Movimentos negros dão mais importância ao dia da Consciência Negra do que para o dia do fim da escravidão no Brasil

Ativistas dos movimentos negros defendem que o dia 20 de novembro representa a luta do negro no País

Duas datas são marcantes na história da luta contra a escravidão no Brasil, o 13 de maio, quando a princesa Isabel assinou a Lei Áurea, e o 20 de novembro, data que marca a morte do líder quilombola Zumbi dos Palmares e que se transformou no dia da Consciência Negra. Mas nos últimos tempos, ativistas celebram e dão mais importância  ao dia 20 por representar a luta do negro.  Nesta segunda-feira (13), a assinatura que colocou, em termos legais, fim à escravidão no Brasil completa 125 anos.

A professora de Filosofia e Ciências Sociais Lucilia Laura Pinheiro Lopes afirma que o 20 de novembro  é  o reconhecimento histórico dessa luta por um sistema livre.

— Têm uma importância muito maior porque mostra toda a luta do povo negro pela liberdade. O dia 13 de maio é conhecido na história como se a princesa tivesse “dado” a liberdade, o que não aconteceu porque a liberdade só veio depois de muitas lutas do povo negro, dos quilombolas e de pressão estrangeira do capitalismo.

Já o diretor executivo da Educafro, Frei Davi Santos, lembra de uma reunião realizada entre setores da comunidade negra, há alguns anos, que estabeleceu a data 20 de novembro como celebração positiva do povo negro no País.

— Já maio seria o mês para denunciar os abusos  contra os negros no Brasil.

Em 1988, houve o processo para valorizar uma data de protagonismo negro. A professora de história da Unesp Lucia Helena Silva conta que, diferentemente de 13 de maio, em que o fim da escravidão traz consigo certo aspecto de “bondade” por parte da princesa Isabel, o 20 de novembro lembra Zumbi dos Palmares e sua luta pela liberdade do povo negro. — Hoje vemos que o processo de libertação não foi só um ato humanitário da princesa, mas o 13 de maio ainda é marcante em diversos grupos atuais. Apesar de garantir a liberdade legal, a história destaca que os negros não receberam estrutura para se tornarem realmente livres, como afirma o professor de História e Geografia do Colégio Anchieta Fernando Santos Martins Portugal. — O 13 de maio foi quando os negros foram libertos da escravidão, mas não economicamente. Eles continuaram a ter uma vida medíocre. Já em novembro, é celebrado mesmo o dia da consciência negra. O coordenador pedagógico do Sistema COC de Ensino, da Pearson, Juliano de Melo Costa, historiador e mestre em Educação Brasileira, diz que movimentos negros da época são geralmente esquecidos pelos livros didáticos. — Apesar de o processo abolicionista ter raízes internacionais, como a pressão inglesa em busca de novos mercados consumidores e a pressão interna em busca de mão de obra assalariada para o plantio do café, afim de exportar o produto, o processo abolicionista remonta às lutas quilombolas e aos movimentos sociais, geralmente esquecidos pelos livros de história do século passado e pelos próprios historiadores. De qualquer forma, os vestibulares estão tentando trazer à luz novas visões historiográficas, que enriquecem o debate acerca da abolição e atualizam a reflexão para melhorar as discussões sobre inclusão social, cotas raciais, e outros temas relevantes.

*Colaborou Jéssica Rodrigues

 

 

Fonte: R7

+ sobre o tema

Jovens africanos passam a ter acesso a crédito para inovação

Os fundos "Semente de Inovação em África" e...

Morre estrela da ópera Jessye Norman, aos 74 anos

A soprano americana Jessye Norman, vencedora de quatro prêmios...

para lembrar

Camila Pitanga será faxineira “invisível”

Personagem de "Cama de Gato", nova trama das 18h,...

Musical ‘Samba Futebol Clube’ chega ao CCBB Rio

O musical "Samba Futebol Clube" estreia no Centro Cultural...

Lewis Hamilton é homenageado pela Câmara e recebe título de cidadão honorário brasileiro

O piloto de Fórmula 1 Lewis Hamilton participou nesta segunda-feira (7)...

América Latina para além dos dados

A integração dos povos necessita modificar o histórico caminho...
spot_imgspot_img

Mulheres sambistas lançam livro-disco infantil com protagonista negra

Uma menina de 4 anos, chamada de Flor de Maria, que vive aventuras mágicas embaixo da mesa da roda de samba, e descobre um...

Peres Jepchirchir quebra recorde mundial de maratona

A queniana Peres Jepchirchir quebrou, neste domingo, o recorde mundial feminino da maratona ao vencer a prova em Londres com o tempo de 2h16m16s....

Juçara Marçal e Rei Lacoste lançam o Amapiano “Sem contrato”

A dupla Juçara Marçal (Rio de Janeiro) e Rei Lacoste (Bahia) lançam nesta sexta-feira (26) o single “Sem Contrato” nas principais plataformas digitais e...
-+=