OAB fez ato de desagravo a advogado negro que foi algemado no TRT por seguranças

Manifestação ocorreu na última segunda-feira no local em que advogado sofreu a agressão, no centro de São Paulo

Do Portal Fórum

Foto: Reprodução de câmera de segurança/TRT

A OAB-SP fez ontem ato de desagravo ao advogado Flávio César Damasco, que foi hostilizado, algemado e levado a uma delegacia ao tentar entrar no Tribunal Regional do Trabalho, TRT da 2.ª Região, no centro de São Paulo. O caso aconteceu em 10 de novembro de 2016.

Negro, Flávio já passara pelo setor de identificação e estava esperando o elevador. Segundo seu relato, foi abordado por segurança aos gritos que disse que não poderia usar o elevador privativo. Ao ir para o outro elevador, foi questionado se era advogado e comunicado que precisava se identificar. Por achar o tratamento hostil, falou ao vigia que só se identificaria se ele pedisse com educação. Novos seguranças chegaram e ele foi retirado do local, algemado e conduzido a uma delegacia.

A denúncia do que ocorreu foi feita à OAB pelo também advogado Luís Carlos Moro, que acompanhou a cena. Segundo Moro, Damasco chegou a mostrar a sua carteira da OAB aos seguranças no momento em que estava sendo conduzido à força, mas eles não pararam.

Ouvido pelo O Estado de S.Paulo, porta-voz do TRT de São Paulo negou “qualquer prática ilícita” por parte dos seguranças. Segundo o juiz Marcos Neves Fava, assistente administrativo da presidência do TRT, a responsabilidade é de Damasco e não dos seguranças.

Para o jurista Pedro Serrano, o fato é que um advogado de 60 anos, com idade para ser pai dos seguranças, negro, foi vítima de humilhação pública, violenta e absolutamente ilícita. “A violência e a descortesia tanto contra advogados como com negros nesses ambientes forenses chega a um ponto de representar absoluta intolerância e ódio das instituições contra cidadãos, que, com seus tributos, ajudam a custear os elevados custos dessas instituições”, afirmou em sua conta no Facebook.

Assista vídeo sobre ato de desagravo transmitido pela OAB-SP

+ sobre o tema

“Gosto muito de negros, tenho amigos negros e tal. Só fico triste porque pararam de vender”.

Piada racista de universitário no Facebook poderá gerar responsabilização...

UFRGS expulsa doutorando acusado de racismo e apologia ao nazismo

A UFRGS decidiu expulsar o doutorando de filosofia Álvaro Hauschild,...

Falhas de política para refugiados aumentam xenofobia na Itália

por Stefan Troendle Ilha de Lampedusa é o exemplo...

para lembrar

Valorização da estética é a arma contra o racismo

quais são as consequências físicas e psicológicas enfrentadas pelas...

Na Flip 2018, Geovani Martins e Colson Whitehead relembram casos de racismo

Há 24 anos, quando fez um périplo de mochileiro...

“Vocês nos devem até a alma”

Semana passada um vídeo com uma intervenção em uma...
spot_imgspot_img

Marca de maquiagem é criticada ao vender “tinta preta” para tom mais escuro de base

"De qual lado do meu rosto está a tinta preta e a base Youthforia?". Com cada metade do rosto coberto com um produto preto,...

Aluna é vítima de racismo e gordofobia em jogo de queimada na escola

A família de uma adolescente de 15 anos estudante do 9º ano do Colégio Pódion, na 713 Norte, denunciou um caso de racismo e preconceito sofridos...

Atriz Samara Felippo presta depoimento em delegacia sobre caso de racismo contra filha em escola de SP

A atriz Samara Felippo chegou por volta das 10h desta terça-feira (30) na Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância, no Centro de São Paulo. Assista o...
-+=