Conheça Lynette Yiadom-Boakye, aclamada pintora negra por trás dos novos clipes de Solange

Racismo e identidade negra são questões sociais abordadas em A Seat at the Table(Um Lugar à Mesa), novo álbum da cantora Solange, irmã de Beyoncé.

Por Amauri Terto, do  

Você viu aqui no HuffPost Brasil que esse disco levou quatro anos para ser realizado, traz diversas parcerias e participações especiais e tem uma mensagem de empoderamento tão forte e contundente quando Lemonade, lançado no primeiro semestre por Queen Bey.

LONDON, ENGLAND - JUNE 05: Lynette Yiadom-Boakye, winner of the Visual Art award for 'Verses After Dusk', poses in the Winner's Room at the The South Bank Sky Arts Awards, airing on Wednesday 8th June on Sky Arts, at The Savoy Hotel on June 5, 2016 in London, England. (Photo by David M. Benett/Dave Benett/Getty Images)
LONDON, ENGLAND – JUNE 05: Lynette Yiadom-Boakye, winner of the Visual Art award for ‘Verses After Dusk’, poses in the Winner’s Room at the The South Bank Sky Arts Awards, airing on Wednesday 8th June on Sky Arts, at The Savoy Hotel on June 5, 2016 in London, England. (Photo by David M. Benett/Dave Benett/Getty Images)

Para acompanhar o álbum, Solange lançou também dois videoclipes, um deles para a música Don’t Touch My Hair – em que ela exalta os traços e a estética afro de forma poética.

O registro codirigido pela cantora e seu marido, Alan Ferguson (assim como todo o álbum), reúne dançarinos negros uniformizados, exibindo penteados variados e participando de coreografias inusitadas com ares de dança contemporânea.

Em declarações à imprensa, Solange citou a obra de Lynette Yiadom-Boakye, aclamada artista plástica britânica de ascendência ganesa, como uma das influências em A Seat at the Table. O que não se sabia até o lançamento do videoclipe de Don’t Touch My Hair que essa influência seria explícita.

O usuário do Twitter @joshjenks foi um dos primeiros a apontar que um trecho do vídeo de Do not Touch My Hair se assemelha a uma das pinturas de Lynette.

Amo como Solange usa o trabalho de Lynette Yiadom-Boakye ncomo inspiração para a dela. Esta peça se chama ‘Compilation’ (2013).

Depois que a revista W Magazine revelou semelhanças entre trechos do clipe e obras de Lynette Yiadom, o site The Fader resolveu fazer uma compilação desses frames.

Veja a seguir:

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Assista ao clipe de Don’t Touch My Hair:

O jornal The Guardian descreve Lynette Yiadom Boakye como “uma das grandes manipuladoras da vida quando se trata de pintar”. Suas obras retratam basicamente indivíduos fictícios, sempre de pele escura. A artista afirma que não vê seu trabalho (e a visibilidade que dá à figura do negro na arte) como algo extraordinário, já que ela também é negra.

“Quando a questão da cor vem a tona, eu acho que seria estranho se minhas pinturas retratassem brancos; afinal de contas, fui criado por pessoas negras […] Para mim essa sensação de uma espécie de normalidade não é necessariamente de comemoração, é mais uma ideia geral de normalidade. Este é um gesto político para mim. Estamos acostumados a olhar para retratos de pessoas brancas na pintura.”

Conheça mais obras de Lynette Yiadom-Boakye aqui.

 

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