Docente destaca contributo da mulher africana em prol do seu desenvolvimento

Luanda – A professora do Instituto Superior Politécnico Atlântida, Cristina Rodrigues, destacou nesta terça-feira, em Luanda, o contributo da mulher africana na luta contra a discriminação da classe feminina no continente.

Foto: Joaquina Bento (Arquivo)

Em declarações à Angop, a propósito do tema “Contribuição das organizações femininas angolanas para a afirmação da mulher no concerto das nações africanas”, a docente universitária enalteceu também o esforço desenvolvido pelas mulheres africanas ao longo dos anos, “tendo em conta a forma como tem sabido enfrentar a luta contra a fome e a miséria causadas pelas guerras civis que ainda se registam em alguns países africanos”.

Sublinhou que a luta levada a cabo pelas africanas no sentido de ajudar no esforço da tomada de consciência sobre o seu papel na sociedade, tem permitido alcançar progressos significativos para afirmação das mulheres, apesar das imensas barreiras que ainda lhes são impostas.

Entretanto, disse, independentemente dos problemas vividos, elas devem regozijar-se com as políticas dos governos em prol do desenvolvimento da classe que, no seu entender, satisfazem os protocolos internacionais e regionais sobre a mulher ratificados pelos Estados africanos.

Apesar dos passos dados pelos governos para legislar e implementar leis inerentes a mulher, disse, “muito ainda terá de ser feito no sentido de se banir todas as barreiras impostas e procurar-se as melhores vias para uma coabitação pacífica e respeito dos direitos humanos”.

A exclusão social, violência doméstica, falta de acesso à instrução, interdição e acesso ao voto, incisão ou mutilação genital, violação sexual, tráfico de mulheres, entre outras práticas condenáveis, foram apontadas por Cristina Rodrigues como principais factores que impedem o desenvolvimento do continente e da própria mulher africana.

Fonte:Porta Langop

+ sobre o tema

A importancia do Negro

Essa é a história de um garoto chamado Theo que...

Un maire noir de Paris en 1879, effaçé des archives et de l’Hisoire

Severiano de Hérédia, Un maire noir de Paris Un Caribéen noir,...

13 de maio: viva 20 de novembro!

Foto de capa: retrato de Luiz Gama por Raul...

A Bíblia como literatura africana: o discurso religioso no olhar da igualdade racial

Festival Ortodoxo em Lalibela – Divulgação: Holiday to Ethiopia Por...

para lembrar

Os desafios da mulher negra no Brasil

"EU GOSTO DE SER MULHER..." "Você não é negra, é...

Lançamento – Coleção Educação e Relações Raciais: apostando na participação da comunidade escolar

Lançamento: Coleção Educação e Relações Raciais: apostando na participação...

FUKUYAMA & BOLSA FAMÍLIA

O espanhol "El País" publicou ontem longo...

Definida a programação para o Dia Municipal da Mulher Negra, em Campos

A programação do Dia Municipal da Mulher Negra, da...
spot_imgspot_img

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas, como imaginado. A estudante do 3º ano do ensino médio Franciele de Souza Meira, de...

Peres Jepchirchir quebra recorde mundial de maratona

A queniana Peres Jepchirchir quebrou, neste domingo, o recorde mundial feminino da maratona ao vencer a prova em Londres com o tempo de 2h16m16s....

O futuro de Brasília: ministra Vera Lúcia luta por uma capital mais inclusiva

Segunda mulher negra a ser empossada como ministra na história do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a advogada Vera Lúcia Santana Araújo, 64 anos, é...
-+=