“Minha cria”, novo single do poeta e compositor Cizinho África. Lançamento, domingo, 12 de agosto, Dia dos Pais

Neste mês de agosto, Cizinho Afreeka volta ao cenário musical com mais um excelente trabalho. O compositor e poeta lança o clipe de seu novo single “Minha cria”, que compôs em homenagem à sua filha mais velha Augusta, de 17 anos de idade.

Por José Reinaldo Marques para o Portal Geledés 

Divulgação

O clipe vai ser lançado, oficialmente, nas plataformas digitais Musicoin e YouTube, no Dia dos Pais, no domingo, 12 de agosto. Cizinho se apresenta também para um pré-lançamento, no sábado, dia 4, durante um evento no Cine Quilombo, no bairro da Glória, Zona Sul do Rio.

“Minha cria” é uma das canções que acompanham o álbum Desakato lírico (com nove poemas musicados do livro homônimo “Desakato lírico”), que Cizinho lança em dezembro deste ano. A gravação da canção conta com as participações especiais dos parceiros Átomo (voz) e Santoz (arranjos).   

Cizinho explica por que escolheu a data do Dia dos Pais para lançar o videoclipe: “A música expressa o sentimento que eu tenho pela minha filha mais velha Augusta, e ao mesmo tempo eu aproveito, com esse videoclipe, para chamar atenção de outros pais negros sobre a responsabilidade que temos com nossos filhos. Essa canção aborda a relação de um pai com a sua cria”, afirma Cizinho AfreeKa.

Essa é a segunda vez que Cizinho AfreeKa usa a música e a poesia para abordar suas relações afetivas com a família. A primeira foi com “Canção para Makeda”, homenagem à sua caçula Makeda Foluke. A canção também está entre as nove faixas do álbum Desakato lírico.

A música é uma arte que Cizinho Afreeka diz que herdou de seu pai Moacyr, que também era compositor. Sobre o processo de criação poética e composição musical ele diz que é um algo muito natural. Ele afirma que os poetas precisam de algumas ferramentas para alcançar mais pessoas. E por isso entende que a música cumpre esse papel, promove esse alcance. E que o apelo audiovisual do videoclipe pode tornar o seu trabalho mais acessível ao público.

“Sabemos que o nosso país não tem muita tradição de leitura, é um hábito que precisa ser incentivado. E a música ajuda nesse processo. Ela chega mais diretamente no ouvido das pessoas, que se abrem mais para a mensagem contida nas letras”, diz o compositor e poeta.

Cizinho Afreeka disse que observa que várias revoluções que aconteceram no mundo foram lideradas por poetas: “A poesia e a literatura trabalham no imaginário do povo, na auto-estima, tornando-se importantes nesse processo de emancipação e de conscientização da imagem que temos sobre nós mesmos. Eu uso a poesia nesse sentido”.

Sobre o autor

Cizinho Afreeka nasceu em 1971, na Cidade de Deus, bairro da Zona Oeste do Rio de Janeiro. Filho de Moacyr Carlos Marcellino da Silva e Ligia Maria Ribeiro da Costa. Com oito anos de idade, foi morar com a família em Campo Grande, onde vive até hoje com a mulher Juh de Paula e a filha pequena Makeda Foluke.

O Afreeka adotado no nome foi inspirado em John Afreeka, líder do MOVE, organização dedicada aos direitos civis, criada nos Estados Unidos, nos anos 70.

O autor diz que a poesia sempre fez parte da sua vida e recorda que começou escrever aos 13 anos de idade, em capas de cadernos escolares. A primeira vez que teve um poema publicado foi no jornal de bairro Ti Ti Ti. “Mas somente aos 24 anos, li um verso meu publicamente”.

 

A influência para escrever poemas veio do pai, que gostava de livros e foi um dos fundadores do Bloco Carnavalesco Garimpeiros, como integrante da ala dos compositores. “Ele escrevia poemas e de alguma forma todo aquele movimento foi por mim absorvido”.

 

Em 2004, Cizinho ingressou como cotista na UERJ para estudar Economia. Em 2005, participou da fundação do Coletivo Denegrir e depois se juntou, também, ao Grupo de Estudos Tornar Ser Negro e Negra, por meio do qual afirma pode “beber da fonte preta, pelas obras de autores e autoras negros. Pude conhecer não só os textos, como pessoalmente muitos intelectuais”.

 

Em 2010, Cizinho participou da criação do “Griotagem – Encontro poético entre pretos e pretas”; um espaço que lhe “proporcionou desenvolver a potencialidade criativa”.

 

Cizinho Afreeka divide a atividade de compositor e poeta, com a de sargento do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro. “Ser bombeiro é gratificante, porque é uma profissão que está em contato direto com a vida. E poesia pra mim é pensar a vida, creio que aí deva ser a encruzilhada onde se encontram o meu poema com minha profissão. O Corpo de Bombeiros tem muitos artistas; muita gente boa”.

 

Serviço

Lançamento do clipe “Minha cria”

 

Data: 12 de agosto, domingo, Dia dos Pais

Horário: 14h

Local: plataformas digitais Musicon e YouTube

 


** Este artigo é de autoria de colaboradores ou articulistas do PORTAL GELEDÉS e não representa ideias ou opiniões do veículo. Portal Geledés oferece espaço para vozes diversas da esfera pública, garantindo assim a pluralidade do debate na sociedade.

+ sobre o tema

Pharrell Williams ganha estrela na calçada da fama em Hollywood

Pharrell Williams foi homenageado, na tarde de quinta-feira (4),...

Produtores sergipanos elaboram Mostra de Cinema Negro

“É preciso quebrar as barreiras impostas pelo modelo de...

Alessandra Santos de Oliveira

Alessandra Santos de Oliveira (2 de Dezembro de 1973),...

para lembrar

spot_imgspot_img

Alaíde Costa e Ludmilla são exemplos relevantes de mulheres que venceram preconceitos no mundo da música

Hoje, 8 de março, Dia Internacional da Mulher, é dia de saudar Alaíde Costa e Ludmilla, duas cantoras e compositoras brasileiras, ambas cariocas e ambas negras, que venceram...

Aretha Franklin: ícone da música e dos direitos civis que fez história com sua força cultural

Direto de Memphis para o mundo, com seu talento e brilho, a rainha do soul também alcançava o gospel, R&B e o jazz, de...

Beyoncé revela ter psoríase e fala sobre sua relação com o cabelo ao lançar linha de cosméticos

Beyoncé revelou em uma entrevista ter psoríase no couro cabeludo. Ela falou sobre o assunto em uma entrevista à revista "Essence", publicada no site no...
-+=