Ignorância Branca: de quem são as mãos que escrevem os cânones brasileiros?

O que há em comum nas diversas coletâneas de história da historiografia brasileiracampo que trata dos modos pelos quais historiadores e historiadoras construíram a memória da disciplina Históriaque foram formuladas até o tempo presente? Ao folhearmos algumas delas, publicadas nos últimos 20 anos, tais como Historiadores do Brasil: capítulos de historiografia brasileira, História e Historiadores no Brasil (3 volumes), Identidades do Brasil (3 volumes), Uma introdução à história da historiografia brasileira ou Os Historiadores: clássicos da História do Brasil, constatamos que a historiografia brasileira contemporânea foi construída por “mãos brancas”, num verdadeiro “padrão sueco” imposto em nossa memória disciplinar.

Se fizéssemos um exercício parecido em coletâneas de “Pensadores”, “Intelectuais” ou “Intérpretes/Interpretações do Brasil” (como já fiz em outro momento), acharíamos algo muito similar: uma geopolítica do conhecimento fundada num falso universalismo do Homem branco, europeu e heteronormativo. Ou seja, os processos de produção e circulação do conhecimento – que resulta na produção de cânones – não se concretiza meramente por uma transmissão neutra e imparcial; mas é resultado de escolhas hierarquizadas e localizadas desde geografias (Europa) e corporeidades (o homem branco heterossexual). É nesta construção da falsa universalidade dos homens brancos ocidentais que residem todos os sentidos de um conhecimento geolocalizado, o qual foi fundado desde meados do século XV e que enraizou-se desde o Norte Global. Em vista disso, duas questões se colocam aqui: qual operação historiográfica ou intelectual faz com que o cânone seja construído sobre as bases desse saber tão unidimensional? E o que reafirma esse caráter propriamente identitário que é negado na História da Historiografia?

Uma possível explicação reside na origem desses cânones intelectuais como expressão de processos de racialização, que estiveram em curso no mundo desde, pelo menos, o “longo século XVI” (1450-1650). No texto A violência, por exemplo, Frantz Fanon destacou as transformações do racismo/colonialismo: de uma forma implicitamente coercitiva, fundada no domínio puro e simples, para tipos de relação/dominação mais consensuais. Entretanto, a verdade é que desde os primórdios da Modernidade, a racialização foi usada e imposta como uma verdadeira tecnologia de poder que formou linhas e hierarquias, nem tão invisíveis, entre quem poderia ser “humano” e aqueles taxados numa condição de “não-humanidade”.

Essas linhas não foram organizadas somente por um processo de inocência estrutural branca, mas também por meio de um investimento ativo das elites brancas (europeias e de seus descendentes – diretos ou indiretos – que se espalharam pelo mundo). Este investimento e suas projeções estiveram, por exemplo, na base da formação ocidental das universidades. Enquanto campos culturais e intelectuais, as universidades não foram só testemunhas da barbárie genocida contra povos indígenas e negros, mas elas também foram uma parte constitutiva da estrutura simbólica do Ocidente que recriou os “outros” por meio do epistemicídio sistemático de seus saberes e existências. As formas de classificação e hierarquização das diferenças socioculturais, inventadas desde o século XVI e atualizadas até a contemporaneidade (que (re)produziram o “infiel”, o “bárbaro”, o “selvagem”, o “atrasado”, o “incivilizado” etc.), fomentaram um tipo de conhecimento fortemente racializado, que tem como consequência a produção de uma ontoepistemologia – para usar a expressão cunhada pela filósofa carioca Denise Ferreira da Silva. E o que seria isso? Em linhas gerais, consiste em uma reflexão sobre o conhecimento e os seus limites, tendo como um padrão de referência as normas brancas hegemonicamente definidas e aceitas na sociedade.

Denise Ferreira da Silva, autora de “A Dívida Impagável”. . Fonte: site do EhChO.

O filósofo afro-americano Charles S. Mills, ao analisar o cânone do pensamento filosófico anglo-saxão, considera que esses padrões de referenciação à norma branca têm efeitos profundos na formação do que o autor conceptualiza como uma epistemologia da ignorância. Tal campo de saberes produz, para Mills, um conhecimento extremamente racializado, que nega as suas próprias origens e (re)cria fundamentos – em sua cegueira da diversidade –, para efetuar a exclusão e o genocídio dos “outros” dentro do sistema de mundo do colonialismo/racismo.

A disciplina História, formatada nas academias e institutos europeus no século XIX, assim como as suas correspondentes nas Américas e outros espaços do Sul Global, foi protagonista no processo que podemos resumir enquanto uma sincronização dos tempos (alocronismo) – junto da própria Antropologia –, tendo como padrão de referências o molde europeu. Essa sincronização objetiva contou com o uso de categorias como “atraso”, “progresso” e “civilização” para inventar, por exemplo, a noção de “povos na antessala da História”. Ou seja, sociedades que estariam sempre à espera do dito “salvador branco”, que iria resgatá-las de sua “inautenticidade” noção que pode ser exemplificada com expressões racistas como “tribo do iphone” e outras.

No Brasil, instituições como o Instituto Histórico Geográfico Brasileiro e o Colégio Pedro II, entre outras, foram essenciais para a produção, reprodução e enraizamento generalizado dessa ontoepistemologia branca. Para a intelectualidade negra nesse país restava o “limbo” de não serem vistos como produtores de conhecimento especializado. Uma máxima que tem sido fortemente questionada e revisitada nos últimos anos, por ativistas, cientistas sociais e historiadores negros e negras. Apesar das mudanças do conhecimento fundado na visão de mundo eurocêntrica, ligada às elites brancas, há ainda a perpetuação de uma ignorância racializada que se mantém como uma verdadeira tecnologia de poder/saber para o contínuo apagamento das pessoas negras e indígenas enquanto propositores de leituras e interpretações sobre a memória disciplinar da História.

Charles S. Mills, autor de “O Contrato Racial”. Fonte: site do Honi Soit.

A reprodução dessa memória disciplinar racializada no cerne da história da historiografia é sintoma do sucesso do investimento maciço em uma epistemologia que ignora a pluralidade dos agentes produtores de conhecimento histórico e de suas contínuas revisões. O que pode explicar o fato de que disciplinas voltadas para a própria reflexão disciplinar, como é o caso da História da Historiografia ou da Teoria da História, sejam ainda avessas à chamada questão racial? Óbvio que não é apenas uma questão de “raça”, e muito menos do negro ou do indígena por si, posto que este apagamento também tem presença na dimensão de gêneros e sexualidades.

A verdade é que o cânone como tecnologia de poder/saber, expressão da racialização, ao apagar a corporeidade do conhecimento (as mãos que o escrevem), tem como função primária a afirmação da branquitude nos campos culturais e intelectuais – das universidades a sociedade como um todo. Isso significa um exercício sistemático de poder, visto que a branquitude não deve ser definida somente nas subjetividades, mas também nos lugares ocupados: de grupos que estão hegemonicamente nas cadeiras das disciplinas acadêmicas, que constituem as ementas de cursos, que orientam alunos/as e organizam os eventos científicos. Sob as vestes do “cânone”, este conjunto de ações produzem uma ignorância branca, que resulta na ideia de uma memória disciplinar homogênea construída por/para homens brancos, os quais não questionam esse lugar propriamente identitário ocupado (e perpetuado) por eles.

Em contraponto a esse processo de consagração de cânones, propomos uma ética da historicidade voltada para o reconhecimento da diversidade de vozes e epistemologias dentro da memória disciplinar da História, que consiga rever os princípios e formas que estabeleceram a ignorância branca na historiografia brasileira, por exemplo. Para tanto, é insuficiente a mera inserção de negros/as, indígenas e outros não-brancos na representação dos cânones, sendo necessária a sua participação ativa nesses processos de revisão disciplinar. Certamente, as ações e esforços da Rede de HistoriadorXs NegrXs têm avançado para a superação da ideia do “negro-objeto” em campos temáticos como do pós-abolição. Entretanto, ainda temos muito o que avançar em outros eixos, como no âmbito da História da Historiografia e da Teoria da História. Precisamos nos apossar cada vez mais desses campos, a fim de reconstruir a memória disciplinar da História no Brasil sobre bases mais plurais e interculturais. Só assim vamos conseguir superar anos de descaso e silenciamento das epistemologias negras!

Assista ao vídeo do historiador Marcello Felisberto Morais de Assunção no Acervo Cultne sobre este artigo:

Nossas Histórias na Sala de Aula

O conteúdo desse texto atende ao previsto na Base Nacional Comum Curricular (BNCC):

Ensino Fundamental: EF06HI02 (6º ano: Identificar a gênese da produção do saber histórico e analisar o significado das fontes que originaram determinadas formas de registro em sociedades e épocas distintas); EF07HI01 (7º ano: Explicar o significado de “modernidade” e suas lógicas de inclusão e exclusão, com base em uma concepção europeia).

Ensino Médio: EM13CHS101 (Identificar, analisar e comparar diferentes fontes e narrativas expressas em diversas linguagens, com vistas à compreensão de ideias filosóficas e de processos e eventos históricos, geográficos, políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais); EM13CHS102 (Identificar, analisar e discutir as circunstâncias históricas, geográficas, políticas, econômicas, sociais, ambientais e culturais de matrizes conceituais (etnocentrismo, racismo, evolução, modernidade, cooperativismo/desenvolvimento etc.), avaliando criticamente seu significado histórico e comparando-as a narrativas que contemplem outros agentes e discursos).

** ESTE ARTIGO É DE AUTORIA DE COLABORADORES OU ARTICULISTAS DO PORTAL GELEDÉS E NÃO REPRESENTA IDEIAS OU OPINIÕES DO VEÍCULO. PORTAL GELEDÉS OFERECE ESPAÇO PARA VOZES DIVERSAS DA ESFERA PÚBLICA, GARANTINDO ASSIM A PLURALIDADE DO DEBATE NA SOCIEDADE.


+ sobre o tema

Quilombolas e o direito à proteção: quem cuida das mulheres que lutam?

Somente no ano de 2017, dezoito lideranças quilombolas foram...

Fumageiras e a manufatura da história: lutas de operárias negras na Bahia

Para iniciar as indagações e reflexões deste artigo, trago,...

para lembrar

Monumentos e as memórias da escravidão no Brasil contemporâneo

A inspiração para a coluna desta semana surgiu a...

Mobilizações de professores negros em Salvador na Primeira República

Em 16 dezembro de 1912, a localidade do Politeama,...

O que aconteceu em Argel? Exilados, Panteras Negras e a CIA nos anos 1970

Apresento aqui algumas notas de uma pesquisa documental que...

Conexões Geledés: o que aprendemos com organizações de mulheres negras?

Em 1992, na República Dominicana, aconteceu o Primeiro Encontro Latino-Americano e do Caribe de Mulheres Negras. Ali foi estabelecido o 25 de julho, data que...

Catharina Mina: uma liberta africana em São Luís no séc. XIX

Nesta segunda década do século XXI, em que as memórias negras precisam ser (e vem sendo) cada vez mais evidenciadas, fomos buscar nas histórias...

Pretos e Mulatos em Clubes Sociais Negros num Pedacinho da Europa no Brasil

Pedro Victorino era um antigo sócio da Sociedade Recreativa União Operária, que reunia pessoas negras – ou melhor homens de cor, como se dizia...
-+=