Ato na Champions une negros e brancos em marco da luta antirracista no futebol

A bola parou de rolar, e os olhares do mundo se voltaram à beira do gramado, onde os jogadores discutiam com os árbitros da partida. Aos poucos, as informações foram sendo divulgadas e tomamos conhecimento de mais um caso de racismo no futebol. Desta vez, porém, foi diferente.

No jogo entre PSG e Istanbul Basaksehir, o ato de racismo foi praticado por membro do quadro da arbitragem, algo que não é comum. Aquele que deveria zelar pela aplicação da lei e da ordem cometeu um crime que não passou impune graças à indignação de Demba Ba.

Com o início da confusão, a primeira reação do árbitro da partida foi expulsar o atleta do Istanbul, numa atitude comum aos árbitros quando percebem um jogador exaltado. Mas numa atitude errada, afinal estava deixando em campo o agressor e expulsando as vítimas de atitudes racistas.

Tudo mudou quando os atletas das duas equipes decidiram abandonar o campo se o acusado não fosse retirado da partida. Um marco no futebol mundial.

Em diversas oportunidades, jogadores ofendidos não foram amparados por seus companheiros de equipe, não tiveram a solidariedade dos atletas do time rival e ainda foram expulsos da partida após reagirem aos insultos racistas.

Em todos esses casos, o que mais se ouviu é que esses jogadores deveriam abandonar de fato o jogo e que os demais atletas negros deveriam ser solidários. Na verdade, todos os jogadores deveriam abandonar a partida, e isso aconteceu nesta terça (8).

O dia 8 de dezembro de 2020 ficará marcado como uma data importante na luta antirracista no futebol, o dia que atletas brancos e negros se uniram na luta contra o racismo.

O incidente mostrou que não podemos esperar das entidades que comandam o futebol atitudes severas e fortes, afinal a Uefa tentou que o jogo voltasse. A principal entidade da Europa quis resolver a questão rapidamente e voltar ao espetáculo, mas os atletas mostraram sua força e se recusaram a jogar.

A mudança não virá de quem comanda e controla o futebol. Ela acontecerá a partir da mobilização dos atletas, também dos torcedores, de todos, não só dos negros.

Esse exemplo nós já tínhamos visto da NBA, onde os atletas se mobilizaram, exigiram mudanças e foram atendidos e respeitados pela liga.

Em Paris, o futebol mostrou que a mudança se faz com atitudes e que não é um esporte praticado por alienados. Não é simplesmente o espelho da sociedade, como se o fato de o racismo existir fora dos campos significasse que dentro ele também existirá, e que o jogo precisa seguir.

O futebol é um espetáculo, mas nesta terça a questão financeira não foi mais forte que a de humanidade.

Amanhã, quando um novo caso de racismo acontecer, não saberemos qual será a reação dos atletas, se haverá novamente indignação com o ato e solidariedade com a vítima, mas certamente quem estiver em campo e fora dele lembrará do que fizeram os jogadores do PSG e do Istanbul.

A luta contra o racismo no futebol ganhou um capítulo importante no esporte que não pode prescindir dos corpos negros, mas que ainda não aprendeu a respeitá-los.

+ sobre o tema

Prefeito francês acusado de racismo critica ministro de Sarkozy

Fonte: AFP - PARIS, França - Um prefeito francês,...

TJ-SP confirma condenação de réus por atos racistas contra Maju Coutinho

Por vislumbrar a prática de discriminação, a 13ª Câmara de Direito...

para lembrar

Comentário racista mobiliza Rolezinho das Caras Pretas em shopping de SSA

Após ouvir comentário racista em uma loja do Salvador...

Cotas: Senado dá o primeiro passo para renovar política histórica de inclusão

A Lei de Cotas recebeu uma proposta de atualização que foi aprovada na Comissão de Direitos...

Manifesto Luto em Luta por João Pedro

Manifesto Luto em luta por João Pedro e todas...
spot_imgspot_img

Denúncia de tentativa de agressão por homem negro resulta em violência policial

Um vídeo que circula nas redes sociais nesta quinta-feira (25) flagrou o momento em que um policial militar espirra um jato de spray de...

Relatório da Anistia Internacional mostra violência policial no mundo

Violência policial, dificuldade da população em acessar direitos básicos, demora na demarcação de terras indígenas e na titulação de territórios quilombolas são alguns dos...

Aos 45 anos, ‘Cadernos Negros’ ainda é leitura obrigatória em meio à luta literária

Acabo de ler "Cadernos Negros: Poemas Afro-Brasileiros", volume 45, edição do coletivo Quilombhoje Literatura, publicação organizada com afinco pelos escritores Esmeralda Ribeiro e Márcio Barbosa. O número 45...
-+=