Outro olhar: Fotógrafo e escritor combatem estereótipos africanos no ‘Everyday Africa’

Se imagens de crianças mal nutridas e guerra civil emergem na sua mente quando o assunto é África, o perfil colaborativo no Instagram ‘Everyday Africa’ do fotógrafo, Peter DiCampo, e do escritor, Austin Merrill, apresenta uma nova realidade sobre o dia a dia desse continente, combatendo os estereótipos africanos.

no Mistura Urbana

São somente pessoas vivendo suas vidas, penso que essa é a maneira como as pessoas devem ser vistas, não importando sua origem.

Helon Habila
Escritor nigeriano

DiCampo estabeleceu a conta no Instagram depois de perceber que seu smartphone capturava uma faceta da África que seu trabalho como fotográfo profissional não permitia realizar.

Administrado por 14 profissionais, a riqueza e variedade das imagens que registram a vida do povo africano transcende o estereótipo de pobreza e violência.

O escritor nigeriano Helon Habila foi convidado para realizar uma curadoria sobre as imagens que representam seu país, dizendo que: “(O fotógrafo) mostrou as pessoas sendo somente pessoas, sem intenção, sem política, sem inclinações – sejam elas positivas ou negativas. São somente pessoas vivendo suas vidas, penso que essa é a maneira como as pessoas devem ser vistas, não importando sua origem.”

DiCampo e Merrill esperam utilizar as imagens para educar alunos norte-americanos sobre a África, mostrando as similaridades e diferenças entre as culturas.

 

 

+ sobre o tema

Negro, marginal e rebelde, Lima Barreto será o próximo homenageado da Flip

A organização da Flip (Festa Literária Internacional de Paraty)...

Amílcar Cabral: o pedagogo político-cultural das lutas anticoloniais africanas

Mario de Andrade, combatente contra o colonialismo português em...

para lembrar

Cantor Péricles desabafa sobre preconceito e diz gostar de ser gordo

A revista Sexy desse mês traz uma entrevista com...

Quem era Jó, por que ele tinha escravos e o que diabo é caxangá?

Jó foi um personagem do Antigo Testamento. Segundo o...

Angola: Lilian Thuram apresenta em Luanda sua visão sobre racismo

Luanda - O antigo jogador da selecção francesa de...
spot_imgspot_img

50 anos de Sabotage: Projeto celebra rapper ‘a frente do tempo e fora da curva’

Um dos maiores nomes no hip hop nacional, Sabotage — como era conhecido Mauro Mateus dos Santos — completaria 50 anos no ano passado. Coincidentemente no mesmo ano...

Juçara Marçal e Rei Lacoste lançam o Amapiano “Sem contrato”

A dupla Juçara Marçal (Rio de Janeiro) e Rei Lacoste (Bahia) lançam nesta sexta-feira (26) o single “Sem Contrato” nas principais plataformas digitais e...

Podcast brasileiro apresenta rap da capital da Guiné Equatorial, local que enfrenta 45 anos de ditadura

Imagina fazer rap de crítica social em uma ditadura, em que o mesmo presidente governa há 45 anos? Esse mesmo presidente censura e repreende...
-+=