A blogosfera materna se silenciou

Há alguns dias foi publicado o vídeo com a participação da Taís Araújo, no evento Tedx São Paulo. Com o título “Como criar crianças doces num país ácido”, ela conta dos desafios de se criar crianças Negras em um país estruturalmente racista. De pronto, a internet não perdoou. Inúmeros memes, charges e piadas foram feitas com trechos das falas de Taís.

por Mayara Assunção no Nana Maternidade Preta

Acontece que a Taís não expôs nenhum fato novo. O que ela disse ali, soa completamente comum e rotineiro para as Mães de Crianças Negras. O único fato novo é que ela falava para pessoas Brancas. E como sempre, as pessoas Brancas não querem abrir mão dos seus privilégios. Não querem ouvir. Minimizar a dor alheia, diminuir as falas de uma mãe é muito mais fácil que mostrar empatia. E, não seria diferente:  A BLOGSFERA MATERNA SILENCIOU.

Não se viu hashtag de apoio, não se viu textos que defendam não só aquela Mãe Negra, mas a CRIANÇA NEGRA da exposição. Não se viu nenhuma reflexão que tire a pessoa do local privilegiado dela. Maternas Feministas falam sempre de bem-estar, falam de melhorias para as crianças, falam do Universo Infantil, mas a verdade é que as lutas não vão além de nenhuma melhoria que esteja fora do seu círculo e da sua proteção.

Não é novidade para ninguém que o Brasil é um País Racista. Que crianças Negras (e principalmente MENINOS NEGROS) não são vistos como as crianças Brancas. Que a liberdade de uma criança no Brasil é sim, determinada pela cor da sua pele.

O que me preocupa não é quando os dados são apontados. O que me preocupa é que MÃES E FAMÍLIAS BRANCAS não chamem para si a responsabilidade de ter o cuidado e esse olhar empático com as Mães, Famílias e Crianças Negras. Me preocupa que nessa onda por uma Maternagem cada vez mais Humana, a questão racial esteja ficando de fora.

É Humano para quem? Maternar é para quem? Exercer uma maternidade ativa e responsável é mesmo fechar os olhos para as falas de Mães Negras? Estamos lutando por toda igualdade, menos quando ela é Racial?

Quando o assunto é o Universo Infantil, as pessoas Negras tem que parar de pegar pessoas Brancas pelas mãos e dizer o que é racismo. Parar de contar a historinha bonitinha que te agrada para ilustrar a nossa dor e não ser tão ríspido. Temos que parar de ser gentil e fazer a boa vizinhança. Ou vamos todos construir uma MATERNAGEM real ou não teremos avanços.

Não são as Mães de crianças Negras que precisam ter empatia e cuidado nos espaços de falas feministas. É você, Mãe de criança Branca, que pratica racismo com os nosso filhos que tem que rever seus espaços, privilégios e seus conceitos.

O silêncio de vocês só confirma a sátira, o silêncio de vocês só enfatiza e mostra a real preocupação de todas vocês!

A verdade é que não há preocupação alguma, ou até há, a preocupação se a maternância negra alcançará a mesma importância que a maternância branca possui, a verdade é que nenhum espaço materno branco se preocupou com o acontecido porque não se preocupam com a vida das nossas crianças ou o quanto os seus filhos serão ou são racistas.

A MATERNÂNCIA NEGRA NÃO  SE SILENCIARÁ DIANTE DE RACISMO!!!

+ sobre o tema

Assédio não é romance

Não, o Globo de Ouro não pareceu um funeral. Por NANA...

“Cheguei de propósito aos 261 quilos por medo de ser estuprada se novo”

A vida de Roxane Gay mudou totalmente quando ela...

Mulheres em Série: nova série traz mulheres ‘fora dos padrões’ como protagonistas

Negras, lésbicas, gordas e transgêneros são personagens ainda raras...

Vitoria!!! Nós Ganhamos…Pena de morte para gays em Uganda – Nós ganhamos!!

A lei homofóbica de Uganda caiu! Parecia que seria...

para lembrar

“As empresas não devem se apropriar do discurso social”

Coordenadora de projetos do Instituto Avon fala sobre a...

Atibaia tem espaço para auxílio a mulheres que sofrem violência

Um Centro de Referência da Mulher começou a funcionar...

Lei que dá direitos às domésticas emperra

Pressão política e falta de conclusão de estudos interrompem...

Prêmio Mulheres Negras Contam sua História terá novas edições

A continuidade da ação foi anunciada pela ministra de...
spot_imgspot_img

Universidade é condenada por não alterar nome de aluna trans

A utilização do nome antigo de uma mulher trans fere diretamente seus direitos de personalidade, já que nega a maneira como ela se identifica,...

O vídeo premiado na Mostra Audiovisual Entre(vivências) Negras, que conta a história da sambista Vó Maria, é destaque do mês no Museu da Pessoa

Vó Maria, cantora e compositora, conta em vídeo um pouco sobre o início de sua vida no samba, onde foi muito feliz. A Mostra conta...

Nath Finanças entra para lista dos 100 afrodescendentes mais influentes do mundo

A empresária e influencer Nathalia Rodrigues de Oliveira, a Nath Finanças, foi eleita uma das 100 pessoas afrodescendentes mais influentes do mundo pela organização...
-+=