Fotógrafo baiano lança editorial sobre lei que proibia mulheres negras de mostrar os cabelos

Lei proibia mulheres negras – livres e escravizadas – de usar os cabelos crespos soltos – Modelo Negreiros Souza (Foto: Matheus Lens/@matheuslensph)

O fotógrafo baiano Matheus Lens divulgou nesse mês de julho o editorial Tignon Laws, “Lei dos Turbantes” em tradução literal, conscientizando acerca do uso dos turbantes pela população negra. As fotografias falam sobre uma lei, intitulada Tignon Laws, que existiu no estado de Louisiana, nos Estados Unidos, em 1786, que proibia mulheres negras – livres e escravizadas – de usar os cabelos crespos soltos.

Por Ashley Malia, do A Tarde

Segundo o fotógrafo, a lei foi posta pelo governador Esteban Miró, na época, e tinha o objetivo de vetar a sensualidade das mulheres negras na região, pois os cabelos crespos eram vistos como uma ameaça e forma de atrair senhores de engenho. “Quando conheci a lei, instantaneamente, veio em minha mente a vontade de gritar para as pessoas sobre o peso que carrega este adereço tão comum na cidade de Salvador, mas que poucas pessoas sabem o significado por trás”, explica.

Matheus Lens ainda explica que o uso predominante do amarelo nos fotografias foi usado para representar a riqueza dos turbantes.

Os tignon, conhecidos no Brasil como “turbantes”, eram também usados pelas mulheres negras das Ilhas Dominicanas que faziam a amarração de tecido para levar mensagens escondidas para outros negros escravizados.

No editorial, as amarrações foram feitas por Josenice Salomão, que trabalha com turbantes e confecções de tecido africano no Pelourinho, Centro Histórico de Salvador.

O ensaio fotográfico contou com a participação das modelos Maria Gabriela e Negreiros Souza, com assistência de Felipe Anches.

Lei proibia mulheres negras – livres e escravizadas – de usar os cabelos crespos soltos – Modelo Negreiros Souza (Foto: Matheus Lens/@matheuslensph)
Lei proibia mulheres negras – livres e escravizadas – de usar os cabelos crespos soltos – Modelo Negreiros Souza (Foto: Matheus Lens/@matheuslensph)

O editorial completo pode ser visto através do portfólio do artista no Instagram.

 

+ sobre o tema

Denzel Washington revela que chorou assistindo Pantera Negra!

Em uma entrevista recente feita enquanto promove seu próximo filme,...

Rihanna apresenta desfile de lingerie cheio de arte e diversidade na Semana de Moda de Nova York!

Além da música, Rihanna arrasa no mundo da moda! A cantora,...

Jeniffer Nascimento é convidada para protagonizar musical “A Cor Púrpura”

Após cair nas graças dos jurados durante apresentação do...

Atrizes de “Pantera Negra” explicam como Wakanda respeita as mulheres

As atrizes Danais Gurira (Okoye), Letitia Wright (Shuri), Lupita Nyong’o (Nakia)...

para lembrar

Guiguio do Ilê lança campanha para financiar disco e documentário

O álbum, batizado "Por Amor ao Ilê", reunirá 10...

Mc Soffia: “Sei que a maior arma contra o racismo é o conhecimento”

A rapper de 13 anos fala sobre o lançamento...

Curso online de feminismo negro

Formação online sobre feminismo negro será dividida em quatro...
spot_imgspot_img

Sem horizonte para ter uma mulher negra como ministra no STF

Esta semana, voltou à tona, com toda força, o debate sobre a ausência de indicação de uma ministra negra no STF (Supremo Tribunal Federal). O anúncio...

O preço de pegar a contramão da história

O Brasil não é um país de iguais. Aqui tem pacto da branquitude, privilégio branco, colorismo, racismo, machismo e meritocracia aplicada de maneira assimétrica. Tudo...

Direitos das mulheres afrodescendentes são reforçados na COP 28 por Geledés

No primeiro dia de participação de Geledés – Instituto da Mulher Negra na conferência do clima da Organização das Nações Unidas (ONU), a COP...
-+=