Delfim Netto compara domésticas a animais e recebe notificação de ONG

O ex-ministro da Fazenda Delfim Netto comparou empregadas domésticas a animais em um programa de TV. Apesar de ele ter negado a intenção de ofender a categoria, a ONG Doméstica Legal enviou ao ex-ministro uma notificação extrajudicial (um documento enviado a ele por um cartório) pedindo retratação pública.

Delfim fez a comparação no último domingo (4) enquanto participava de uma entrevista no programa Canal Livre, da TV Bandeirantes. Ele lamentou a queda na oferta do número de empregadas domésticas no mercado de trabalho enquanto analisava a ascensão de classes no Brasil.

– Há uma ascensão social incrível. A empregada doméstica, infelizmente, não existe mais. Quem teve este animal, teve. Quem não teve, nunca mais vai ter.

O presidente da ONG, Mario Avelino, afirmou ao R7 que o ideal é que Delfim vá novamente a um canal de televisão pedir desculpas.

– Não se chama 7 milhões de trabalhadores de animais. Ele foi muito infeliz na declaração.

Segundo Avelino, os trabalhadores terão o direito de pedir na Justiça uma indenização por danos morais caso a retratação não seja feita.

– Que sirva de exemplo para quem tem projeção pública. Que ele assuma a humildade do erro, ou as consequencias.

Para o presidente de ONG, Delfim não estava mal intencionado, mas precisa ter responsabilidade sobre as declarações que dá em público em razão dos diferentes níveis de instrução da sociedade.

– Honestamente, não acho que ele tenha dito por maldade, mas o linguajar comum entre os economistas não chega a todos os trabalhadores. Ao contrário: desvaloriza um trabalho que já é discriminado. Os domésticos têm o direito de se sentirem ofendidos. Recebemos e-mails exigindo que tomássemos uma providência.

R7 entrou em contato com a assessoria do ex-ministro, que até a publicação desta reportagem não retornou contato.

Fonte: R7

+ sobre o tema

Mulheres negras enfrentam barreira maior no mercado de tecnologia

O Brasil tem mais negros (56%) e mulheres (52%),...

Marina: Paradoxos

 Há algo perturbador na performance eleitoral de Marina da...

para lembrar

Ana Paula Xongani estreia no GNT e se torna primeira brasileira com dreads em campanha de cabelos

A influenciadora digital fez os dreads durante uma viagem...

Sobre a solidão da mulher negra

Esse texto é sobre a solidão da mulher negra. Por Albertina...

Morre em Salvador a líder religiosa Makota Valdina

A educadora, líder religiosa e militante da causa negra,...

Mulheres Maravilhosas: Cristiane Sobral

Não me lembro exatamente como entrei em contato com...
spot_imgspot_img

Poesia: Ela gritou Mu-lamb-boooo!

Eita pombagira que riscaseu ponto no chãoJoga o corpo da meninade joelho num surrão. Grita ao vento seu nomeComo se quisesse dizerQue mulher tem que...

A mulher negra no mercado de trabalho

O universo do trabalho vem sofrendo significativas mudanças no que tange a sua organização, estrutura produtiva e relações hierárquicas. Essa transição está sob forte...

Peres Jepchirchir quebra recorde mundial de maratona

A queniana Peres Jepchirchir quebrou, neste domingo, o recorde mundial feminino da maratona ao vencer a prova em Londres com o tempo de 2h16m16s....
-+=