Descontrole do coronavírus leva países vizinhos a ver Brasil como ameaça

O governo do Uruguai anunciou na terça-feira que, por “preocupação” com a pandemia de Covid-19 no Brasil, aumentará ainda mais o controle de fronteiras com o país, já fechadas desde março, e criará um protocolo para o fluxo de pessoas nas cidades binacionais. Segundo o secretário da Presidência uruguaia, Álvaro Delgado, o governo “está preocupado com a situação em algumas cidades fronteiriças, principalmente do lado brasileiro”. A medida foi só o mais recente sinal de preocupação de nações vizinhas com o descontrole do vírus no Brasil. Na semana passada, o presidente argentino, Alberto Fernández, se disse “muito preocupado”, porque “não parece que o governo brasileiro esteja enfrentando o problema com a seriedade que o caso requer”.

Fronteiras vastas e porosas, os insistentes atos de despreocupação do presidente Jair Bolsonaro e de seus apoiadores em relação à pandemia, comunidades transfronteiriças, um fluxo comercial que não foi interrompido, atividades migratórias irregulares e sinais de que os casos proliferam sem controle em grandes capitais acenderam o sinal de alerta em vários governos regionais, disseram observadores ouvidos pelo GLOBO.

Após terem visto as duras medidas de contenção adotadas contra a Covid-19 trazerem resultados por vezes muito positivos, agora esses governos percebem um perigo na situação da pandemia no seu maior vizinho. Isto os tem levado a tornar ainda mais rigoroso o controle do fluxo de pessoas que vêm do Brasil, o que pode vir a ter graves consequências econômicas.

— As percepções são extremamente importantes. Se a percepção for de que o Brasil não está tomando medidas suficientes para controlar a disseminação do vírus, então é extremamente provável que vejamos medidas adicionais para quarentenar e criar um cordão sanitário em torno do país — afirmou Ivan Briscoe, chefe na América Latina do International Crisis Group, organização de análise de conflitos.

Contagem de casos registrados pelos países Foto: Arte O Globo

A preocupação é maior na Argentina, no Paraguai e no Uruguai, países em que o isolamento trouxe bons resultados e que têm fronteiras povoadas. Há temores também na Venezuela e na Colômbia, onde o controle migratório é baixo. A Bolívia tem uma fronteira onde o trânsito é menor, e o Peru, onde ainda é mais reduzido.

Neste momento, todos estes países estudam planos de saída da quarentena. O Peru, o Paraguai e o Uruguai já começaram a fazê-lo, e o Chile— quatro países governados pela direita — caminha nessa direção. A Argentina deve seguir estes passos nas próximas semanas, assim como possivelmente também a Colômbia e a Bolívia, enquanto a Venezuela permanece uma incógnita.

Os relaxamentos buscam conter danos econômicos, após semanas de paralisação. Porém, o descontrole no Brasil pode atrasar a retomada das atividades nos vizinhos e causar ainda mais prejuízos, afirmou Carina Vance, ex-diretora do Instituto Sul-Americano de Governo em Saúde, da hoje moribunda União de Nações Sul-Americanas (Unasul).

— Os países que mantiveram baixo nível de transmissão poderiam relaxar e adotar medidas mais leves. Porém, se aqueles ao redor têm um nível tão alto de contágio e transmissão descontrolada, isso representa um problema — disse Vance, hoje pesquisadora na Universidade Tulane.

Ela cita como exemplo o Uruguai, que não tem transmissão comunitária. Apesar disso, o país é “pequeno, com muitas fronteiras”. A situação é parecida com a do Paraguai, que mantém cidadãos vindos do Brasil parados na Ponte da Amizade — na segunda-feira havia cerca de 50 deles à espera de liberação. Com poucas mortes, o país teme que, como escreveu no Twitter o seu diretor de Vigilância em Saúde, Guillermo Sequera, “se o Brasil espirra, nós pegamos pneumonia”.

‘E daí?’: Veja como os líderes de EUA, Itália, Espanha e Reino Unido reagiram quando seus países atingiram 5 mil mortes

Comércio preocupa

A manutenção do tráfego comercial também inquieta governos. Embora viagens turísticas e o transporte público e privado tenham sido suspensos, o transporte de mercadorias permanece ativo e deve exigir cada vez mais atenção. Na Argentina, a primeira morte na província de Misiones foi a do caminhoneiro Héctor Vidotto, que se contaminou em viagem a São Paulo para buscar frutas, e também infectou a mulher.

O Brasil é a principal força econômica da região, e a noção de que está desgovernado gera o temor de que os efeitos serão prolongados, afirmou Mônica Hirst, professora visitante no Iesp-Uerj.

— Há uma reversão de expectativa do que se esperaria do Brasil, um país que tem um peso muito grande na região. Isolar-se de um país pequeno, com quem se mantém relações comerciais irrelevantes, é uma coisa. Isolar-se do Brasil por causa de uma ameaça é muito mais difícil e custoso.

Entre os dez vizinhos, quem mais deve sofrer é a Argentina, que tem no Brasil seu principal parceiro. A sensação em Buenos Aires é de que o vizinho está à deriva, afirmou Oliver Stuenkel, da FGV-SP.

— Esta é uma velha regra nas últimas décadas: sem uma participação pró-ativa do Brasil, a região não consegue se recuperar bem — afirmou Stuenkel. — Um país menor não vê muita chance de recuperação, porque vê o Brasil em estado de negação. Além disso, veem também a crise política, que preocupa muito.

Apesar do combate à pandemia ser relativamente descentralizado no Brasil, disse Stuenkel, a postura de Bolsonaro “é crucial para essa percepção, porque ele é o cartão de visitas do país” e “totalmente diferente dos demais líderes, o que impacta muito a reputação brasileira”.

Risco acentuado: Na América Latina, Covid-19 é estopim para crise no já precário sistema carcerário

Para Ivan Briscoe, do International Crisis Group, é inevitável que os vizinhos comecem a flexibilizar suas quarentenas, mas, “se houver uma sensação de que o Brasil permanece uma séria fonte de contaminação, certamente o fechamento destas fronteiras e do tráfego nacional se tornará a última parte da quarentena a ser suspensa”.

Procuradas, a única Chancelaria de um país vizinho a responder foi a do Uruguai. Ela disse que habitantes de cidades-limítrofes podem circular “livremente dentro das cidades” e que “o que o Uruguai fará é aumentar os controles internos em locais próximos à fronteira para garantir que as regras sejam cumpridas, conforme estabelecido pelo decreto que tem sua contrapartida em um decreto-espelho no Brasil coordenado bilateralmente com a Chancelaria brasileira”.

+ sobre o tema

Pós-Obama, negros estão mais otimistas quanto ao futuro

Pesquisa divulgada ontem mostra também que a avaliação do...

Intolerância religiosa: saiba como denunciar casos em Salvador e na Bahia

Somente este ano, Centro Nelson Mandela registrou 13 casos...

Chuva em janeiro em SP é a maior em 15 anos, diz CGE

O acumulado da chuva registrada até quinta-feira na cidade...

Encontro nacional de Ocupação da Política!

O projeto Este é um chamado para um encontro. Um encontro...

para lembrar

Patroas, empregadas e coronavírus

Nós, mulheres da elite, lamentamos a difícil tripla jornada...

Domésticas defendem direito à quarentena remunerada e dividem patrões

Todos os dias Margarida*, 39, paga R$ 6,50 pela...

Edital para apoiar pessoas e comunidades no combate ao Coronavírus já esta aberto

A pandemia do coronavírus ameaça principalmente os negros. Dados...

População de rua no Brasil cresceu quase 10 vezes na última década, aponta Ipea

A população em situação de rua no Brasil aumentou 935,31% nos últimos dez anos, segundo levantamento do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) com base em...

Saúde mental dos idosos ainda sofre os impactos da pandemia

Após anos de enfrentamento da pandemia da Covid-19, torna-se evidente que os idosos estão entre os grupos mais afetados em termos de saúde mental. A melhoria das...

Nova ferramenta fortalece a valorização das ONGs no Brasil

Já faz muito tempo que as entidades sem fins lucrativos vêm ganhando relevância entre os protagonistas que conduzem o destino do nosso país. Entretanto, foi a...
-+=