Registros de crimes de discriminação racial e religiosa crescem no Rio

Enviado por / FonteDa Veja Rio

Segundo delegacia especializada em crimes de intolerância, os cinco primeiros meses de 2021 tiveram sete vezes mais registros de que mesmo período de 2019

Nos últimos três anos, houve aumento no número de crimes de discriminação registrados pela Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi).

Segundo a delegada titular, Márcia Noeli, os cinco primeiros meses de 2021 tiveram sete vezes mais registros de casos de racismo e intolerância religiosa dirigidos a um grupo ou comunidade, em relação a 2019.

Ocorrências de injúria racial, ou seja, casos de intolerância religiosa dirigidos a um indivíduo específico, aumentaram aproximadamente 30% no mesmo período.

Os dados foram apresentados em uma reunião virtual da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) de Combate à Intolerância Religiosa, da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), na terça (1º).

A deputada Martha Rocha (PDT), presidente da comissão, destacou a importância de treinar agentes de segurança para lidar com os casos. “Seja para os que ingressam pelo concurso de delegado, inspetor ou oficial de cartório, o tema Direitos Humanos tem que ser debatido desde o primeiro momento”, afirmou.

Segundo a diretora-presidente do Instituto de Segurança Pública (ISP), Marcela Ortiz, o aumento nas estatísticas não significa, necessariamente, um aumento da prática, mas o aumento das ocorrências registradas ao longo desses anos. A delegacia especializada foi inaugurada em 2018.

Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância
Endereço: Rua do Lavradio, 155 – Centro.
Funcionamento: das 9h às 18h.
Telefone: (21) 2333-3509

+ sobre o tema

Direito à memória

Eunice Farah, 77 anos, era uma foliã apaixonada e...

Após acusações de racismo, No Doubt retira videoclipe do ar

Os norte-americanos do No Doubt não suportaram as críticas...

Diálogo: O Estereótipo do Suspeito

WAPI Brasil Convida à todas e todos à participarem  ...

para lembrar

A complexidade do racismo brasileiro

Por Carlos Alberto Dória Além de identificar o discurso racista,...

Ato em Copacabana pede justiça por rapaz morto em ação policial

Familiares, amigos, moradores da Cidade de Deus, artistas e...

Nota de Repúdio ao incentivo à homofobia na USP

Por: Julio Caetano     A Associação Brasileira...
spot_imgspot_img

Relatório da Anistia Internacional mostra violência policial no mundo

Violência policial, dificuldade da população em acessar direitos básicos, demora na demarcação de terras indígenas e na titulação de territórios quilombolas são alguns dos...

Aos 45 anos, ‘Cadernos Negros’ ainda é leitura obrigatória em meio à luta literária

Acabo de ler "Cadernos Negros: Poemas Afro-Brasileiros", volume 45, edição do coletivo Quilombhoje Literatura, publicação organizada com afinco pelos escritores Esmeralda Ribeiro e Márcio Barbosa. O número 45...

CCJ do Senado aprova projeto que amplia cotas raciais para concursos

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou nesta quarta-feira (24), por 16 votos a 10, o projeto de lei (PL) que prorroga por dez...
-+=