A piada de bicha e de escravo

O que para uns é politicamente correto, para outros é sobrevivência

Negro artificialmente retinto como se fosse “black face”, sorriso largo como um palhaço, lábios carnudos descomunais, estrutura corpulenta como um animal. Era assim que negros eram retratados nos EUA. O Museu Nacional de História e Cultura Afro-Americana, em Washington, dedica uma seção inteira às formas pelas quais o humor racista na era da segregação —na publicidade, nos filmes e no teatro— servia de legitimação do ódio racial.

A diferença de lá para cá é que, em terras brasis, temos o dom de sermos racistas fingindo que não o somos. “Como todo mito, o da democracia racial oculta algo para além daquilo que mostra”, nos ensina Lélia Gonzalez em clássico texto. Nele, a autora relembra estereótipos, como o da “mulata assanhada”: era o nome do “cabo de vassoura que introduzem no ânus dos presos”.

“Se a piada não incitou o ódio e a violência, ela é só uma piada”, disse o comediante Fábio Porchat sobre a decisão judicial de restringir o especial de comédia de Léo Lins. Podemos fingir, Porchat e Lins, que por estas bandas não existe limite para a expressão. Desculpe informá-los, mas decidimos enquanto sociedade que este não é caso. A muito custo colocamos na lei que não há o direito de nos ridicularizar. Discordam? Leiam “Racismo Recreativo”, de Adilson Moreira.

Podemos fingir que o humor não tem consequência; fingir que sua piada não dá munição para que um universitário chame seu colega de escravo; fingir que sua piada não faz com que eu, e muitos iguais a mim, tenham crescido morrendo de medo de apanhar por ser bicha (só neste ano houve 80 mortes violentas de LGBTs); podemos fingir que sua piada não dá munição para que a pessoa com deficiência seja espancada.

Forte demais? Bem-vindo ao nosso mundo. O que para uns é politicamente correto, para outros é sobrevivência. É difícil olhar para o outro quando o umbigo obsta a visão; o pacto da branquitude esquece que pimenta jogada nos olhos não dói quando os olhos não são os seus.

+ sobre o tema

Por que mandaram matar Marielle Franco? Essa agora, é a pergunta que não se cala…

Seis anos depois e finalmente o assassinato de Marielle...

Mulheres sambistas lançam livro-disco infantil com protagonista negra

Uma menina de 4 anos, chamada de Flor de...

Poesia: Ela gritou Mu-lamb-boooo!

Eita pombagira que riscaseu ponto no chãoJoga o corpo...

para lembrar

spot_imgspot_img

Com a mão erguida e o punho cerrado eu grito: fogo nos eurocêntricos cientistas-cientificistas

A verdade é que esse mundo é uma Ameaça. Uma Ameaça a certas gentes. Uma Ameaça a certas não-gentes. Uma Ameaça a redes, a...

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas, como imaginado. A estudante do 3º ano do ensino médio Franciele de Souza Meira, de...

Brancos, vamos falar de cotas no serviço público?

Em junho expira o prazo da lei de cotas nos concursos públicos. A proposta de renovação apresentada pelo governo Lula e elaborada de forma interministerial tem sofrido...
-+=