Registros de crimes de discriminação racial e religiosa crescem no Rio

Enviado por / FonteDa Veja Rio

Segundo delegacia especializada em crimes de intolerância, os cinco primeiros meses de 2021 tiveram sete vezes mais registros de que mesmo período de 2019

Nos últimos três anos, houve aumento no número de crimes de discriminação registrados pela Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi).

Segundo a delegada titular, Márcia Noeli, os cinco primeiros meses de 2021 tiveram sete vezes mais registros de casos de racismo e intolerância religiosa dirigidos a um grupo ou comunidade, em relação a 2019.

Ocorrências de injúria racial, ou seja, casos de intolerância religiosa dirigidos a um indivíduo específico, aumentaram aproximadamente 30% no mesmo período.

Os dados foram apresentados em uma reunião virtual da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) de Combate à Intolerância Religiosa, da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), na terça (1º).

A deputada Martha Rocha (PDT), presidente da comissão, destacou a importância de treinar agentes de segurança para lidar com os casos. “Seja para os que ingressam pelo concurso de delegado, inspetor ou oficial de cartório, o tema Direitos Humanos tem que ser debatido desde o primeiro momento”, afirmou.

Segundo a diretora-presidente do Instituto de Segurança Pública (ISP), Marcela Ortiz, o aumento nas estatísticas não significa, necessariamente, um aumento da prática, mas o aumento das ocorrências registradas ao longo desses anos. A delegacia especializada foi inaugurada em 2018.

Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância
Endereço: Rua do Lavradio, 155 – Centro.
Funcionamento: das 9h às 18h.
Telefone: (21) 2333-3509

+ sobre o tema

Idosa é condenada a quatro anos por insultos racistas na Avenida Paulista

Pena, contra a qual não cabe recurso, deve ser...

Corporeidade negra masculina e a crise do afeto

“Ser negro é ser o corpo negro” (Osmundo Pinho) Quatro...

Uefa deve ampliar medidas contra racismo

O secretário-geral do organismo, Gianni Infantino, explicou que 'precisamos...

Carta às Ancestrais

Escrevo essas palavras num mix de emoções... Ao mesmo...

para lembrar

spot_imgspot_img

‘Piada’ de ministro do STJ prova como racismo está enraizado no Judiciário

Ontem, o ministro do STJ João Otávio de Noronha, em tom de "piada", proferiu uma fala preconceituosa sobre baianos durante uma sessão de julgamento. A suposta...

Identitarismo, feminismos negros e política global

Já faz algum tempo que o identitarismo não sabe o que é baixa temporada; sempre que cutucado, mostra fôlego para elevar o debate aos trending topics da política...

Gilberto Gil, o filho do tempo

Michel Nascimento, meu amigo-irmão que esteve em Salvador neste ano pela milésima vez, na véspera da minha viagem, me disse que uma das coisas...
-+=