Plano Juventude Viva na pauta do Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas em Alagoas

 

O governo federal, em parceria com governos estaduais e associações de municípios, promoveu, no dia 20 de setembro, o Encontro Estadual com Novos Prefeitos e Prefeitas de Alagoas. O evento, que contou com a participação das ministras Luiza Bairros (Igualdade Racial), Miriam Belchior (Planejamento) e Ideli Salvatti (Relações Institucionais), teve por objetivo apresentar os programas federais aos novos gestores e fortalecer a relação entre as três esferas governamentais. A parceria do governo federal com o governo do estado e as prefeituras inclui, entre outras iniciativas, o Plano Juventude Viva, que este mês completa um ano de execução nas cidades de Maceió, Arapiraca, Marechal Deodoro e União dos Palmares.

Na abertura do encontro, a ministra Luiza Bairros destacou o cenário de violência no qual vivem os jovens alagoanos, sobretudo, os jovens negros, defendendo a importância da iniciativa. “Precisamos reforçar o programa Juventude Viva. Não aceitamos que os jovens sigam morrendo dessa maneira em Alagoas. O governo Federal vem fazendo sua parte e os municípios devem fazer a sua. Estamos aqui para ouvir as principais queixas e juntos debatermos uma solução”.

A ministra Ideli Salvatti também ressaltou a necessidade do Plano, explicando que o governo federal está empenhado em ampliar as ações de combate à violência nos municípios, especialmente naqueles que apresentam os maiores índices de homicídios de jovens negros. “Ações pontuais precisam ser executadas nessas cidades e o braço do governo federal se fará presente”. Ela mencionou os resultados do Brasil Mais Seguro, lembrando que o Programa, junto com o Juventude Viva, reforça o compromisso do governo federal em promover os direitos da juventude. ” Os programas Brasil Mais Seguro e Juventude Viva atestam o nosso compromisso com os jovens brasileiros”, afirmou.

O encontro foi realizado pela Secretaria de Relações Institucionais, em parceria com a Prefeitura de Maceió e o apoio do governo de Alagoas e da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA). O evento reuniu mais de 100 municípios do estado, além de técnicos de nove Ministérios e representantes da Funasa, da Controladoria-Geral da União e da Caixa Econômica Federal.

Sobre o Juventude Viva – O Plano Juventude Viva é coordenado pela Secretaria Nacional de Juventude, da Secretaria-Geral da Presidência da República, e pela Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial. A iniciativa, que reúne ações de onze Ministérios, foi implementada inicialmente em Alagoas, em 2012. Em agosto e setembro de 2013 chegou, respectivamente, à Paraíba e ao Distrito Federal e Entorno. Ainda este ano, o Plano será estendida aos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Pará, Bahia e Espírito Santo.

No início de setembro, a coordenação do Programa esteve em Alagoas, onde se reuniu com gestores das secretarias estaduais e dos municípios de Maceió, Arapiraca, Marechal Deodoro e União dos Palmares para discutir as estratégias desenvolvidas desde o início das ações e a elaboração de um balanço do primeiro ano da iniciativa o Juventude Viva no estado.

Fonte: Juventude

+ sobre o tema

Artista cria ‘Simpsons negros’ contra racismo nos EUA

Um artista italiano recriou personagens do desenho Os Simpsons,...

Racismo em Portugal: “O que está um preto a fazer na polícia?”

A Polícia de Segurança Pública (PSP) de Portugal é alvo de...

para lembrar

Arnaldo Bloch – Shopping Fashion Mall: Será que virou um clube racista?

Cenas chocantes no Fashion Mall por Arnaldo Bloch Conversava com...

Em 4 semanas, mortes de pretos e pardos por Covid-19 passam de 32,8% para 54,8%

A porcentagem de pacientes mortos por Covid-19 entre os...

População vê racismo contra padre e protesta; bispo deixa igreja escoltado

Padre negro será transferido da paróquia de Adamantina após...

A Morte sem pena

eles não portavam armas nem drogas. Por Lelê Teles Do Fasto...
spot_imgspot_img

A natureza se impõe

Mundo afora, sobram sinais — de preocupantes a desesperadores — de fenômenos climáticos. Durante a semana, brasileiras e brasileiros em largas porções do território,...

Criminalização e Resistência: Carla Akotirene e Cidinha da Silva discutem racismo institucional no Sesc 24 de Maio 

No dia 16 de outubro, quarta-feira, às 19h, o Sesc 24 de Maio promove o bate-papo Criminalização, encarceramento em massa e resistência ao punitivismo...

Violência política mais que dobra na eleição de 2024

Foi surpreendente a votação obtida em São Paulo por um candidato a prefeito que explicitou a violência física em debates televisionados. Provocações que resultaram...
-+=