reforçando o preconceitos e a discriminação racial.

…. “Embora a sociedade considere o racismo e suas implicações como elementos
periféricos da estrutura social, eles são responsáveis pela sustentação da ideologia da
superioridade branca que produz resultados práticos”…

Esta prática “simbólica” se assim poder ser denominada, condiciona não só um ser, mas um fasto contingente feminino a limitações, promovendo as dificuldades quanto ao seu acesso a cargos que exigem maior qualificação ou que oferecem maiores possibilidades de ascensão na carreira profissional.

Desculpas foram pedidas . Mas a imagem já
foi lançada . E os danos causados ?

A utilização da imagem da mulher negra enquanto prática de interação, não pode ser considerada ingênua, natural, desprovida de intencionalidade para fortalecimento das desigualdades e nem muito menos para privilegiar manifestações ideológicas classistas.

Esta estrutura que mantém a desigualdade sexual existente traz prejuízos além dos econômicos, aqui citados, políticos para a figura feminina.

Podemos considerá-la como “estratégia” a partir do momento que consideremos todos os sentidos da imagem de uma mulher branca por cima da imagem de uma mulher negra com tantos debates e frentes de defesa para o combate na perpetuação do patriarcado, do sexismo e a prática do racismo, das questões de gênero, dada a importância da defesa dos direitos e da igualdade entre os seres humanos na construção de um mundo mais justo, principalmente nesta conjuntura econômica mundial.

Denominaram esta imagem de obra de arte. Que mau gosto!

Espero que as redes sociais continuem se manifestando .
Pois eu continuarei !!!

cadeira

Dasha Zhukova, mulher do bilionário russo Roman Abramovich
na imagem, editora da revista Garage e fashion designer de origem russa ela aparece em uma cadeira desenhada com formas de uma mulher afrodescendente e seminua.

2101 Chair Tate blog 630

A cadeira citada por ela é uma variação da obra de arte do artista Allen Jones, em amostra no Tate Modern, em Londres. A original é semelhante a usada por Zhukova, com a diferença de que o manequim é de uma mulher caucasiana.

Fonte: MULHER NEGRA

 

+ sobre o tema

Naomi Campbell abre Semana de Moda em Paris com discurso sobre racismo

Feito pela primeira vez online, a Semana de Moda...

O lugar das mulheres na esquerda

Há um assunto incômodo que ainda precisa ser discutido...

Viva a nós e as águas: representação das mulheres negras no cinema

Hoje gostaria de começar a dispor dos meus 15...

Sem Terra é a única brasileira premiada em Conferência Internacional

Estudante de Agronomia do Instituto Educar representou, em seu...

para lembrar

Histórias da Preta: Homenagem à Heloisa Pires Lima

COM HELOÍSA PIRES LIMA, TREM DE CORDAS E ANANZA...

Stephanie Ribeiro: 10 resoluções de Ano-Novo para mulheres negras

Planejar o orçamento, estudar, não ter medo de uma...

Mais três morrem em ações da PM em Salvador. São 15 mortos desde 6a feira

Mais três jovens morrem assassinados em Salvador em operações...
spot_imgspot_img

James Cone, teologia negra da libertação e luta antirracista

No dia 28 de abril de 2024, completa-se 6 anos da morte do pastor e teólogo James Cone, o sistematizador da teologia negra. Esta...

Poesia: Ela gritou Mu-lamb-boooo!

Eita pombagira que riscaseu ponto no chãoJoga o corpo da meninade joelho num surrão. Grita ao vento seu nomeComo se quisesse dizerQue mulher tem que...

Com a mão erguida e o punho cerrado eu grito: fogo nos eurocêntricos cientistas-cientificistas

A verdade é que esse mundo é uma Ameaça. Uma Ameaça a certas gentes. Uma Ameaça a certas não-gentes. Uma Ameaça a redes, a...
-+=