Agosto Verde: Geledés destaca a luta contra o racismo na Primeira Infância e a necessidade de políticas específicas

Neste mês de agosto, dedicado à conscientização sobre a importância da Primeira Infância, Geledés Instituto da Mulher Negra retoma uma questão vital: a necessidade de combater a universalização e generalização das políticas públicas voltadas para os primeiros anos de vida. neste sentido, ressaltamos a ausência de discussões qualificadas sobre os efeitos e impactos do racismo, que abrange desde o nascimento até os 6 anos de idade, afetando o desenvolvimento de crianças negras, indígenas e quilombolas de maneira particular.

O cerne do problema reside na falta de abordagem específica do racismo nas políticas públicas direcionadas à Primeira Infância. É uma lacuna que prejudica o desenvolvimento saudável e pleno dessas crianças, perpetuando desigualdades desde o início de suas vidas. Geledés ressalta que essa realidade prejudicial só pode ser superada quando houver um entendimento aprofundado dos impactos do racismo nessa fase do desenvolvimento infantil.

O impacto almejado por essas iniciativas foca no fim do racismo, na construção, desenvolvimento, execução e avaliação das políticas públicas destinadas ao cuidado e educação das crianças. A luta não é apenas para criar políticas inclusivas, mas também para reestruturar as já existentes, garantindo que elas atendam às necessidades específicas das crianças negras, indígenas e quilombolas.

O projeto “Primeira Infância no Centro” de Geledés tem como objetivo incluir a discussão sobre a dimensão racial nas políticas públicas de primeira infância em vigor. Por meio do controle social e incidência política o Grupo Articulador vem desenvolvendo ações tanto a nível nacional quanto a partir das realidades locais e as políticas existentes (ou ausentes) em seus territórios.

Geledés Instituto da Mulher Negra destaca que o Agosto Verde é um momento crucial para sensibilizar a sociedade e os governantes sobre a necessidade de ações direcionadas e conscientes para combater o racismo desde a Primeira Infância. Ao fazê-lo, não apenas se promove um presente mais justo para essas crianças, mas também se constrói um futuro mais igualitário para toda a nação.

+ sobre o tema

para lembrar

Em mudança histórica, maioria dos novos alunos da USP é de escolas públicas

Em uma mudança histórica, a maioria dos novos alunos...

Brasil tem 297 startups dedicadas à educação

Levantamento inédito realizado pela Liga Insights mostra os avanços...

Para cumprir ordem judicial, SP tem 5 meses para criar 27 mil vagas em creche

No fim de 2014, cidade tinha 187 mil crianças...

Canadá oferece bolsas de estudo integrais para estudantes da América Latina

Exemplo de cidadania e boa recepção de imigrantes, o...
spot_imgspot_img

Geledés participa do I Colóquio Iberoamericano sobre política e gestão educacional

O Colóquio constou da programação do XXXI Simpósio Brasileiro da ANPAE (Associação Nacional de Política e Administração da Educação), realizado na primeira semana de...

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas, como imaginado. A estudante do 3º ano do ensino médio Franciele de Souza Meira, de...
-+=