Conheça o trabalho dos grupos Bumba Maria Meu Boi e Samba das Sete Mulheres

Grupos formados só por mulheres usam arte como ferramenta de representatividade e protagonismo

Por Lisa Veit, Do Correio Braziliense

amatatíua Freire, mais conhecida como Tamá, diretora artística e coordenadora do Bumba Maria Meu Boi
Tamatatíua Freire, mais conhecida como Tamá, diretora artística e coordenadora do Bumba Maria Meu Boi (Foto: Lisa Veit / Especial pra o CB)

“Seja uma mulher que levanta outras mulheres” se transformou em um ditado popular de sororidade na luta pelos direitos e conquista de espaços de atuação da mulher. No Distrito Federal, dois grupos, compostos só por mulheres, usam a arte como ferramenta de representatividade, de intervenção e de protagonismo feminino no cenário cultural.

Tamatatíua Freire, mais conhecida com Jamelinha da Mangueira, é historiadora, professora, e diretora artística do projeto Bumba Maria Meu Boi. Filha do mestre Teodoro, Tamá cresceu em uma espécie de colônia cultural do Maranhão, instituída em Sobradinho, e aprendeu desde cedo a preservar e dar continuidade à tradição trazida pela família. “Comecei no boi brincando de índia, depois fui para o cordão tocar matraca e maracá. Depois comecei a compor toadas e atualmente estou na função de cantar”.

O projeto desenvolvido sob direção da historiadora, faz parte do Circuito Candango de Culturas Populares, com produção da Rosas dos Ventos, e visa apresentar um bumba meu boi constituído só de mulheres. “O nome Bumba Maria Meu Boi surgiu inspirado no meu trabalho da especialização na UnB: “Entre linhas, matracas e ladainhas — As Marias do Boi de Teodoro”, onde eu dei visibilidade àquelas mulheres da cultura popular em Sobradinho”, explica.

Junto à Associação de Mulheres de Sobradinho, o projeto conta com oficinas de música, dança, teatro e percussão, que são realizados durante oito meses, culminando na apresentação do Auto do Boi e o centenário do Mestre Teodoro, em setembro e novembro, respectivamente. A saída do Boi maranhense é cheia de música, teatro, dança, batuque e cantos típicos. “A proposta é formar um grupo com 20 mulheres de todas as idades para compor o Bumba Maria Meu Boi. Estamos fazendo rodas de socialização e troca de vivências. Muitas delas são do Maranhão e já brincaram na infância, o que nos alegrou bastante”, conta a historiadora cultural.

No início do processo as componentes do grupo conheceram os instrumentos musicais, e agora entraram na fase de aprendizado da brincadeira, para que possam escolher em qual papel querem atuar. O próximo passo é construir com as participantes algumas peças do figurino. Sobre a importância do incentivo à participação feminina em atividades de culturas populares a professora tem uma visão bem clara: “As mulheres são muito guerreiras em todos os sentidos. Entretanto, esse protagonismo não aparece porque vivemos numa sociedade ainda muito machista, em pleno século 21. Levá-las a esses espaços da cultura é muito importante para a valorização dessas mulheres”, reflete Tamá.

Samba das sete

Kika Ribeiro, cantora e compositora brasiliense, empresta os vocais e compõe o grupo Samba das Sete Mulheres, outro movimento de muito protagonismo e força feminina com expressão cultural. A proposta agrega dois elementos arraigados na cultura brasileira: samba e culinária, e surgiu do sonho da mãe de santo, Jacilene Monte, também psicanalista, psicopedagoga e terapeuta. “O projeto traz como fundamento o culto e a celebração à ancestralidade afro brasileira, assim como, o empoderamento da mulher negra na cultura afro e no samba”, explica a cantora.

Dando ênfase no caráter multidisciplinar do projeto, a equipe de trabalho é formada por mulheres que atuam em diversas áreas artísticas e profissionais: Kika Ribeiro, atua como intérprete, compositora e cantora; Débora Monte, nutricionista e acadêmica no curso de gastronomia; Cláudia Rodrigues contadora e responsável pela administração do projeto; Keila Rocha, pedagoga, escritora e coaching; assessoria técnica da especialista em projetos Karita Pereira da Silva, da empresa Criativa.

A criação e ocupação de espaços para se pensar o protagonismo da população negra brasileira, com destaque às mulheres, também é um dos objetivos do projeto: “Num país cuja estrutura social e histórica são pautadas pelo racismo e extermínio da população negra, esta população criou formas de existir e resistir. O samba é uma das nossas resistências e a culinária um legado que brancos e negros apreciam sem distinção”, reflete Kika Ribeiro.

+ sobre o tema

Reinvenção do futebol: bola e arte para vencer o racismo

Em comemoração ao dia da Consciência Negra, o jornal...

Josephine Baker

Josephine Baker (03 de junho de 1906 –...

Chael Sonnen lutou dopado contra Anderson Silva

Foto UFC O americano versado...

para lembrar

1,5 milhão de mulheres negras são vítimas de violência doméstica no Brasil

Elas representam 60% das 2,4 mi de agredidas. Reportagem...

Um outro olhar: Uma nova personagem negra da Disney: ‘Doutora Brinquedos’

A Disney sempre enfrentou críticas por ser "racialmente inconsciente"...

Bitonga Travel tem como pretensão democratizar viagens entre mulheres negras. Projeto será lançado no Aparelha Luzia

Grupo formado por quatorze viajantes, influenciadoras digitais negras almeja...

É Tempo de Anastácia!

Quantas de nós, mulheres negras, ainda somos silenciadas nos...
spot_imgspot_img

Poesia: Ela gritou Mu-lamb-boooo!

Eita pombagira que riscaseu ponto no chãoJoga o corpo da meninade joelho num surrão. Grita ao vento seu nomeComo se quisesse dizerQue mulher tem que...

A mulher negra no mercado de trabalho

O universo do trabalho vem sofrendo significativas mudanças no que tange a sua organização, estrutura produtiva e relações hierárquicas. Essa transição está sob forte...

Peres Jepchirchir quebra recorde mundial de maratona

A queniana Peres Jepchirchir quebrou, neste domingo, o recorde mundial feminino da maratona ao vencer a prova em Londres com o tempo de 2h16m16s....
-+=