Debate na ONU sobre a nova declaração de direitos da população afrodescendente conta com a presença de Geledés

Artigo produzido por Redação de Geledés

Geledés – Instituto da Mulher Negra esteve presente na sede das Nações Unidas em Genebra, na Suíça, durante os dias 8 e 9 de fevereiro para contribuir com as discussões sobre a nova declaração de direitos da população afrodescendente da ONU. Esta reunião que Geledés participa em Genebra é uma continuação do trabalho que já vinha ocorrendo em 2023 e ocorre graças ao fato de o instituto ter status consultivo junto à ONU (ECOSOC).

A participação no processo da nova declaração é crucial, uma vez que permite que várias delegações dos Estados Membros, representantes da sociedade civil e do Fórum Permanente da População Afrodescendente expressem suas considerações em relação ao texto em andamento.  

Mais uma vez, como a única organização da sociedade civil das Américas presente, Geledés teve a oportunidade de apresentar suas sugestões e preocupações sobre uma variedade de questões pertinentes à população afrodescendente. Até o momento, tal trabalho incluiu o debate sobre a interseção entre o racismo e as novas tecnologias, com foco particular no perfilamento racial.

Essas discussões sobre o texto ocorrerão em pelo menos mais duas ocasiões ao longo deste ano. Na busca por concretizar medidas que tenham impacto positivo na esfera dos direitos da população afrodescendente, especialmente no Brasil, Geledés continuará acompanhando de perto o trabalho realizado pelo Grupo de Trabalho responsável pela elaboração do texto.

As propostas que Geledés vêm negociando a cada reunião deste grupo de trabalho incluem consolidar as menções a Durban no documento da nova declaração; vontade política dos Estados-partes para concretizar as disposições contidas na nova declaração; erradicação da pobreza; participação nos assuntos públicos e participação política; racismo religioso; papel da juventude afrodescendente; violência policial; educação em direitos humanos para superação da violência policial; empoderamento econômico da população afrodescendente.

+ sobre o tema

O PLP 2.0 Aplicativo de Combate a Violência contra Mulher é premiado pela OEA

O aplicativo PLP 2.0 foi um dos premiados pela...

Webinário debate papel desempenhado pelo empreendedorismo social na pandemia

A Folha transmite, na próxima segunda-feira (7), o seminário virtual “Boas...

Feminismos vitais

O projeto “Enquanto Viver, Luto!”nasce da ideia de que...

para lembrar

Relator da ONU pede que países redobrem esforços contra o racismo na Internet e mídias sociais

O relator especial da ONU sobre formas contemporâneas de...

Capacitação de mulheres é chave para desenvolvimento sustentável

Vice-secretária-geral da ONU, Asha-Rose Migiro, diz na abertura da...

Medidas de combate ao terrorismo alimentam racismo e xenofobia, alerta especialista da ONU

Os governos devem fazer mais para combater o racismo,...

O precário e o próspero nas políticas sociais que alcançam a população negra

Começo a escrever enquanto espero o início do quarto e último painel da terceira sessão do Fórum Permanente de Pessoas Afrodescendentes, nesta semana na...

Líderes da ONU pedem mais ação para acabar com o racismo e a discriminação

Esta terça-feira (16) marcou a abertura na ONU da terceira sessão do Fórum Permanente de Afrodescendentes, que reúne ativistas antirracismo, pessoas defensoras dos direitos...

Brasil finalmente considera mulheres negras em documento para ONU

Finalmente o governo brasileiro inicia um caminho para a presença da população afrodescendente no processo de negociação de gênero na Convenção-Quadro das Nações Unidas...
-+=