PM-SP responde a ONG Human Rights Watch: ‘é a sociedade que é violenta’

O comandante geral da Polícia Militar de São Paulo (PM-SP), Benedito Meira, assegurou nesta quinta-feira, em resposta ao relatório apresentado pela ONG Human Rights Watch (HRW), que o corpo de segurança que ele dirige não é violento mas ‘é a sociedade que é violenta’.

“Não dá para comparar a realidade do Brasil com a da Suíça ou das Filipinas. Em nossa realidade, nós estamos caindo com os dados de mortalidade nas operações. Não posso dizer que sejamos violentos. Violenta é a sociedade porque nossa legislação é frágil e dá respaldo para isso”, assegurou à Agência Efe.

A ONG Human Rights Watch denunciou a “impunidade” dos crimes perpetrados pelas forças policiais no país.

Durante a apresentação na terça-feira em São Paulo de seu relatório anual sobre Direitos Humanos, a ONG internacional denunciou a “impunidade” das forças de segurança no Brasil, e deu como exemplo a atuação da PM nas manifestações do junho do ano passado contra o aumento das passagens do transporte público.

Além disso, a diretora da HRW no Brasil, Maria Laura Canineu, informou que a ONG também tinha registrado casos de tortura para obtenção de informação e confissões dos detidos.

Diante disso, o coronel Meira aceitou que “pode haver casos pontuais de abusos”, mas garantiu que “não se pode dizer que a instituição comete abusos” e que “quando se dão os casos, se apressam responsabilidades”.

“Uma coisa é apontar individualmente um abuso de uma pessoa e outra acusar à polícia. Temos pessoas que podem ser violentas e abusar de sua autoridade e temos outras que não”, justificou Meira, que ressaltou que “a maioria delas não o faz. Se o fizesse seria um caos”.

Além disso, o coronel acusou à ONG de não conhecer a realidade brasileira e que, portanto, “não pode comparar” com a de outros países: “a Human Rights fica ali nos Estados Unidos para saber se (o presidente Barack) Obama está cuidando de seu país ou não?”

Por fim, ele defendeu à corporação das acusações de abuso da força, e disse que o sistema judiciário e a legislação brasileira são os que promovem o crime e permitem a impunidade.

“A Polícia Militar tem que manter a ordem pública. Se alguém conhece uma alternativa que evite o conflito que me dê”, disse ele, que criticou que a HRW defenda “veementemente às pessoas que comentem crimes”.

Assim, convidou aos que, segundo ele, justificam estes comportamentos: “se são tão bons como eles dizem, que adotem um cada um deles, porque eu como policial militar durante 33 anos sei que o grande problema do país é a impunidade. Se não fosse assim muitas pessoas não cometeriam crimes”.

“As penas no Brasil são insignificantes. Deveria haver castigo justo, exemplar, algo que aqui não acontece”, finalizou.

 

Matéria relacionada:

Pai compra tênis à vista para os filhos, é tratado como ladrão e dá uma aula de resistência negra para a PM

Siga o Geledés: @geledes on Twitter | geledes on Facebook

 

EFE

+ sobre o tema

Deixe suas lagri_más aqui

Você diz algo. Eu respondo. Você chora. E em...

Entidades denunciam racismo religioso contra professor impedido de assumir vaga em universidade

Aprovado no concurso público para professor no Departamento de...

“Prefiro somos todos humanos”, diz Lázaro Ramos

O ator baiano Lázaro Ramos não quis entrar na...

A reação conservadora à expressão da juventude negra da periferia

  A repressão aos rolezinhos patrocinada pelos interesses...

para lembrar

USP discute a presença negra no Ensino Superior

Estudantes, ativistas, professores, futuros universitários se reúnem para discutir...

Relatório aponta aumento de discriminação no futebol envolvendo brasileiros

Somente em 2018, houve o registro de 44 ocorrências...

“Negro sujo, ladrão, morto de fome”

Mulher é condenada a indenizar por ofensas proferidas durante...
spot_imgspot_img

Relatório da Anistia Internacional mostra violência policial no mundo

Violência policial, dificuldade da população em acessar direitos básicos, demora na demarcação de terras indígenas e na titulação de territórios quilombolas são alguns dos...

Aos 45 anos, ‘Cadernos Negros’ ainda é leitura obrigatória em meio à luta literária

Acabo de ler "Cadernos Negros: Poemas Afro-Brasileiros", volume 45, edição do coletivo Quilombhoje Literatura, publicação organizada com afinco pelos escritores Esmeralda Ribeiro e Márcio Barbosa. O número 45...

CCJ do Senado aprova projeto que amplia cotas raciais para concursos

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou nesta quarta-feira (24), por 16 votos a 10, o projeto de lei (PL) que prorroga por dez...
-+=