“Quarto de Despejo”, clássico de Carolina Maria de Jesus, vai ganhar filme

Obra de uma das maiores autoras negras do Brasil terá adaptação cinematográfica sob a direção do cineasta Jeferson De

Vivendo de maneira independente, ela optou por não se casar, dedicou-se à costura, tocava violão e escrevia livros que ilustram como jovens negras, nascidas em favelas como a dela, podem alcançar grandes alturas na vida. Aclamado na literatura brasileira, o livro “Quarto de Despejo” de Carolina Maria de Jesus, uma das primeiras escritoras negras do país, está prestes a receber uma adaptação cinematográfica. O responsável pela direção desse projeto é Jeferson De.

A divulgação foi feita pela Globo Filmes por meio de suas redes sociais na terça-feira passada, dia 21, um dia após as comemorações do Dia da Consciência Negra no Brasil, que coincide com o falecimento do líder quilombola Zumbi dos Palmares em 1695.

O post informa que “#QuartoDeDespejo, de Carolina Maria de Jesus, vai virar filme! Marco das literaturas negra, feminina e periférica brasileiras, o livro reúne textos em que Carolina revela a realidade opressora que vivia na década de 1950, quando morava na favela do Canindé, em São Paulo, e penava para alimentar os filhos como catadora de papel”, declara a mensagem compartilhada pelo Instagram.

Quem é Carolina Maria de Jesus

Considerada uma das maiores escritoras brasileiras do século XX, Carolina Maria de Jesus foi multiartista, cantora e escritora de contos, crônicas, letras de música e peças de teatro. Amplamente conhecida pela triste história em Sacramento, Minas Gerais, seu percurso migratório e, principalmente, pelos anos vividos na Favela do Canindé, Carolina enfrentou a fome, o machismoo racismo, a inflação e a pobreza dos anos 60.

“Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada” é talvez uma de suas grandes obras sobre as questões de uma situação que ainda é uma realidade brasileira. Mulher negra, catadora de papelão, mãe solteira e semianalfabeta, Maria de Jesus buscava no lixo tanto alimento quanto papel para escrever seu diário, poemas e músicas. Essa luta também era para garantir o sustento de sua família: José Carlos, João José e Vera Eunice, seus três filhos.

O jornalista Audálio Dantas foi com objetivo de escrever sobre a comunidade às margens do Tietê e lá encontrou a escritora, juntamente com seus cadernos de anotações. A escritora mostrou então seu diário a Dantas e lá ele viu uma escrita inédita, na qual viria a transformar a literatura brasileira.

Os escritos foram publicados na edição de 9 de maio de 1958 da Folha da Noite. O interesse da população pelas suas palavras e críticas foi notável, e no ano seguinte, os relatos da autora também ocupavam as páginas da revista O Cruzeiro. Sob a edição de Dantas e lançado em 1960, “Quarto de Despejo” tornou-se um best-seller, sendo traduzido para 13 idiomas e adaptado para o teatro e a televisão.

Em uma entrevista à TV Globo no ano de 2021, a filha de Carolina e professora, Vera Eunice, lembra a reação de sua mãe ao receber o livro em mãos. “Quando ela recebe o livro ‘Quarto de Despejo’ impresso, ela coloca assim, no alto, eu lembro como se fosse hoje, e ela lê. Eu vi a felicidade no olhar dela – ‘Carolina Maria de Jesus, Quarto de Despejo’. Ela estava muito feliz porque tinha alcançado o objetivo dela”, destacou emocionada.

+ sobre o tema

YES WE CAN – O discurso

Criado no dia 02 de Fevereiro 2008 sobre o...

“É hora de deixar Mandela partir”, diz Sunday

Destaque de jornal britânico resume sensação da comunidade internacional...

Escrava que foi separada da filha em Barra Mansa morre sem reencontrá-la

Escrava Paulina conseguiu a liberdade antes da Lei Áurea,...

para lembrar

spot_imgspot_img

Peres Jepchirchir quebra recorde mundial de maratona

A queniana Peres Jepchirchir quebrou, neste domingo, o recorde mundial feminino da maratona ao vencer a prova em Londres com o tempo de 2h16m16s....

Mulheres sambistas lançam livro-disco infantil com protagonista negra

Uma menina de 4 anos, chamada de Flor de Maria, que vive aventuras mágicas embaixo da mesa da roda de samba, e descobre um...

Podcast brasileiro apresenta rap da capital da Guiné Equatorial, local que enfrenta 45 anos de ditadura

Imagina fazer rap de crítica social em uma ditadura, em que o mesmo presidente governa há 45 anos? Esse mesmo presidente censura e repreende...
-+=