Realidade Nutricional dos Quilombolas

Nutricionista fica emocionada ao

conhecer a realidade dos quilombolas

Está em curso no país um estudo inédito sobre a realidade dos quilombolas. Trata-se da Pesquisa de Avaliação Nutricional, que é conduzido pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), com apoio da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), da Presidência da República.

Em todo o país serão visitadas 173 comunidades quilombolas tituladas, localizadas em 55 municípios. Nessas comunidades, o estudo vai analisar o perfil nutricional de crianças menores de cinco anos de idade, além de avaliar a situação socioeconômica das famílias.

A pesquisa também vai investigar o acesso dessas comunidades aos serviços, benefícios e programas governamentais. A expectativa do MDS é que os resultados do estudo sejam divulgados em 2012.

A nutricionista Deise Pereira de Lima participou da pesquisa como entrevistadora, em uma das etapas em comunidades no Piauí e em Pernambuco.

A experiência marcou a pesquisadora, que escreveu um relato emocionado, enviado ao Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional. Veja, abaixo, a íntegra do depoimento:

A Pesquisa de Avaliação Nutricional em Comunidades Quilombolas, realizada pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), se constituiu em uma experiência das mais importantes na minha vida.

O objetivo da pesquisa é conhecer a situação de segurança alimentar, o estado nutricional e o acesso a bens e serviços públicos das comunidades quilombolas tituladas.

A pesquisa é feita através de entrevistas com os comunitários e lideranças locais, bem como pela pesagem e medição das crianças menores de cinco anos. Tive a oportunidade de participar, como entrevistadora, de uma das etapas da pesquisa em comunidades de Pernambuco e do Piauí.

Chegando às vilas encontrei um cenário triste e sombrio. Vi pessoas em situação de extrema pobreza, lutando com todas as forças por uma sobrevivência quase instintiva. Famílias inteiras compartilhando um único propósito: obter o alimento para se manterem vivas.

Lutam dia a dia contra as adversidades do lugar em que nasceram: a seca, a escassez de alimentos, a dificuldade de acesso, a falta de oportunidades para o desenvolvimento.

Conheci uma gente que ‘sobrevive’ em condições subumanas, com muito menos do que o básico necessário; que tem como única fonte de renda o Bolsa Família, acreditando ser este uma bênção divina, porque não entendem sua situação de vítima de uma violência estrutural, fruto da injustiça social contra a qual militamos.

Ouvi depoimentos emocionados de mães que, na maioria das vezes, se privam do alimento para dá-lo aos filhos, e afirmam convictas que se não fosse o “dinheiro que o governo dá”, já teriam morrido de fome.

Diante deste cenário de miséria, de sofrimento estampado no rosto dessa gente, percebemos a distância que há entre o que ouvimos falar e o que vemos diante dos olhos. Faculdade nenhuma me ensinou, livro nenhum me mostrou com tanta clareza o que eu vi com meus próprios olhos: a fome e a miséria que ainda existem no nosso país.

É constrangedor perceber a frieza das estatísticas, quando transformamos os números em pessoas, quando vemos, bem de perto, vidas miseráveis, pessoas desnutridas, crianças famintas. Seres humanos privados dos seus direitos mais fundamentais.

A experiência no campo me fez repensar meu papel de nutricionista. Como falar de alimentação saudável a tantos que não têm certeza nenhuma do que irão comer amanhã?

Como falar em recomendações alimentares quando tantos estão sendo privados do direito humano à uma alimentação adequada? O sentimento que fica de uma experiência como esta é o de desafio, de compromisso.

Não há como ignorar. Não dá para se omitir. O desafio é enorme, o caminho a percorrer é longo, mas não podemos deixar esse povo continuar acreditando que seu destino é esse e que não há solução.

Não podemos deixar que tantas “Donas Marias” percam a esperança e a alegria de viver: “Minha vida é ir pra roça. Quando eu tô na roça me esqueço da vida, nem me lembro de casa. Só volto porque tem que voltar mesmo, é o jeito, né? A gente mora aqui mesmo, no meio do tempo…”.

Deise Pereira de Lima, nutricionista, residente em Saúde da Família na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

 

Fonte: Lista Racial

+ sobre o tema

Fundo Rotativo Solidário beneficiará empreendedores do Fórum da Economia do Negro de Fortaleza (CE)

Por: Karol Assunção   Adital – Empreendedores/as da capital cearense organizados...

Raça e Cor – Eu visto esta camisa! Raça, cor e etnia no SUS

O Projeto Identidade trata da questão de direitos humanos,...

para lembrar

Fejunes compõe grupo que busca conter extermínio de jovens negros

Por: Lívia Francez     Visando a impedir que avance ainda mais...

MPT-RS lança campanha pela igualdade da mulher negra no mercado de trabalho

Porto Alegre (RS), 16/06/2010 - O Ministério Público do...

Bancos liberam linhas de crédito de R$ 1 bi para financiamentos em AL e PE

Os bancos oficiais do governo federal (Caixa Econômica Federal,...
spot_imgspot_img

Quilombo de Mãe Bernadete é reconhecido pelo governo federal

A comunidade Pitanga dos Palmares, da líder quilombola Mãe Bernadete, assassinada em agosto do ano passado na Bahia, foi reconhecida e declarada como Comunidade Remanescente de Quilombo pelo...

Quem foi Beatriz Nascimento, pioneira nos estudos sobre quilombos

Beatriz Nascimento é uma das intelectuais mais importantes do Brasil. Historiadora, ela foi pioneira nos estudos sobre as comunidades quilombolas no país. No ano passado,...

Inscrições abertas para compor banco de itens do Saeb

As inscrições para credenciamento de colaboradores interessados em compor o Banco de Colaboradores do Banco Nacional de Itens (BC-BNI) do Sistema de Avaliação da...
-+=