Conceição Evaristo recebe Medalha Pedro Ernesto na Câmara Municipal do Rio

A escritora mineira Conceição Evaristo (70) será homenageada pela Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro, na próxima terça-feira (1º), às 18h. Conceição receberá a medalha Pedro Ernesto, principal comenda oferecida pela Casa a quem mais se destaca na sociedade brasileira ou internacional. A autora da homenagem é a vereadora Marielle Franco (PSOL).

Por Mônica Francisco, do Jornal do Brasil 

Doutora em Literatura Comparada pela UFF, Conceição Evaristo nasceu em uma família de mulheres negras cozinheiras, faxineiras e empregadas domésticas. Uma das principais expoentes da literatura Brasileira hoje, traz em seus escritos profundas reflexões sobre raça e gênero, revelando a desigualdade velada em nossa sociedade, em textos marcados pela ancestralidade afro-brasileira e suas potencialidades.

A cerimônia será no Palácio Pedro Ernesto e celebrará o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha (comemorado no dia 25 de julho). Batizado de #EuMulherNegraResisto!, o evento contará também com a participação de outros cinco importantes nomes de influentes mulheres negras:

Flávia Oliveira, jornalista e economista (O Globo), Jurema Werneck, diretora da Anistia Internacional no Brasil, Mãe Meninazinha de Oxum, Iyalorixá, Patrícia Oliveira, membro do Mecanismo de Combate à Tortura do Rio e irmã de vítima da violência do Estado, e Ruth de Souza, atriz e primeira mulher negra do teatro, do cinema e da televisão brasileira.

O evento também faz parte do calendário da campanha 25 Dias de Ativismo Pela Vida das Mulheres Negras.

“Conceição Evaristo tinha que constar das bibliografias escolares. Seus textos contam a nossa história, a história das mulheres negras. A morte, a violência urbana, a pobreza, a gravidez precoce, a prostituição, as situações cotidianas… Sua narrativa é cortante, resgata nossa ancestralidade, contagia corações e mentes. Um exemplo de resistência e poesia. Precisa ser celebrada, conhecida e reverenciada”, afirmou a vereadora Marielle Franco .

Esta homenagem vem mais do que evidenciar a contribuição de uma literata às artes, mas de visibilizar a trajetória de uma intelectual que contribui para a autoestima e para que as mulheres negras sobretudo, se apropriem de sua identidade, trajetória e história, tendo os lugares de memória e as experiências de afeto como elemento importantíssimo.

A homenagem à escrito com a Medalha Pedro Ernesto será no Plenário da Câmara Municipal do Rio, na Cinelândia, Centro da cidade, às 18h desta terça-feira (1º).

* Mônica Francisco é pesquisadora, consultora na ONG Asplande e colunista no Jornal do Brasil

+ sobre o tema

Livro infantil de autor indígena fala sobre a importância das sementes

Para garantir a diversidade das espécies e salvarmos o...

Mulheres negras trabalham mais que os homens em funções não remuneradas em AL, diz IBGE

Um estudo divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e...

Salvador: Espetáculo faz homenagem à cantora mineira Clara Nunes

Considerada uma das maiores intérpretes do país, a cantora...

Alabama de John Coltrane, o Jazz contra o racismo

A clássica e triste canção “Alabama” de John Coltrane,...

para lembrar

Morte de Marielle Franco não é melodrama

Há mais de um mês o Exército brasileiro assumiu...

50 anos de Travessia: a canção que mudou os rumos da música popular brasileira

Milton Nascimento ganhou segundo lugar no Festival Internacional da...

Curso gratuito aborda atuação de mulheres negras no Brasil

Debate trata das produções de mulheres negras em vários...

Autoras negras abrem horizontes e mercados

Escritoras como Ana Maria Gonçalves e Conceição Evaristo estimulam...
spot_imgspot_img

A presença de uma Juíza Negra no STF é uma questão de coerência, reparação histórica e justiça

A Constituição Federal, estabelece como objetivo da República Federativa do Brasil: promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade...

Conceição Evaristo, a intelectual do ano

Quando Conceição Evaristo me vem à memória fico feliz, não importa a situação. Aliás, justamente em horas em que estou estressada a visita dessa...

A luta por uma ministra negra

Nas últimas semanas, parte da militância virtual petista passou a atacar duramente o humorista Gregorio Duvivier por sua defesa da nomeação de uma mulher negra para...
-+=