quinta-feira, dezembro 8, 2022
InícioQuestões de GêneroLaços afetivos são fortalecidos no Presídio Santa Luzia

Laços afetivos são fortalecidos no Presídio Santa Luzia

Reeducandas participam de ação humanizada alusiva ao Dia das Mães, com reflexão sobre a maternidade

Texto de Mayara Wasty enviado por Arísia Barros para o Portal Geledés

“Nada é por acaso e devemos aprender com toda experiência na vida”. Essas foram as palavras da psicóloga Juliana Gomes, durante palestra para as internas do Presídio Santa Luzia, nesta segunda-feira (14). A ação fez parte da ‘Parada da Feijoada Solidária com as Mães Encarceradas’ ou as ‘Grades dos 130 anos da Abolição Inconclusa”, evento alusivo ao Dia das Mães.

A iniciativa do Instituto Raízes de Áfricas, em parceria com a Secretaria de Estado da Ressocialização e Inclusão Social (Seris), levantou a discussão sobre a maternidade, estabelecendo espaços de fala e troca de experiência. “Temos a condição de mudança e podemos fazer a diferença”, referiu-se Gomes sobre a atuação situação de privação de liberdade das reeducandas.

 

A coordenadora do Instituto, Arísia Barros, ressalta a importância das ações continuadas. “Voltamos para ouvir vocês; é sempre um prazer estar aqui. Queremos que vocês entendam a importância desses momentos”, afirmou. No evento, as internas participaram da dinâmica ‘árvore dos sonhos’, onde as internas foram convidadas a refletir sobre a maternidade e liberdade.

Cada mulher pôde colocar na árvore uma palavra que significasse a relação com os filhos. Emocionadas, recordaram os vínculos amorosos. “Agradeço, em nome de todas, por esse momento, para nós é muito importante esse tipo de ação”, afirmou a reeducanda Rubinete dos Santos, representando as demais internas na frente de honra.

A agente penitenciária e subchefe do Presídio Santa Luzia, Nadja da Silva, destacou o impacto do evento na ressocialização das internas. “É um enorme prazer receber as ações que proporcionam esses momentos, pois auxiliam na reinserção social. Espero que vocês absorvam o que está sendo realizado de positivo hoje”, finalizou.


* Este artigo é de autoria de colaboradores ou articulistas do PORTAL GELEDÉS e não representa ideias ou opiniões do veículo. Portal Geledés oferece espaço para vozes diversas da esfera pública, garantindo assim a pluralidade do debate na sociedade.

Artigos Relacionados
-+=
PortugueseEnglishSpanishGermanFrench