ONU: Mulheres e meninas foram esquecidas na resposta mundial à pandemia

Enviado por / FonteUniversa

Ativistas de 128 organizações de proteção a mulheres ligadas a ONU (Organização das Nações Unidas) lançaram um alerta para a comunidade internacional: há um grande risco de o mundo dar passos para trás em relação aos direitos das mulheres durante a pandemia de covid-19. Por isso, afirmam, é preciso um esforço urgente para evitar que isso aconteça.

As entidades, concentradas na Europa e na Ásia, pedem que os governos garantam um diálogo eficaz com a sociedade civil para garantir que as necessidades da população feminina estejam no centro das políticas adotadas em resposta à pandemia.

Para os grupos, é preciso levantar dados e estatísticas sobre o impacto da crise sanitária com recorte de gênero, sabendo, assim, quais os maiores desafios para mulheres e facilitando a criação de políticas públicas específicas.

Entre os maiores problemas, adiantam, estão a dificuldade de acesso à Justiça, o aumento da carga de trabalho doméstico sem remuneração, as altas taxas de desemprego e queda de renda entre mulheres, uma vez que elas são maioria na área da economia informal.

“As organizações de mulheres e a sociedade civil em geral devem ser parte integrante dos esforços de resposta e recuperação da covid-19”, afirma Alia El-Yassir, diretora regional da ONU Mulheres para a Europa e Central Ásia.

“Desde o início da pandemia, elas estão na linha de frente, trabalhando dia e noite para atender às necessidades de todos os grupos de mulheres e meninas, homens e meninos. Eles sabem o que precisa ser feito e pedimos a todos os parceiros de desenvolvimento que considerem seriamente as soluções que oferecem para que possamos continuar a garantir os princípios de igualdade e justiça social”, diz.

 

+ sobre o tema

Exploração sexual de crianças e adolescentes só tem 20% dos casos denunciados

Denúncias de exploração sexual de crianças e adolescentes representam...

Internet impulsionou surgimento de um novo feminismo

Redes sociais ajudaram a divulgar campanhas que chegaram às...

Participe do Seminário: “Mulheres no poder: e aí, cheguei! Como fazer a diferença?”

Quais estratégias ainda devem ser construídas para que as...

para lembrar

UNEB estreia projeto “PRAES Entre Nós” com live sobre racismo institucional

A UNEB vai realizar, nesta quinta-feira (28), às 16h,...

Promotoras Legais Populares: ações e desafios durante a pandemia

No próximo sábado, dia 27 de fevereiro, às 17h,...

Antologia “Retratos Pandêmicos” reúne 89 novos autores e autoras

Depois de uma imersão dedicada em 6 meses de...
spot_imgspot_img

O precário e o próspero nas políticas sociais que alcançam a população negra

Começo a escrever enquanto espero o início do quarto e último painel da terceira sessão do Fórum Permanente de Pessoas Afrodescendentes, nesta semana na...

Líderes da ONU pedem mais ação para acabar com o racismo e a discriminação

Esta terça-feira (16) marcou a abertura na ONU da terceira sessão do Fórum Permanente de Afrodescendentes, que reúne ativistas antirracismo, pessoas defensoras dos direitos...

Brasil finalmente considera mulheres negras em documento para ONU

Finalmente o governo brasileiro inicia um caminho para a presença da população afrodescendente no processo de negociação de gênero na Convenção-Quadro das Nações Unidas...
-+=