Turismo na região dos Quilombos será fomentado com reforma do Parque Memorial

As obras tem início nesta quarta-feira (21), projeto contempla adaptações para portadores de necessidades especiais

Hoje, 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, o alagoano tem um motivo a mais para comemorar. A região dos Quilombos, já consolidada pelo turismo étnico – por seu forte apelo histórico e cultural – vai ser agraciada com a reforma do Parque Memorial Quilombo dos Palmares, na Serra da Barriga, em União dos Palmares. As obras serão iniciadas amanhã (21), com previsão de término para seis meses.

A reforma será realizada através de uma parceria entre a Fundação Cultural Palmares (FCP) e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que elaborou o projeto.

Segundo a fiscal da Serra da Barriga, arquiteta Joelma Farias, o projeto contempla a recuperação das instalações elétricas e edificações que compõem o Parque – troca da coberta de palha, reconstituição da taipa e do piso de barro – além da restauração do Posto de Observação, na subida da serra e reforma nos três mirantes existentes. “Teremos ainda, como novidade, adaptações para portadores de necessidades especiais nos banheiros já existentes e a construção de um novo banheiro adaptado no restaurante”, afirma.

A região, que já é consolidada nos segmentos do turismo étnico, observação de aves e gastronômico, encontra-se num momento subline, onde os investimentos estão vindo aos poucos de acordo com a realidade do local. Afirma a interlocutora da Região dos Quilombos, e diretora de Produtos da Secretaria de Estado do Turismo, Mell Bezerra.

Para a interlocutora, com a reforma, o Parque terá mais infraestutura para receber os turistas e os visitantes. “Com isto, a cada ano, a programação do mês da consciência negra é inovadora. Este ano houve a 1ª cavalgada da Liberdade, cuja atividade turística-esportiva será inclusa no calendário de eventos, fomentando o turismo regional”, conclui.

O Quilombo – Foi na Serra da Barriga, a cerca de seis km do município de União dos Palmares, que milhares de escravos negros rebelados se refugiaram durante o período de dominação holandesa. Lá, fundaram a República Livre de Palmares – o maior, mais duradouro e mais organizado quilombo das Américas, onde viveram mais de 20 mil pessoas, entre 1597 a 1695, ano em que foi assassinado seu maior líder, Zumbi, no dia 20 de novembro.

Parque Memorial Quilombo dos Palmares – Fruto de uma luta de mais de 25 anos do Movimento Negro Brasileiro, o Parque Memorial Quilombo dos Palmares foi implantado em 2007 pelo Ministério da Cultura, por meio da Fundação Cultural Palmares, no alto da Serra da Barriga. O parque, primeiro e único parque temático sobre a cultura negra do País, reconstitui o cenário de uma das mais importantes histórias de resistência à escravidão, ocorridas no mundo: a história do Quilombo dos Palmares. É uma espécie de maquete viva, em tamanho natural onde foram reconstituídas algumas das mais significativas edificações do Quilombo. O Memorial dispõe de pontos de áudio com música e textos em quatro idiomas (Português, Inglês, Espanhol e Italiano) que narram aspectos do cotidiano do Quilombo e da cultura negra.

Guiomar Novais

Assessoria de comunicação

SETUR – AL

 

 

 

Fonte:  Turismo 

+ sobre o tema

Reverenc’Yás: memória, resistência e preservação

O quilombo é um avanço, é produzir um momento...

Sheila Walker fará conferência no encontro comemorativo dos 30 anos do NEAB

Pesquisadora norte americana em estudos africanos será uma das...

Racionais MC’s faz apresentação única em São Paulo

Depois de alguns meses dedicados à projetos individuais, os...

Idris Elba pode substituir Will Smith no próximo Esquadrão Suicida

Parte reboot e parte continuação, o longa terá direção...

para lembrar

12 Filmes Africanos que você Precisa Conhecer!

Muito mais que apresentar o Cinema do continente Africano...

Alemanha é o novo “El Dorado” dos espanhóis e portugueses

  São cada vez mais os espanhóis que procuram emprego...

DF ganhará museu em homenagem à influência da cultura africana no país

Obras ficarão ao lado da Ponte JK; recursos virão...

Na sexta-feira, 13 tem o IV Festival Alagoano das Palavras Pretas

Por: Arísia Barros O IV Festival Alagoano das...
spot_imgspot_img

‘Não tem romantismo, é real’: KL Jay fala sobre a exposição do Racionais, cultura periférica e resistência

Em entrevista ao Conexão BDF, da Rádio Brasil de Fato, Kléber Simões, o DJ KL Jay, celebrou o sucesso da exposição do Racionais MCs no Museu das Favelas,...

Rua do Rio ganha nome de música de Dona Ivone Lara

Uma rua localizada em Campo Grande, na zona oeste do Rio de Janeiro, e antes conhecida como Projetada A, ganhou nome bem mais poético por...
-+=
Geledés Instituto da Mulher Negra
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.