Escultura de Mãe Stella de Oxóssi é incendiada em Salvador

Enviado por / FonteG1

Inicialmente não havia detalhes se o fogo teria sido criminoso, ou causado por um curto circuito nos refletores de luz que ficam em frente à imagem. No entanto, prefeitura confirmou vandalismo.

A escultura de Mãe Stella de Oxóssi, que fica na avenida que leva o nome da yalorixá, em Salvador, foi incendiada, na madrugada deste domingo (4). De acordo com a prefeitura da capital baiana, responsável pelo equipamento, a imagem foi vandalizada.

Até a publicação desta reportagem, ninguém havia sido preso. Inicialmente não havia detalhes se o fogo teria sido criminoso, ou causado por um curto circuito nos refletores de luz. A reportagem entrou em contato com a Polícia Civil, que investiga o caso.

Por meio de nota, a prefeitura informou que registrou o crime na 12ª delegacia, em Itapuã, e que acompanhará as investigações do caso pelas autoridades policiais. A peça danificada será retirada pela Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal), para ser recuperada.

Segundo a polícia, testemunhas serão identificadas, para ajudar a localizar quem cometeu o crime. A PC detalhou ainda que o caso foi tipificado como “ultraje a culto e impedimento ou perturbação de ato a ele relativo”.

Imagens registradas no local mostram que apenas a imagem de Mãe Stella foi atingida pelo fogo, enquanto a peça de Oxóssi, que fica logo atrás da obra da yalorixá, não foi atingida. Nas redes sociais, o prefeito Bruno Reis lamentou o vandalismo, e afirmou que o ato foi fruto de intolerância religiosa.

Escultura de Mãe Stella e Oxóssi é incendiada em Salvador — Foto: Reprodução/Redes Sociais- (imagem retirada do site G1)

“Lamentável o incêndio criminoso na estátua de Mãe Stella de Oxóssi, ocorrido nesta madrugada. Não é a primeira vez que esse símbolo passa por uma situação de vandalismo atrelado à intolerância religiosa”, escreveu.

Vandalismo e racismo religioso

Esta é a segunda vez que a obra é vandalizada. Em setembro de 2019, a estrutura das duas obras foi pichada. Ninguém foi preso pelo crime, na primeira ocasião. A obra foi confeccionada em resina de poliéster e fibra de vidro, pelo artista plástico Tatti Moreno – que morreu em julho deste ano.

A peça foi instalada e inaugurada em abril de 2019. Mãe Stella morreu aos 93 anos, em dezembro de 2018, e foi uma das principais yalorixás do país. Ela foi uma sacerdotisa e grande conhecedora dos cultos e tradições do Candomblé.

A estátua dela tem dois metros de altura, enquanto a de Oxóssi tem 6,5 metros. Oxóssi era o orixá de cabeça de Mãe Stella e um dos principais do Candomblé. Ligado à natureza, ele é responsável por prover as refeições de todos, além de ser um forte guerreiro e grande sábio. Oxóssi, que é caçador, carrega um arco e flecha.

+ sobre o tema

Querido universitário branco

Desculpe a inconveniência. Interromper a sua aula não foi...

Black is King, ancestralidade e afro futuro

O rei Leão foi lançado pela primeira vez em...

Um Natal carioca

O Rio de Janeiro inteiro na quadra do Império...

para lembrar

Thalma de Freitas: ‘O racismo está implícito nas atitudes da polícia’

Thalma de Freitas falou sobre ter sido levada para...

Ana Maria Gonçalves: A mídia, as cotas e o sempre bom e necessário exercício da dúvida

Fonte http://www.interney.net/blogs/lll Tenho escrito alguns artigos sobre racismo e, em todos,...

Cantora Preta Ferreira denuncia racismo contra companhia aérea: ‘Constrangimento’

A cantora Preta Ferreira usou seu perfil no Instagram...

Chibatando seu racismo

Pedro se arrumava para o trabalho e Clara ainda...
spot_imgspot_img

PM afasta dois militares envolvidos em abordagem de homem negro em SP

A Polícia Militar (PM) afastou os dois policiais envolvidos na ação na zona norte da capital paulista nesta terça-feira (23). A abordagem foi gravada e...

‘Não consigo respirar’: Homem negro morre após ser detido e algemado pela polícia nos EUA

Um homem negro morreu na cidade de Canton, Ohio, nos EUA, quando estava algemado sob custódia da polícia. É possível ouvir Frank Tyson, de...

Denúncia de tentativa de agressão por homem negro resulta em violência policial

Um vídeo que circula nas redes sociais nesta quinta-feira (25) flagrou o momento em que um policial militar espirra um jato de spray de...
-+=