Namorado da cantora Lorde é alvo de racismo na web

Fãs de Justin Bieber e One Direction xingam o fotógrafo James Lowe, de 24 anos, no Twitter
Rixa teria surgido após artista neozelandesa fazer comentários negativos sobre os astros do pop

Os fãs de One Direction estão em uma cruzada contra a cantora Lorde, de 17 anos, e seu namorado, James Lowe.

Tudo começou quando o músico Tyler, The Creator postou no seu Instagram uma foto que já circulava na internet da cantora neozelandesa na praia abraçada com seu namorado, o fotógrafo, James Lowe, de 24 anos.

A compositora de “Royals” perguntou então a Tyler se a postagem (que veio acompanhada de risadas) tinha a intenção de irritá-la. “Isso deveria me fazer sentir alguma coisa?”, questionou a jovem.

“De modo algum, me fez rir”, respondeu o rapper americano, famoso por gostar de criar polêmicas.

Apesar da moça não ter se engajado em uma discussão com Tyler, diversos adolescentes começaram a atacar Lorde no Twitter. Fãs da boyband britânica One Direction e do canadense Justin Bieber estão dizendo que a cantora chamou seus ídolos de feios e, para retribuir as supostas ofensas, têm postado na internet comentários horríveis sobre Lorde e seu namorado. A maior parte dos comentários chama Lowe de “feio” e um deles diz que o fotógrafo parece um “velhote chinês”.

BbErBZLIQAA2SML

BavR9sCIUAAwfRw

Lorde & her boyfriend make me uncomfortable.
— 06.24.13 (@RosiieBiebs) 9 dezembro 2013|

Embora não haja nenhum registro de que Lorde tenha chamado os integrantes do One Direction ou Bieber de feios, beliebers e directioners não param de bombardear as redes sociais com comentários maldosos.

De acordo com a jornalista Lindy West, do site “Jezebel”, nem todos os tweets mencionam diretamente o fato de Lowe ser oriental, mas são muito ofensivos e parecem camuflar um comportamento racista.

“Quando casais como Lorde e Lowe violam aquele contrato social tácito (simplesmente por gostarem muito um do outro e terem diferentes tipos de ‘beleza’), a resposta geralmente é veloz, confusa e vem cheia de aversão. Mesmo os tweets que não mencionam especificamente a raça de Lowe, eu suspeito, são ao menos parcialmente motivados pelo estereótipo desagradável criado pela nossa cultura de que homens asiáticos não são sexies ou são assexuados”.

Apesar de não haver registros de que Lorde tenha chamado Bieber ou os integrantes do One Direction de feios, ela já disse que a boyband é “superestimada” (“O One Direction é bastante superestimado e suas músicas não são muito boas no fim das contas. Acho estranho eles serem famosos”) e também criticou o modelo atual do pop, citando o exemplo de Bieber: “Sinto que as influências que estão na indústria para pessoas da minha idade, como Justin Bieber, não são uma representação muito real de como é ser uma pessoa jovem”, disse Lorde à época.
Fruto de um grande mal-entendido ou não, o fato é que muitos comentários sobre Lorde e Lowe são bastante preconceituosos.

Fonte: O Globo

+ sobre o tema

Porque falamos tão pouco (ou quase nada) sobre o legado da escravidão negra nos estudos em Administração?

“Nesta história não há perpetradores..., apenas vítimas” (Santos, 2008,...

O mapa do neonazismo no Brasil

Segundo pesquisadora, os grupos neonazistas eram predominantes no sul...

Intelectuais negros pensam a Independência em novo livro do selo Sueli Carneiro

Foi lançado nesta semana o livro "A Resistência Negra...

Militância negra nas Universidades Públicas: ensinamentos do século 20

“Não há revolução sem teoria revolucionária!” A tese é...

para lembrar

Maju

Enfrentar o racismo no Brasil há algumas décadas era...

Inclusão não é favor

Inclusão não é favor. Inclusão é direito! Essa é...

O aceno da utopia

Num dia histórico, a Maré marchou por ruas e...

Cotas na USP: Tribunal da Justiça de São Paulo marcou audiência para dia 16 de outubro

Conciliação proposta pelo CEERT e EDUCAFRO será no Palácio...
spot_imgspot_img

Réus são condenados pela morte do congolês Moïse Kabagambe

O I Tribunal do Júri da Capital condenou, na noite desta sexta-feira, os dois réus pela morte do congolês Moïse Kabagambe, em 24 de...

A segunda morte de George Floyd: governo dos EUA pode perdoar seu assassino

No seu discurso de posse na Casa Branca, o presidente Donald Trump citou o reverendo Martin Luther King Junior para definir a sua ideia de Estado democrático de...

Mortes por policiais crescem 61% em SP em 2024, mas PM faz menos apurações

Mesmo diante do aumento das mortes durante ocorrências policiais, a Polícia Militar de São Paulo registrou queda em todos os índices de investigação interna (procedimentos...
-+=