Orlando Silva cobra pressa de São Paulo para não perder jogos da Copa 2014

Ministro do Esporte diz que cidade está no limite e ressalta ganhos do País com o Mundial


SÃO PAULO – O ministro do Esporte, Orlando Silva, voltou nesta segunda-feira a cobrar agilidade de São Paulo para não perder a chance de receber jogos da Copa do Mundo de 2014. Apesar do atraso nas obras, a cidade ainda é a favorita para receber a abertura do Mundial. “Ainda dá tempo, mas São Paulo está no limite. São pelo menos 30 meses para que um estádio padrão Fifa fique pronto, e estamos há 35 meses do início da competição. Estes cinco meses é a margem mínima de segurança”, declarou, em entrevista à rádio Estadão ESPN.

O Itaquerão, estádio do Corinthians que está sendo construído na zona leste da capital paulista, deve ser o palco dos jogos. Na semana passada, os vereadores paulistanos aprovaram uma isenção fiscal de R$ 420 milhões para as obras da arena, fato elogiado pelo ministro. “A Copa, além dos jogos, traz ganhos econômicos para o País. Serão gerados 700 mil empregos no Brasil. E São Paulo certamente terá uma receita muitas vezes superior do que aquilo que foi ofertado na forma de incentivos fiscais para o estádio em Itaquera.”

De acordo com Orlando Silva, a hipótese de São Paulo ficar fora do Mundial não é nem cogitada, pelo menos por enquanto. “É a cidade mais importante do Brasil e uma das mais importantes do mundo. O País tem muito a ganhar com SP não só na Copa, mas como um dos grandes protagonistas do evento.”

Divergências. Na Estadão ESPN, o ministro também negou que o governo brasileiro esteja recebendo broncas da entidade máxima do futebol. “A Fifa não tem moral nem autoridade para puxar orelha de ninguém, assim como nós não puxamos a orelha deles. O que existem são divergências entre governo do Brasil e Fifa. Cada um defende seus interesses, é absolutamente natural.”

Ele também falou que, assim como havia sido prometido pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, não há dinheiro público investido diretamente em estádios. “O que o BNDES faz é empréstimo, assim como acontece em diversos outros empreendimentos privados. É uma operação bancária, o banco ganha com isso, cobra juros.”

Na entrevista, Orlando Silva também defendeu o Regime Diferenciado de Contratações, projeto já aprovado na Câmara Federal. “Queremos diminuir a burocracia e garantir competitividade entre empresas, assim podemos diminuir a corrupção. O contribuinte certamente saberá quanto foi o gasto público com as obras.”

 

 

Fonte:  Estadão

+ sobre o tema

Salgueiro derruba obelisco com a palavra racismo e emociona Sapucaí

Com um enredo que aborda a Resistência Negra, a escola...

“Carta para minha irmã Angela Davis” por James Baldwin

Se fosse vivo, James Baldwin teria feito 93 anos...

Museu Nacional da Memória Afrodescendente

  A ministra da Cultura Marta Suplicy aprovou,...

V Congresso de Advogadas e Advogados Afro-brasileiros – 20/06

A Comissão de Igualdade Racial da OAB de São...

para lembrar

Três países africanos tornam-se doadores do Fundo Africano de Desenvolvimento

    Angola, Egito e Líbia formalizaram suas adesões no final...

Lima Barreto: um gênio negro e o reconhecimento tardio – Por Davi Nunes

  Por Davi Nunes Do Portal Sotero Preta No próximo ano, 2017,...

“O corpo é a ferramenta visual da música”, diz a cantora sergipana Héloa

A musicalidade de Héloa vem do berço. Filha de...

Vivian Eichler: Uma longa caminhada

Aprendi a cantar em 1994 trechos de Nkosi Sikelel...
spot_imgspot_img

Juçara Marçal e Rei Lacoste lançam o Amapiano “Sem contrato”

A dupla Juçara Marçal (Rio de Janeiro) e Rei Lacoste (Bahia) lançam nesta sexta-feira (26) o single “Sem Contrato” nas principais plataformas digitais e...

50 anos de Sabotage: Projeto celebra rapper ‘a frente do tempo e fora da curva’

Um dos maiores nomes no hip hop nacional, Sabotage — como era conhecido Mauro Mateus dos Santos — completaria 50 anos no ano passado. Coincidentemente no mesmo ano...

Iza faz primeiro show grávida e se emociona: “Eu estou muito feliz”

Iza se apresentou pela primeira vez grávida na noite do sábado (27), em um show realizado no Sesc + Pop, em Brasília, no Distrito Federal. Destacando...
-+=