Plano Juventude Viva na pauta do Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas em Alagoas

 

O governo federal, em parceria com governos estaduais e associações de municípios, promoveu, no dia 20 de setembro, o Encontro Estadual com Novos Prefeitos e Prefeitas de Alagoas. O evento, que contou com a participação das ministras Luiza Bairros (Igualdade Racial), Miriam Belchior (Planejamento) e Ideli Salvatti (Relações Institucionais), teve por objetivo apresentar os programas federais aos novos gestores e fortalecer a relação entre as três esferas governamentais. A parceria do governo federal com o governo do estado e as prefeituras inclui, entre outras iniciativas, o Plano Juventude Viva, que este mês completa um ano de execução nas cidades de Maceió, Arapiraca, Marechal Deodoro e União dos Palmares.

Na abertura do encontro, a ministra Luiza Bairros destacou o cenário de violência no qual vivem os jovens alagoanos, sobretudo, os jovens negros, defendendo a importância da iniciativa. “Precisamos reforçar o programa Juventude Viva. Não aceitamos que os jovens sigam morrendo dessa maneira em Alagoas. O governo Federal vem fazendo sua parte e os municípios devem fazer a sua. Estamos aqui para ouvir as principais queixas e juntos debatermos uma solução”.

A ministra Ideli Salvatti também ressaltou a necessidade do Plano, explicando que o governo federal está empenhado em ampliar as ações de combate à violência nos municípios, especialmente naqueles que apresentam os maiores índices de homicídios de jovens negros. “Ações pontuais precisam ser executadas nessas cidades e o braço do governo federal se fará presente”. Ela mencionou os resultados do Brasil Mais Seguro, lembrando que o Programa, junto com o Juventude Viva, reforça o compromisso do governo federal em promover os direitos da juventude. ” Os programas Brasil Mais Seguro e Juventude Viva atestam o nosso compromisso com os jovens brasileiros”, afirmou.

O encontro foi realizado pela Secretaria de Relações Institucionais, em parceria com a Prefeitura de Maceió e o apoio do governo de Alagoas e da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA). O evento reuniu mais de 100 municípios do estado, além de técnicos de nove Ministérios e representantes da Funasa, da Controladoria-Geral da União e da Caixa Econômica Federal.

Sobre o Juventude Viva – O Plano Juventude Viva é coordenado pela Secretaria Nacional de Juventude, da Secretaria-Geral da Presidência da República, e pela Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial. A iniciativa, que reúne ações de onze Ministérios, foi implementada inicialmente em Alagoas, em 2012. Em agosto e setembro de 2013 chegou, respectivamente, à Paraíba e ao Distrito Federal e Entorno. Ainda este ano, o Plano será estendida aos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Pará, Bahia e Espírito Santo.

No início de setembro, a coordenação do Programa esteve em Alagoas, onde se reuniu com gestores das secretarias estaduais e dos municípios de Maceió, Arapiraca, Marechal Deodoro e União dos Palmares para discutir as estratégias desenvolvidas desde o início das ações e a elaboração de um balanço do primeiro ano da iniciativa o Juventude Viva no estado.

Fonte: Juventude

+ sobre o tema

#GeledésEsportes: O futebol brasileiro perdeu sua característica, ele está acadêmico

Geledés continua uma séria de vídeos sobre esporte no...

Eles são os famosos vítimas de racismo

Ela é a cantora pop do momento e considerada...

Líder quilombola é assassinado a tiros em região de conflito agrário no Maranhão

Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link...

para lembrar

Taís Araújo comemora prisão de racistas, mas teme preconceito contra filhos

Em sua primeira entrevista a jornalistas após a prisão...

A barreira à ascensão dos dirigentes negros no alto escalão do futebol

Dominado por presidentes e executivos brancos, cúpula da bola...

Abaixo-assinado Racismo na cartilha da Polícia

Eu Maria Conceição, mulher, negra, brasileira, moradora do Rio...

Afropotências: Não só luta contra o preconceito, mas poder para o povo preto!

Uma negritude protagonista, com poder para ser o que...
spot_imgspot_img

PM afasta dois militares envolvidos em abordagem de homem negro em SP

A Polícia Militar (PM) afastou os dois policiais envolvidos na ação na zona norte da capital paulista nesta terça-feira (23). A abordagem foi gravada e...

‘Não consigo respirar’: Homem negro morre após ser detido e algemado pela polícia nos EUA

Um homem negro morreu na cidade de Canton, Ohio, nos EUA, quando estava algemado sob custódia da polícia. É possível ouvir Frank Tyson, de...

Denúncia de tentativa de agressão por homem negro resulta em violência policial

Um vídeo que circula nas redes sociais nesta quinta-feira (25) flagrou o momento em que um policial militar espirra um jato de spray de...
-+=