FORTALEZA: Programação Cultural Gratuita da Prefeitura Municipal de Fortaleza (de 12 a 16 de novembro)

Fonte: Avol –

DIA 12 (Quinta-feira) QUINTA CULTURAL\\ 18h30

 

 

No mês em que se comemora a Semana da Consciência Negra, o projeto Quinta Cultural desta semana começa com o lançamento do livro “Trajetórias, Históricas e Pedagógicas da População Negra no Ceará”, organizado por Joelma Gentil e Ivan Costa Lima. A publicação traz nos artigos de Lincolin de Jesus, Hilário Ferreira, William Augusto, Joelma Gentil e Ivan Costa Lima a religiosidade do seu legado iorubá, a presença negra na história a partir do período pré-abolição e sua contribuição cultural ao estado do Ceará. Traz também as experiências educacionais nas quais as heranças afrobrasileiras são centrais na reflexão educativa. O livro é fruto de uma ação política e educativa proposta pelo movimento negro unificado (MNU/CE)

 

Em seguida, o Movimento Cultural Flor de Cactus encena a peça “Novos Quilombos”, que traz uma reflexão sobre preconceito e a história dos negros no Brasil. A equipe do Flor de Cactus é formada por Robson Babu (ator, diretor e autor da peça), Rivaldo Silba (narrador), Cláudio Soares (músico) e Claudiana Soares (atriz).

 

Encerrando a noite, espetáculo de dança com a Companhia de Ritmos e Danças Populares, Cordapés. O grupo foi fundado informalmente em 2005 pelo dançarino Ênio Marques com a proposta tornar-se uma companhia de dança profissional, com enfoque nas danças afro descendentes. Formalizado oficialmente em 2007, o grupo é hoje mais que uma companhia de dança e desenvolve trabalho sociais junto à população jovem da comunidade do Conjunto Palmeiras.

 

A cada quinta-feira, o Quinta Cultural, projeto da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), fortalece sua posição como palco de todas as artes e coloca o Mercado dos Pinhões no centro da política de recuperação e requalificação dos espaços públicos abraçada pela Prefeitura Municipal de Fortaleza.

 

Programação

DIA 12

18h30 – Lançamento do livro “Trajetórias, Históricas e Pedagógicas da População Negra no Ceará”, de Joelma Gentil.

19h – Apresentação teatral “Novos Quilombos”, do Movimento Cultural Flor de Cactus

20h30 – Show Cordapés

 

Serviço

Quinta Cultural. Dia 12, no Mercado dos Pinhões (entre as ruas Gonçalves Ledo e Nogueira Acioli – Centro), a partir das 18h30.

 

DIA 13 (Sexta-feira)

SOL MAIOR\\ 16h30

O projeto Sol Maior leva grandes solistas cearenses ao Passeio Público para complementar as belezas do local e se divide em duas partes: todas as sextas-feiras, o pôr do sol é saudado com solos de acordeom, a partir das 16h30; aos sábados, a partir das 12h30, a música instrumental dá o tom da hora do almoço, acompanhando a já tradicional feijoada.

 

Nesta sexta, em reverência ao Mês da Consciência Negra, a atração é Carol do Acordeon, que tem no repertório muito forró de Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Trio Nordestino e Flávio José, entre outros.

 

Serviço

Projeto Sol Maior, todas as sextas-feiras, das 16h30 às 17h30, apresentações diversas ao pôr do sol, e aos sábados, a partir de 12h30, música instrumental acompanha a tradicional feijoada. No Passeio Público (Rua Dr. João Moreira, s/n, ao lado da Santa Casa da Misericórdia – Centro).

 

CHORINHO NO MERCADO\\ 21h

Toda sexta-feira o ponto já é certo: projeto Chorinho no Mercado, no Mercado dos Pinhões. É lá que, a partir das 21h, os amantes do choro e do samba se reúnem para ouvir, tocar e dançar clássicos de Pixinguinha, Altamiro Carrilho, Canhoto da Paraíba, Chiquinha Gonzaga e Zé da Velha, executados pelo grupo Cordas que Falam, que a cada 15 dias toca no lugar, revezando-se com o nosso chorão referencial, o Macaúba.

 

Nesta sexta (13) o show é com Regional Cordas que Falam, grupo que toca desde 1997 e, com a atual formação, há seis anos. Formado por Fernando do Pandeiro, Luis José no cavaquinho, Márcio Ramalho no violão de sete cordas, Manuel Guerreiro no violão de seis cordas e Saraiva do Bandolim, o Cordas que Falam executa pérolas do gênero, incluindo grandes nomes do choro no repertório.

 

Serviço

Chorinho no Mercado. Dia 13, show com Regional Cordas que Falam, a partir das 21h, no Mercado dos Pinhões (entre as ruas Gonçalves Ledo e Nogueira Acioli).

 

DIA 14 (Sábado)

SOL MAIOR\\ 12h30

O Projeto Sol Maior, realizado pela Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), recebe no próximo sábado (14), a partir de meio-dia, o guitarrista Artur Menezes.

 

Músico ativo na cena musical cearense, Artur Menezes integrou as bandas “Artur Menezes & Os Caras”, “Blues Label”, “De Blues em Quando”, “Zeppelin Blues” e “Experihendrix Trio”. Já participou de vários eventos ligados a cena do blues no Ceará, como as edições do Festival de Jazz e Blues de Guaramiranga. O músico já passou temporadas em Chicago (EUA), onde se apresentou ao lado de John Primer, Charlie Love and the Silky Smooth Band, Linsey Alexander, Phill Guy, Brother John e Big Ray, entre outros. No Brasil, teve a honra de acompanhar os músicos Igor Prado, Ivan Marcio, Johnny Rover, Jefferson Gonçalves, Andy Boy e Alexandre Araújo.

 

Para o Passeio Público, Artur Menezes traz as várias facetas do Blues, com muito feeling e pegada forte, que são sua marca registrada.

 

Serviço

Projeto Sol Maior, todas as sextas-feiras, apresentação diversas ao pôr do sol (das 16h30 às 17h30) e aos sábados, a partir de 12h30, música instrumental acompanha a tradicional feijoada. No Passeio Público (Rua Dr. João Moreira, s/n, ao lado da Santa Casa da Misericórdia – Centro).

 

CASA DO BLUES\\18h

Música de qualidade, festa e uma alternativa diferente de diversão na Cidade. O projeto Casa do Blues tem o propósito de ser uma reunião das bandas de blues de Fortaleza e trazer para o público da cidade uma opção acessível de diversão. A ideia é simples: consolidar o blues em Fortaleza a partir de shows realizados periodicamente, em local e data que facilite o contato entre o universo do blues e os amantes do ritmo. A Prefeitura Municipal de Fortaleza é parceira do projeto Casa do Blues na realização dos shows, que acontecem sempre nos fins de tarde dos sábados, na Praça do Mercado do bairro Joaquim Távora.

 

Programação

DIA 7

Alysson dos Anjos

 

Serviço

Projeto Casa do Blues – Praça do Mercado do Joaquim Távora (Av. Pontes Vieira, entre as ruas Fiscal Vieira e Cap. Gustavo), às 18h. Entrada gratuita. Mais informações: www.casadoblues.com.br

 

DIA 8 (Domingo)

FORRÓ NO MERCADO\\ 19h

Aos domingos, o Mercado dos Pinhões é o lugar mais indicado da cidade para quem quer ouvir os legítimos representantes do forró. É que lá acontece o projeto Forró no Mercado, promovido pela Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor). No próximo domingo (15), o show será com Encanto Nordestino.

 

Surgido em 2003 no Centro Federal de Educação Tecnológica do Ceará (Cefet/CE), o grupo possui um trabalho genuinamente nordestino. Apesar de colocar no palco uma formação inusitada para o forró (violino, violão e percussão), o grupo explora ritmos como o baião, marcha, xote e xaxado, dando ao violino um toque “rabecado”. No repertório, além de composições autorais, o grupo executa músicas de compositores reconhecidos mundialmente, como Hermeto pascoal, Sivuca e Luiz Gonzaga; compositores cearenses, como Humerto teixeira, Nonato Luiz e Carlinhos Crisóstomo; além de clássicos de Vivaldi e Beatles.

 

Serviço

Forró no Mercado com Água de Quartinha, dia 8, a partir das 19h, no Mercado dos Pinhões (entre as ruas Gonçalves Ledo e Nogueira Acioli).

Matéria original

+ sobre o tema

Sul-africanos pedem renúncia do presidente após denúncia de corrupção

JOHANESBURGO, 30 Nov (Reuters) - Milhares de sul-africanos...

Angola

Fonte: Alô Escola - TV Cultura Outro país que só...

Reverendo Jesse Jackson fala sobre avanços e retrocessos rumo à igualdade racial nos EUA

Defensor de direitos humanos, o pastor norte-americano Jesse Jackson...

para lembrar

Jogadores haitianos contam suas histórias e sonhos em nova série do SP Invisível

Jogadores de equipe haitiana, que participa da Copa São...

É preciso mostrar a violência da escravidão, diz diretor de 12 anos de escravidão

Silas Martí, Quando decidiu fazer "12 Anos de Escravidão", o...

Em meio a uma ‘nova América’, Lenny Kravitz e Sly Stone voltam com novos trabalhos

Dois nomes de peso da black music norte-americana lançaram...

7 atrizes que escolheríamos para o papel de Nina Simone em vez de Zoe Saldana

  No ano passado, o documentário indicado ao Oscar What Happened,...
spot_imgspot_img

Juçara Marçal e Rei Lacoste lançam o Amapiano “Sem contrato”

A dupla Juçara Marçal (Rio de Janeiro) e Rei Lacoste (Bahia) lançam nesta sexta-feira (26) o single “Sem Contrato” nas principais plataformas digitais e...

50 anos de Sabotage: Projeto celebra rapper ‘a frente do tempo e fora da curva’

Um dos maiores nomes no hip hop nacional, Sabotage — como era conhecido Mauro Mateus dos Santos — completaria 50 anos no ano passado. Coincidentemente no mesmo ano...

Clara Moneke: ‘Enquanto mulher negra, a gente está o tempo todo querendo se provar’

Há um ano, Clara Moneke ainda estava se acostumando a ser reconhecida nas ruas, após sua estreia em novelas como a espevitada Kate de "Vai na...
-+=