Polícia prende homem que foi flagrado ofendendo com racismo o senegalês Diouf

A polícia inglesa informou nesta quarta-feira que um homem foi preso por ofender o senegalês El-Hadji Diouf, do Leeds United, com ofensas racistas. O incidente ocorreu durante uma partida contra o Millwall, válida pela segunda divisão do Campeonato Inglês, e foi flagrado pelas câmeras de televisão do Sky Sports News.

Os xingamentos foram capturados pela emissora e transmitidos em tempo real. A repercussão negativa do caso forçou a abertura de uma investigação que culminou na prisão desta quarta-feira. De acordo com o jornal The Guardian, o Millwall lamentou o ocorrido na competição e prometeu banir todos os culpados de suas partidas.

As ofensas vieram à tona novamente com a batalha travada por jogadores e dirigentes contra o racismo na Europa. O próprio Diouf chegou a dizer que não havia escutado nenhum tipo de xingamento e, inicialmente, forçou o cancelamento das investigações. Apesar de ter ocorrido em novembro, o caso voltou a ser assunto e obrigou o Millwall a pedir desculpas oficialmente. 

“Como todos os torcedores do Millwall e de futebol em geral, nós fomos surpreendidos pelas imagens que vimos. Infelizmente, o racismo existe em nossa sociedade e certos indivíduos querem trazer isso para o campo de futebol. Nós não aprovamos atitudes como estas e desejamos ver o seu fim no esporte”, comentou Andy Ambler, chefe executivo do clube inglês.

A questão racial se tornou um dos grandes problemas enfrentados pelas autoridades europeias. Os casos encabeçados por John Terry, do Chelsea, e Luis Suárez, do Liverpool, geraram protestos por parte de torcedores e personalidades ligadas ao futebol. Recentemente, o atacante Kevin-Prince Boateng, do Milan, abandonou o gramado por ser discriminado em um amistoso e fez com que atletas iniciassem uma nova campanha contra o preconceito no Velho Continente.

 

 

Fonte: Superesporte

+ sobre o tema

Marcha em Washington relembra momento histórico de Martin Luther King em 1963

"Viajei mais de 800 quilômetros desde Ohio para ter...

“Ô dó!”: sobre o sentimento de pena da branquitude diante da nossa dor

Dissimular uma aparente simetria na sociedade, ignorando desvantagens estruturais...

USP – Meritocracia justa ou injusta?

por: FREI DAVID SANTOS, DANIEL CHIGNOLI e REINALDO JOÃO...

para lembrar

Croácia multada por racismo a Balotelli

  Adeptos croatas usaram objetos pirotécnicos e tiveram conduta imprópria,...

Wakanda para sempre: a reparação devida

Representatividade. Esse foi o móbile que imortalizou o ator...
spot_imgspot_img

Prisão de torcedores deveria servir de exemplo para o futebol brasileiro

A condenação de três torcedores racistas na Espanha demonstra que, apesar da demora, estamos avançando em termos de uma sociedade que quer viver livre...

Futuro da gestão escolar

A educação pública precisa de muitos parceiros para funcionar. É dever do Estado e da família, com colaboração da sociedade, promover a educação de todas as...

Educação para além dos muros da escola

Você pode fornecer escolas de qualidade para os mais pobres e, mesmo assim, talvez não veja a mudança na realidade do país que se...
-+=