Documentário Mulheres Negras: Projeto de Mundo revela olhar feminino negro

Com lançamento marcado para o dia 12 de setembro, às 19h, no Centro Cultural Galeria Olido, filme reúne depoimentos de mulheres negras

por Juliana Gonçalves via Guest Post

mnpm_retratos-cartaza3-estreia

São Paulo – Há poucas coisas tão poderosas e transformadoras no mundo do que a união entre mulheres. Quando se tratam de mulheres negras, as experiências coletivas regem as trajetórias desde a vinda forçada para o Brasil; a resistência e luta pela liberdade, e quando livres, ainda padecem do racismo persistente na sociedade brasileira.

No documentário “Mulheres Negras: Projeto de Mundo”, nove vozes femininas negras são apresentadas de maneira suave e potente.  Em seus depoimentos, cada mulher fala da sua experiência de sobrevivência calcada em sua raça, gênero, classe e desvendam o que significa habitar em pele negra.

Dirigido pela feminista negra, Day Rodrigues em parceria com Lucas Ogasawara, o documentário conta com depoimentos de Djamila Ribeiro, Ana Paula Correia, Aldenir Dida Dias, Preta Rara e Nenesurreal, Francinete Loiola, Luana Hansen, Monique Evelle e Andreia Alves.

O documentário traz contribuições sobre o feminismo negro e sua importância. “Há narrativas e projetos de mundos. O feminismo negro é uma grande potência teórica para as pesquisadoras negras, pela via acadêmica e por outras construções, em outros espaços e isso pode ser percebido nas falas das entrevistadas”, conta Day Rodrigues.

A linha narrativa do filme reverbera vozes de mulheres que apresentam seu projeto de mundo que, no fim, projetam o resgate de uma humanidade historicamente negada.

O lançamento acontece no dia 12 de setembro, às 19h, no Centro Cultural Galeria Olido, no centro de São Paulo.

Serviço

Mulheres Negras: Projeto de Mundo – O Filme (25 min.)

Dia: 12 de setembro, às 19h

Local: Galeria Olido – Avenida São João, 473

Grátis

Facebook: /mulheresnegrasprojetosdemundo

 

Ficha técnica

Direção: Day Rodrigues e Lucas Ogasawara

Argumento, entrevistas, roteiro e produção: Day Rodrigues

Roteiro, fotografia e montagem: Lucas Ogasawara

Música: Sandro Bueno e Mauro Marianno

Color grading: Maísa Joanni

Mixagem: Laurent Mis

Maquiagem: Gabriela Souza

Diagramação: Tatiana Cardoso

 

Sobre a direção

Day Rodrigues é produtora cultural, escritora e feminista negra. Tem Licenciatura em Filosofia, e Especialização em Gestão Cultural, pelo Centro de Pesquisa e Formação do Sesc. Em audiovisual, produziu e escreveu para o documentário “Ouro Verde: a Roda de Samba do Marapé” e o curta-metragem “Ponto Final” (baseado em seu conto-poético “Decupagem”).

 

Lucas Ogasawara é diretor e montador de cinema formado em Midialogia pela UNICAMP. Com o curta “A Despedida” circulou pelos melhores festivais do país, como o Festival Internacional de Curtas de São Paulo, Festival do Rio, Mostra Internacional de Tiradentes, Festival Guarnicê de Cinema do Maranhão, e muitos outros, além de exibições internacionais como In The Palace (Bulgária) e Fester (Los Angeles, EUA). Fora do cinema realizou pesquisa de formato e dirigiu conteúdos para diversas mídias, para empresas como Folha, Vogue, Abril, Globo, SESC, além de trabalhar como montador para canais fechados como Discovery e Canal Combate (UFC).

+ sobre o tema

Sobre a falta de coroas: A dificuldade de se reconhecer homem negro tendo cabelo liso

Eu preciso confessar uma atitude que venho tendo, de...

Carta Aberta (afetiva) aos técnicos sociais de Medida Socioeducativa

Técnico Social é como está na carteira de trabalho....

Reflexões sobre o COVID-19 e a Realidade nas Favelas Brasileiras

Estamos vivendo atualmente uma pandemia causada pelo COVID-19, que...

Professomos

Seis e cinquenta, e o celular dispara uma notificação:...

para lembrar

Racismo no Brasil: Desigualdade e Injustiça Social

O Racismo é uma construção Histórica e Social. Não...

“Não, não sou angolana.”

25 de abril de 2012   Notas de viagem Hoje no correio,...

Você é Racista Sim

Você é Racista Sim. Eu já me deparei com inúmeras...

Antropologias contra-hegemônicas: uma virada no rumo das nossas referências

“As ferramentas do senhor nunca derrubarão a casa-grande” (LORDE, Audre. 2019. As ferramentas do senhor nunca derrubarão a casa-grande. In Irmã Outsider: Ensaios e Conferências. Belo...

Gravidez na infância: quando corpos negros estão na linha da morte

O Corpo negro franzino sequer iniciou o processo de formação, mas já está exposto há inúmeras violações de direitos, desde os seis anos de...

“o que você está fazendo nesta rua?

1) Eu estava viajando com um pequeno grupo da região de DC para comemorar o aniversário da abolição da escravidão. Esta também foi a...
-+=