Sexo de Deus é indefinido, defende grupo feminista anglicano

Deus não é “ele” nem “ela”. É o que defende a ONG britânica Watch, que representa o interesse das mulheres na igreja anglicana.

por Amelia Butterly no BBC

A organização foi acusada de tentar “reescrever” a doutrina cristã ao encorajar as pessoas a usar o pronome feminino para falar de Deus.

A pároca Jody Stowell, da igreja St Michael & All Angels, no noroeste de Londres, e integrante da Watch, rejeita as acusações e diz que “a discussão não é sobre transformar Deus em uma mulher”.

 

“É sobre resgatar a maneira como a Bíblia descreve Deus”, afirma. “Temos imagens de Deus como uma mãe ursa, feroz, protegendo seus filhos. Não estamos restringindo a noção de Deus como um gênero. Eu gostaria de incentivar as pessoas a explorar esse tipo de imagens. Elas são bíblicas e tradicionais na fé cristã.”

No entanto, a parlamentar conservadora Ann Widdecombe, que deixou a Igreja Anglicana após a ordenação de mulheres ter sido aprovada, nos anos 1990, disse que usar o pronome feminino para se referir a Deus é algo “tolo” e “pensado por lunáticos”.

‘Idoso barbado’

Stowell propõe uma mudança na maneira pela qual Deus é retratado.

“A maioria das pessoas pensa em Deus como um homem idoso, barbado e no céu… e provavelmente branco. Isso não é só uma questão de gênero”, diz a pároca.

“Se (os jovens) ouvirem que Deus não é um homem branco e idoso no céu, mas sim que Ele abriga a todos, se desconstruirmos esse mito, se derrubarmos a ideia de que o cristianismo é algo masculino, pálido e obsoleto, é claro que isso vai levar mais gente a explorar a própria fé.”

deus masculinos
No início deste ano, Libby Lane foi ordenada a primeira bispa da igreja anglicana

As mulheres passaram a poder ser ordenadas na Igreja Anglicana em 1994 – e no início deste ano Libby Lane foi ordenada a primeira bispa.

Apesar de ser crescente o número de padres mulheres, a páraco Stowell afirma que ainda há um longo caminho no que diz respeito a mudar a maneira como a mulher é vista na igreja.

“Se você pensar em quanto tempo a Igreja existe como instituição, vamos levar anos e anos para que se entenda a mensagem, diante de uma estrutura que foi formada por vozes masculinas e de uma maneira masculina.”

+ sobre o tema

Elisa Lucinda, Conceição Evaristo e Lívia Natália

A performance das três autoras citadas, reconhecidas por seu...

Por que mulheres que não querem ter filhos ainda sofrem preconceito?

Com frequência ouvimos falar que um tal “reloginho” soa...

Garoto vítima de homofobia se suicida em Vitória; pais culpam escola do filho

No último dia 17 de fevereiro um garoto se...

Mãe de adolescente que cometeu suicídio após ser estuprada divulga carta da filha

O caso da adolescente Cassidy Trevan, que cometeu suicídio...

para lembrar

Quem é bela, recatada e do lar?

Comecei a ler “mulher, raça e classe” da Angela...

Lula assina lei que eleva pena para pedofilia e estupro

Brasília - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva...

Alguns privilégios CIS

É fácil escrever sobre privilégios masculinos porque conheço as...

Brasil, EUA e África do Sul, por Sueli Carneiro

Aconteceu de 29 de maio a 1º de junho...
spot_imgspot_img

Mulheres recebem 19,4% a menos que os homens, diz relatório do MTE

Dados do 1º Relatório Nacional de Transparência Salarial e de Critérios Remuneratórios mostram que as trabalhadoras mulheres ganham 19,4% a menos que os trabalhadores homens no...

Órfãos do feminicídio terão atendimento prioritário na emissão do RG

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) e a Secretaria de Estado da Mulher do Distrito Federal (SMDF) assinaram uma portaria conjunta que estabelece...

Universidade é condenada por não alterar nome de aluna trans

A utilização do nome antigo de uma mulher trans fere diretamente seus direitos de personalidade, já que nega a maneira como ela se identifica,...
-+=