Guest Post »

Coleção revela continente africano como você nunca viu

É raro encontrar projetos que retratam a África para além dos estereótipos como fome, pobreza e passividade. Para mudar a visão dos brasileiros sobre o continente africano e apresentar a relação que há entre o Brasil e a África, a jornalista Flora Pereira e o designer Natan Aquino criaram em 2012 o projeto Afreaka. A iniciativa ganhou colaboradores e passou a atuar em diversas frentes como educação, produção cultural e comunicação.

por Aline Ramos no Ondda

A novidade deste ano é que em fevereiro o grupo lançará uma coleção de livros que apresenta o continente africano de uma maneira diferente e inovadora. Com conteúdo apurado em 15 países africanos, a coleção “Afreaka: África sem estereótipos” busca estabelecer diálogos entre a cultura brasileira e as produções culturais da África contemporânea, apresentando, em artigos e entrevistas, um continente protagonista, inovador e sócio-culturalmente ativo, distante da imagem estereotipada das grandes mídias.

A coleção contará com quatro volumes que passam por temas como mídia, literatura, tecnologia,filosofia, artes em geral e educação. Os livros serão distribuídos gratuitamente em 1800 escolas públicas e instituições culturais de todo o estado de São Paulo. O objetivo é fortalecer o cumprimento da Lei 10.639/03 que obriga o ensino da história e cultura afro-brasileira em toda a rede de ensino. Por se tratar de um material multidisciplinar as publicações podem servir como fonte de conhecimento didático sobre as sociedades africanas, cultura e formas de expressões artísticas atuais.

Apesar do foco educacional, a publicação é destinada para todos aqueles que buscam entender e resgatar a identidade brasileira. O lançamento será no dia 13 de fevereiro, às 18h30, no Cine Olido (Galeria Olido). Para introduzir o público no tema dos livros, haverá no dia uma mesa de debate, intervenção gastronômica e apresentação musical. A coleção estará a venda no lançamento e no site pelo valor de R$50.

mais informações

##**Lançamento Coleção ‘Afreaka: África sem estereótipos**’##

Com conteúdo apurado in loco, em 15 países africanos, a Coleção de Publicações “Afreaka: África sem estereótipos” busca estabelecer diálogos entre a cultura brasileira e as produções culturais da África contemporânea, apresentando, em artigos e entrevistas, um continente protagonista, inovador e sócio-culturalmente ativo, distante da imagem estereotipada das grandes mídias.

Para promover o cumprimento da Lei 10.639/03 e reforçar a presença de África nas instituições de ensino, o Afreaka distribuirá gratuitamente a coleção em 1800 escolas públicas e instituições culturais de todo o estado de São Paulo. De natureza multidisciplinar, o objetivo é que as publicações possam servir como uma fonte de conhecimento didático sobre as sociedades africanas, suas culturas e formas de expressões artísticas atuais; conjugando-o com a estratégia e perspectiva proposta dentro dos parâmetros curriculares e modalidades de ensino.

A coleção contará com:
Volume 1 – Mídia, Literatura, Arte, Grandes Impérios e Identidade
Volume 2 – Línguas, Autenticidade, Sustentabilidade, Tecnologia e Filosofia
Volume 3 – Grafite, Sociedades Tradicionais, Música, Dança e Grandes Cidades
Volume 4 – África nas Escolas – sugestão de atividades e exercícios para a sala de aula.

Espera-se que cada publicação possa servir tanto para alunos, professores e multiplicadores da educação, mas também para um público muito mais amplo: aquele que busca entender e resgatar a identidade brasileira, não deixando de lado essa grande e importante parte de sua origem. Educação e cultura unidas para o desenvolvimento de uma perspectiva crítica a acerca da África, muito mais próxima do Brasil do que se imagina, na sala de aula, mas também, fora dela.

Serviço:
A coleção estará a venda no dia para público geral, pelo valor de R$50,00 no lançamento e no site (www.afreaka.com.br) após o lançamento.
Lançamento: Dia 13/02 às 18h30 no Cine Olido, Galeria Olido
Mesa de Debate + Intervenção Gastronômica com Surama Caggiano + Apresentação Musical
Em breve mais informações sobre o evento.

A coleção foi contemplada pelo Edital Proac Publicações Culturais da Secretaria de Cultura. A distribuição e divulgação da revista será feito em parceria com a Secretaria Estadual de Educação de São Paulo, Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, Fundação Rosa Luxemburgo e Baobá Comunicação e Cultura.

Artigos relacionados