Publicado pela Penalux, livro ‘Os Ângulos da Casa’ marca a estreia da poeta moçambicana Hirondina Joshua no Brasil

O livro Os Ângulos da Casa marca a estreia da poeta moçambicana Hirondina Joshua no Brasil. Publicada pela editora Penalux e com a apresentação do escritor Mia Couto, a obra dialoga com diversos temas complexos, como sexualidade, afetividade e erotismo.

Do Livre Opinião

A “Casa”, destacada na poesia, é representada pela escritora como o espaço psíquico, o interior e os sentimentos e os ângulos a maneira de pensar, de observar, o ponto de vista.

Para o escritor moçambicano Mia Couto, um dos autores atuais mais representativos na literatura africana, o estilo surrealista de Hirondina convida os leitores a um grande passeio poético. “Trata-se de uma visita a um cotidiano que sendo familiar nos é estranho, porque nele se fala o idioma a que ela chama de ‘a língua dos céus’”.

Para os editores Tonho França e Wilson Gorj, o valor da obra se encaixa no propósito da Penalux de investir na literatura de língua lusófona. “Essa é a segunda publicação oriundo do continente africano. A primeira foi o Gociante Patissa, autor de Angola. Nosso próximo passo é publicar um autor de Portugal. Algo que deve ocorrer em breve. ”

Hirondina Joshua (Maputo,1987) é uma poeta de destaque na nova geração de autores moçambicanos. Tem participação em várias antologias nacionais e estrangeiras e textos publicados em jornais e revistas de Moçambique, Portugal, Angola, Galiza e Brasil. Dentre as quais, destaca-se as revistas Caliban, Zunái, TriploV,Òmnira, Courrier des Afriques, Acrobata, Sirrose, Literatas, Soletras. Ainda recebeu a menção extraordinária do Premio Mondiale di Poesia Nósside (Itália, edição 2014).

Título: Os ângulos da casa
Autor: Hirondia Joshua
Publicação: 2017
Tamanho: 14x21cm
Páginas: 84 p
Preço: R$34,00
Link para compra: https://www.editorapenalux.com.br/loja/product_info.php?products_id=570

+ sobre o tema

Brasil tem novo Centro de Estudos Africanos

  O Centro terá como sede a Universidade Federal do...

Produtores sergipanos elaboram Mostra de Cinema Negro

“É preciso quebrar as barreiras impostas pelo modelo de...

Sidney Santiago Kuanza leva afetividade negra ao palco

por Igor Giannasi  Com passagens pelo cinema e pela tevê,...

para lembrar

Comercial contra la Discriminación Racial en Colombia

Fonte - Youtube -     Afrocolombianos na...

O jovem Mandela: um relato romanceado

A Editora Nova Alexandria lança, em maio, o relato...

Michel Bastos dá nota sete para a estreia da seleção na Copa

Por: Leandro Canônico, Márcio Iannacca e Thiago Lavinas O Jogador...
spot_imgspot_img

Podcast brasileiro apresenta rap da capital da Guiné Equatorial, local que enfrenta 45 anos de ditadura

Imagina fazer rap de crítica social em uma ditadura, em que o mesmo presidente governa há 45 anos? Esse mesmo presidente censura e repreende...

Clara Moneke: ‘Enquanto mulher negra, a gente está o tempo todo querendo se provar’

Há um ano, Clara Moneke ainda estava se acostumando a ser reconhecida nas ruas, após sua estreia em novelas como a espevitada Kate de "Vai na...

Juçara Marçal e Rei Lacoste lançam o Amapiano “Sem contrato”

A dupla Juçara Marçal (Rio de Janeiro) e Rei Lacoste (Bahia) lançam nesta sexta-feira (26) o single “Sem Contrato” nas principais plataformas digitais e...
-+=