Governo Federal recebe lojistas de shoppings e abre diálogo sobre rolezinhos

 

Ministras Luiza Bairros (Igualdade Racial) e Marta Suplicy (Cultura), o ministro Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral) e a secretária Nacional de Juventude, Severine Macedo, abriram um processo de interlocução sobre os chamados rolezinhos.

O Governo Federal – representado pelas ministras Luiza Bairros (Igualdade Racial) e Marta Suplicy (Cultura), pelo ministro Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral) e pela secretária nacional de Juventude, Severine Macedo – atendendo solicitação da Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop), recebeu na manhã desta quarta-feira (29/01) representantes dos Shopping Centers e abriu um processo de interlocução sobre os chamados rolezinhos, eventos que têm ocorrido nesses estabelecimentos em diferentes cidades do país, a partir de convocações feitas pelas redes sociais na internet.

Na reunião foi reafirmado pelo Governo o entendimento de que o diálogo é o principal instrumento de compreensão e construção de padrões de convivência com esses eventos, na perspectiva da garantia dos direitos dos diferentes segmentos sociais a eles relacionados.

Os ministros manifestaram a percepção de que esses eventos são expressão do dinamismo, da mobilidade social e das mudanças que caracterizam a sociedade brasileira nos últimos anos. Consideraram também a necessidade da reorientação dos padrões de atuação e da cultura das forças de segurança, nos diversos níveis da Federação, no sentido de evitar posturas preconceituosas e discriminatórias ou ações inadequadas e desproporcionais.

Também foi destacada a importância do aprofundamento na execução de políticas públicas voltadas para o atendimento de demandas da juventude, especialmente no âmbito da cultura, do lazer e do esporte.

O governo aceitou o convite para participar, em São Paulo, no dia 25 de fevereiro, de uma reunião nacional da Alshop com os diretores operacionais dos shoppings de todo o país, voltada para o debate e o estabelecimento de parâmetros de atuação das seguranças internas desses estabelecimentos visando preservar suas atividades comerciais e, ao mesmo tempo, assegurar os direitos de acesso e circulação em seus espaços e coibir a ocorrência de ilegalidades como depredações, furtos ou ameaças.

A reunião proporcionou ainda uma análise conjunta da relevância e dos legados positivos da realização da Copa do Mundo de Futebol no Brasil – que necessitam ser melhor informados – e do caráter democrático da garantia do direito de manifestação àqueles que querem protestar contra o evento, desde que assegurados também os direitos daqueles que pretendem acompanhar e participar, de diferentes maneiras, dessa competição que será uma grande festa do esporte mais popular do planeta, do qual o Brasil é referência permanente.

Participaram da reunião os seguintes representantes do setor de shopping centers: Nabil Shahyoun, presidente da Alshop; Maria Cristina C. Franco, presidente da Associação Brasileira de Franchising; Vidal Ritvo Veicer, proprietário do Shopping Ibirapuera; Eduardo Gribel, proprietário da Rede de Shopping Centers Tenco; Cláudio Bobrow, presidente da rede de lojas Puket; e Ricardo Patah, presidente da União Geral dos Trabalhadores (UGT), que congrega grande parte dos sindicatos dos empregados do setor.

 

 

Fonte: Seppir

+ sobre o tema

Luta por terra é apontada entre violências contra negras no Brasil

Isabela da Cruz cresceu no Quilombo Invernada Paiol de...

Uma das principais vozes da literatura africana atual

Uma das convidadas da Flip, escritora nascida em Ruanda...

48% dos jovens acham errado mulher sair sem o namorado, diz pesquisa

Foram consultadas 2.046 pessoas entre 16 e 24 anos...

Pai e filha mudam de gênero juntos nos EUA

Caso ocorreu em Detroit e chamou atenção no mundo Do...

para lembrar

Portal ajuda empregador doméstico a cumprir obrigações trabalhistas

Empregadores podem gerar contracheques, recibos de salário, folhas de...

Alckmin aprova “Dia da Mulher Cristã Evangélica” no Estado de SP

  O texto do projeto diz que “as mulheres cristãs tem...

Vereador do PSB sugere segregar gays em uma ilha

Sérgio Nogueira (PSB), vereador de Dourados (MS), afirmou que os...
spot_imgspot_img

Ana Maria Gonçalves anuncia novos livros 18 anos após lançar ‘Um Defeito de Cor’

Dois novos livros de Ana Maria Gonçalves devem chegar ao público até o fim de 2024. As novas produções literárias tratam da temática racial...

Mulheres recebem 19,4% a menos que os homens, diz relatório do MTE

Dados do 1º Relatório Nacional de Transparência Salarial e de Critérios Remuneratórios mostram que as trabalhadoras mulheres ganham 19,4% a menos que os trabalhadores homens no...

Órfãos do feminicídio terão atendimento prioritário na emissão do RG

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) e a Secretaria de Estado da Mulher do Distrito Federal (SMDF) assinaram uma portaria conjunta que estabelece...
-+=