Após gafe da IstoÉ, Luiza Erundina defende: ‘Agressão de gênero não é crítica política’

A deputada federal Luiza Erundina (PSOL) postou em seu Facebook uma nota na qual repudia a agressão de gênero à presidente Dilma Rousseff.

Por , do HuffPost Brasil

No texto, ela diz que “agressão de gênero não é crítica política” e que a presidente “merece ser criticada por várias decisões tomadas à frente do Executivo”, mas que isso não justifica as agressões de gênero direcionadas a ela.

AGRESSÃO DE GÊNERO NÃO É CRÍTICA POLÍTICA

A presidente Dilma Rousseff merece ser criticada por várias decisões tomadas …

Publicado por Luiza Erundina em Segunda, 4 de abril de 2016

A postagem da deputada foi feita dois dias depois da divulgação da polêmica capa da última edição da revista IstoÉ. A reportagem intitulada “As explosões nervosas da presidente” mostra Dilma como uma autoridade desequilibrada e sem condições emocionais para comandar o País.Desde sua publicação, a reportagem foi duramente criticada nas redes sociais por feministas, que a consideraram extremamente machista e compartilharam a hashtag #IstoÉMachismo.

Este não é um post sobre política.

Este é um post sobre GASLIGHTING, que é uma forma de machismo cruel e perniciosa….

Publicado por Think Olga em Sábado, 2 de abril de 2016

No último sábado, o Think Olga, ONG dedicada ao empoderamento feminino, divulgou uma nota sobre o tema, contextualizando-o com o termo Gaslighting – violência emocional por meio de manipulação psicológica, que leva a mulher a achar que é louca ou incapaz.

“É muito grave quando a imprensa apresenta esse comportamento – e ela o faz com toda intenção e consciência de seus atos -, pois ela legitima sua ocorrência nas nossas vidas e na vida de todas as mulheres. Como no caso da capa desta semana da Revista ISTOÉ, que traz a presidente Dilma em uma foto de aparente descontrole emocional e cujo foco é noticiar esse comportamento na presidenta com o único objetivo de retratá-la como louca e desmerecê-la pessoal e profissionalmente.”

No último domingo, Erundina formalizou sua pré-candidatura à Prefeitura de São Paulo pelo PSOL. Após deixar o PSB em março, a deputada agora disputará a prefeitura da capital com Ivan Valente como vice.

+ sobre o tema

Teresa do Quariterê (Teresa de Benguela)

Aqui em nosso país, seguindo a tradição do protagonismo...

para lembrar

O único medo de Nury, uma mulher negra que cresceu em Montevidéu, no Uruguai

Numa calçada de uma rua não muito movimentada, pelo...

Descolonizar escola, nova batalha de bell hooks

Começar por sempre pensar no amor comouma ação, em...

ONU: Igualdade entre homens e mulheres levará mais 300 anos para ocorrer

Numa declaração que deixou uma sala em um silêncio...
spot_imgspot_img

Universidade é condenada por não alterar nome de aluna trans

A utilização do nome antigo de uma mulher trans fere diretamente seus direitos de personalidade, já que nega a maneira como ela se identifica,...

O vídeo premiado na Mostra Audiovisual Entre(vivências) Negras, que conta a história da sambista Vó Maria, é destaque do mês no Museu da Pessoa

Vó Maria, cantora e compositora, conta em vídeo um pouco sobre o início de sua vida no samba, onde foi muito feliz. A Mostra conta...

Nath Finanças entra para lista dos 100 afrodescendentes mais influentes do mundo

A empresária e influencer Nathalia Rodrigues de Oliveira, a Nath Finanças, foi eleita uma das 100 pessoas afrodescendentes mais influentes do mundo pela organização...
-+=