O governo federal, em parceria com governos estaduais e associações de municípios, promoveu, no dia 20 de setembro, o Encontro Estadual com Novos Prefeitos e Prefeitas de Alagoas. O evento, que contou com a participação das ministras Luiza Bairros (Igualdade Racial), Miriam Belchior (Planejamento) e Ideli Salvatti (Relações Institucionais), teve por objetivo apresentar os programas federais aos novos gestores e fortalecer a relação entre as três esferas governamentais. A parceria do governo federal com o governo do estado e as prefeituras inclui, entre outras iniciativas, o Plano Juventude Viva, que este mês completa um ano de execução nas cidades de Maceió, Arapiraca, Marechal Deodoro e União dos Palmares.
Na abertura do encontro, a ministra Luiza Bairros destacou o cenário de violência no qual vivem os jovens alagoanos, sobretudo, os jovens negros, defendendo a importância da iniciativa. “Precisamos reforçar o programa Juventude Viva. Não aceitamos que os jovens sigam morrendo dessa maneira em Alagoas. O governo Federal vem fazendo sua parte e os municípios devem fazer a sua. Estamos aqui para ouvir as principais queixas e juntos debatermos uma solução”.
A ministra Ideli Salvatti também ressaltou a necessidade do Plano, explicando que o governo federal está empenhado em ampliar as ações de combate à violência nos municípios, especialmente naqueles que apresentam os maiores índices de homicídios de jovens negros. “Ações pontuais precisam ser executadas nessas cidades e o braço do governo federal se fará presente”. Ela mencionou os resultados do Brasil Mais Seguro, lembrando que o Programa, junto com o Juventude Viva, reforça o compromisso do governo federal em promover os direitos da juventude. ” Os programas Brasil Mais Seguro e Juventude Viva atestam o nosso compromisso com os jovens brasileiros”, afirmou.
O encontro foi realizado pela Secretaria de Relações Institucionais, em parceria com a Prefeitura de Maceió e o apoio do governo de Alagoas e da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA). O evento reuniu mais de 100 municípios do estado, além de técnicos de nove Ministérios e representantes da Funasa, da Controladoria-Geral da União e da Caixa Econômica Federal.
Sobre o Juventude Viva – O Plano Juventude Viva é coordenado pela Secretaria Nacional de Juventude, da Secretaria-Geral da Presidência da República, e pela Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial. A iniciativa, que reúne ações de onze Ministérios, foi implementada inicialmente em Alagoas, em 2012. Em agosto e setembro de 2013 chegou, respectivamente, à Paraíba e ao Distrito Federal e Entorno. Ainda este ano, o Plano será estendida aos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Pará, Bahia e Espírito Santo.
No início de setembro, a coordenação do Programa esteve em Alagoas, onde se reuniu com gestores das secretarias estaduais e dos municípios de Maceió, Arapiraca, Marechal Deodoro e União dos Palmares para discutir as estratégias desenvolvidas desde o início das ações e a elaboração de um balanço do primeiro ano da iniciativa o Juventude Viva no estado.
Fonte: Juventude