Carolina Maria de Jesus ganha título de Doutora Honoris Causa da UFRJ

Enviado por / FonteDo G1

Carolina Maria de Jesus, uma das escritoras mais lidas do Brasil, recebeu nesta quinta-feira (25) uma homenagem póstuma. A escritora, que morreu em 1977, ganhou o título de doutor honoris causa da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

A escritora Carolina Maria de Jesus começou a ficar famosa em 1958. Trechos do diário da catadora de papel, que vivia na favela do Canindé, em São Paulo, foram publicados pelo extinto jornal “A Noite”.

Ela tinha cadernos com romances e poemas que começou a escrever na infância, em Sacramento, Minas Gerais. Carolina Maria de Jesus só estudou dois anos, o suficiente para criar uma paixão, como explica um biógrafo da escritora.

“Ela, desde pequena, assumiu esta coisa da escrita e da leitura, então ela vivia lendo”, contou Tom Faria, escritor e biógrafo da Carolina Maria de Jesus em entrevista ao Jornal Nacional.

Lançado em 1960, primeiro livro de Carolina Maria de Jesus, “Quarto de Despejo”, foi um sucesso.

A escritora vendeu 3 milhões de livros, em 16 idiomas; ela viajou pelo Brasil e atraiu multidões. No Centro do Rio, a rua da livraria teve que ser fechada na noite de autógrafos, e Carolina Maria de Jesus conquistou mais fãs, como Clarice Lispector.

A filha de Carolina Maria de Jesus lembra do encontro: “Quando ela chega perto de Clarice Lispector, ela diz: você é uma grande escritora. E a Clarice responde: a grande escritora aqui é você, porque você escreve com a realidade”, lembra Vera Eunice de Jesus.

O título da UFRJ com unanimidade e aclamação reconhece a importância da doutora Carolina Maria de Jesus, que inspirou talentos, como a escritora Conceição Evaristo.

“Ela abre essa possibilidade dessa autoria nascer de dentro, de quem vive, e não somente de quem contempla”, diz Conceição Evaristo.

Carolina Maria de Jesus nasceu em 14 de março de 1914, em Minas Gerais. A escritora morreu aos 62 anos, em São Paulo, em 13 de fevereiro, vítima de insuficiência respiratória.

Fonte: G1

+ sobre o tema

Precisamos falar de Gabriele Leite

Conheci Gabi em um festival da cidade de Cerquilho...

5 razões para acompanhar Leci Brandão de perto

A cantora completa neste mês 40 anos de carreira....

Tainá de Paula: “Precisamos pensar a favela como parte central da cidade”

Para a arquiteta e urbanista carioca Tainá de Paula,...

Em debate na Flica, Livia Natália diz: ‘Eu digo como quero ser representada’

Poeta baiana participou de mesa ao lado de Sapphire,...

para lembrar

“O Quarto de Despejo está vivo”, afirma filha de Carolina Maria de Jesus

Em 60 anos do livro “Quarto de Despejo: Diário...

Dúvidas sobre a prisão da jovem negra no Ceará

A repercussão ganha a forma de show, e com...

Exposição apresenta Carolina de Jesus para além de “Quarto de despejo”

“O Brasil precisa ser dirigido por uma pessoa que já passou...
spot_imgspot_img

Censura a livro de Jeferson Tenório é sintoma de racismo e intolerância

Carolina Maria de Jesus, autora de "Quarto de Despejo", publicado em 1960 com a ajuda do jornalista Audálio Dantas, foi censurada pelo governo do...

UFRJ aprova título de doutor honoris causa a Gilberto Gil

O Conselho Universitário da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) aprovou, em reunião nesta quinta-feira (8), a concessão do título de doutor honoris...

Carolina Maria de Jesus seria premiada?

Divulgado o resultado do concurso de literatura promovido pelo MinC do soerguimento da terra devastada, dirigido a originais escritos por mulheres, o “Carolina Maria...
-+=