Qual o lugar da psicologia frente ao racismo?

“[…] uma das principais razões por que não sofremos uma revolução de valores é que a cultura de dominação necessariamente promove os vícios da mentira e da negação.” bell hooks (2017)

Por Lígia Santos Costa, enviado para o  Portal Geledés 

Adobe

Nem sempre a psicologia esteve voltada para as questões que afligem a grande massa. Considerada, por muito tempo, uma ciência a serviço de uma elite que fez, por muitas vezes, uso de suas técnicas, para a validação de diferenciações étnicas e sociais, para justificar o uso da força e para subjugar povos e garantir privilégios, ela alcança popularização quando passa a se interessar por assuntos que contemplam as necessidades sociais e isso significa olhar para fora da bolha. É meio aquela pessoa que acorda em um determinado dia e se dar conta de que o mundo não é morno, mas uma “chapa quente” que mais dia ou menos dia queima alguém e agora ela é a bola da vez. 

Acorda, minha velha, a chapa esquentou pra você! 

Voltar o olhar para os conflitos vivenciados pela grande massa popularizou a psicologia e também a salvou de permanecer como prática a serviço de um grupo fechado e privilegiado que não a sustentaria por muito tempo. Entretanto o caráter elitista da ciência que se propõe a tratar da subjetividade que é ser um humano ainda não foi perdido, cuidar das emoções continua sendo visto, por muitos, como um capricho desnecessário. Mas vale aqui o questionamento de até que ponto nós profissionais não estamos colaborando para manutenção desse status.

Mais especificamente, quero falar sobre o racismo. Quantos de nós levamos em consideração a fala de alguém que nos procura para falar sobre as feridas provocadas pela ação do racismo e que o têm impedido de continuar de forma plena o seu processo de desenvolvimento? Acolher demandas dessa natureza requer, inicialmente, que reconheçamos que lugar temos ocupado frente ao racismo, porque se esta não for uma questão que mobilize pessoalmente o profissional, possivelmente a sua intervenção será mais uma desastrosa manifestação do racismo estrutural, duvidando e desqualificando a dor do outro. Sílvio Almeida (2018) avança na discussão desse fenômeno quando o descola do âmbito individual, da concepção de que ser racista é uma atitude particular de um indivíduo de comportamento maldoso ou adoecido, quando afirma que o racismo é:

[…] uma decorrência da própria estrutura social, ou seja, do modo “normal” com que se constituem as relações políticas, econômicas, jurídicas e até familiares, não sendo uma patologia social e nem um desarranjo institucional. O racismo é estrutural. (ALMEIDA, 2018, p. 38)

Psicólogas (os) que não reconhecem o caráter estruturante do racismo, como uma dinâmica social a qual limita o acesso de determinados grupos étnicos às oportunidades, embasada nas polaridades históricas de superioridade e inferioridade racial, contribuem para a manutenção e fortalecimento de compreensões alienadas e práticas violentas. 

Costumo ligar o modo “mute” quando ouço um colega falando o quanto precisamos ser sempre compreensivas (os) e pacientes, independente da situação em que nos deparamos. Não! O que precisamos mesmo é nos indignar frente à violência de toda e qualquer natureza e isso inclui as ações provenientes do racismo.

Precisamos acolher quem nos procura e nos solicita uma condução profissional para que possa traçar novos caminhos e abandonar estradas que já não têm mais sentido na sua vida. Aí sim, é justa a atitude compreensiva e paciente frente àqueles que se desnudam de inúteis convenções e se permitem ser olhados em sua total humanidade. É essa humanidade a qual precisamos olhar com gratidão pela confiança e admiração pela coragem.

O silenciamento de pessoas que se apresentam como detentoras de valores democráticos, em face da ação violenta do racismo no faz crer que:

 

[…] a forte ligação emocional com o grupo ao qual pertencemos nos leva a investir nele nossa própria identidade. A imagem que temos de nós próprios encontra-se vinculada à imagem que temos do nosso grupo, o que nos induz a defendermos os seus valores. Assim, protegemos o “nosso grupo” e excluímos aqueles que não pertencem a ele. (BENTO, 2014, p. 29)

 

A resistência de um grupo de psicólogas (os) por reconhecer a legitimidade do sofrimento impingido à população negra pelo racismo é decorrência da limitação profissional deste, por não conseguir se desprender de alguns valores. A necessidade de manter, a qualquer custo, o pertencimento a uma identidade socialmente privilegiada pode estar comprometendo a capacidade de assegurar uma prática inclusiva e promotora do desenvolvimento de mulheres e homens em suas universalidades. 

Em tempos, quando a psicologia referendava normalizações, essa situação era subestimada a ponto de não ser considerada como um problema a ser discutido, entretanto na contemporaneidade, quando a diversidade assume lugar de destaque, olhares parciais vêem sendo confrontados e rechaçados. A disposição para o enfrentamento tem dado fôlego a profissionais, para assumirem métodos que objetivam por em xeque a herança excludente da psicologia, para exemplificar, destaco a atuação de psicólogas (os) negras (os) que têm estado dispostos, tal como aquilombados, a resistir e enfrentar o racismo, discutindo atitudes negligentes, desenvolvendo uma psicologia intitulada anti-racista capaz de reconhecer o caráter falacioso da democracia racial, entendendo que, verdadeiramente, mulheres e homens negros vivenciaram e vivenciam defasagens quando comparados a outros sujeitos não-negros, elaborando estratégias de acolhimento a sujeitos adoecidos, sejam eles os vitimados ou opressores, a fim mobilizá-los para o alcance de um estado saudável em sua totalidade.

 

REFERÊNCIAS:

 

ALMEIDA, Sílvio Luiz de. O que é racismo estrutural? Belo Horizonte: Letramento, 2018.

BENTO, Maria Aparecida Silva. Branqueamento e branquitude no Brasil. In. Psicologia Social do Racismo. Yray Carone e Maria Aparecida Silva Bento (Orgs.). 6. ed. – Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.  

hooks, bell. Ensinando a transgredir: A educação como prática da liberdade. Trad. Marcelo Brandão Cipolla. – 2. ed. – São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2017.


 

** Este artigo é de autoria de colaboradores ou articulistas do PORTAL GELEDÉS e não representa ideias ou opiniões do veículo. Portal Geledés oferece espaço para vozes diversas da esfera pública, garantindo assim a pluralidade do debate na sociedade.

+ sobre o tema

para lembrar

Clamamos por Justiça! Violencia policial em Planaltina-DF

Consternados manifestamos nossa dor e repúdio diante da morte...

Resultados da pesquisa El exterminio racial recrudece en las Américas

Cuando la violencia se convierte en algo normal para...

Luciana

O que faria uma mulher quase cinquentona, negra e...
spot_imgspot_img

Ações afirmativas sob ataque

O receio e o sentimento de ameaça sentidos por parcelas da população como reação à crescente presença negra em lugares antes considerados apenas para...

Comida mofada e banana de presente: diretora de escola denuncia caso de racismo após colegas pedirem saída dela sem justificativa em MG

Gladys Roberta Silva Evangelista alega ter sido vítima de racismo na escola municipal onde atua como diretora, em Uberaba. Segundo a servidora, ela está...

‘Minha tia perdeu uma vida inteira’, diz sobrinho de idosa resgatada após 72 anos de trabalho análogo à escravidão

Veja o vídeo da matéria A família de Maria de Moura, de 87 anos, resgatada em condição análoga à escravidão em março de 2022, denunciou ao Fantástico deste...
-+=