Ele não assume suas responsabilidades

Além de mentir na ONU, Bolsonaro recorre após ser condenado por falsa acusação contra jornalista

O discurso de Jair Bolsonaro na abertura da Assembleia-Geral da ONU faz parte de um infame cotidiano de ataques do presidente que não respeita a liturgia do cargo. Além das inverdades ao apresentar o seu modelo de sociedade ideal brasileira, Bolsonaro atacou toda a nossa diversidade étnico-racial, ao defender o Brasil como nação cristã, e a pluralidade na constituição das famílias, ao discorrer sobre um modelo conservador e irreal fundamentado na família tradicional.

A liberdade de expressão, também mencionada por ele, foi utilizada por sua defesa no último dia 15 de setembro para recorrer à condenação em segunda instância por ter acusado falsamente a jornalista Bianca Santana de escrever fake news. O que ele entende como liberdade de expressão são as mentiras e ataques que pratica.

O presidente recorreu da decisão de juízes e desembargadores do Tribunal de Justiça de São Paulo alegando, em resumo, que a jornalista não teria sofrido dano moral com sua acusação. Em um dos recursos, a advogada de Bolsonaro chega a afirmar que o texto com a pergunta sobre o envolvimento da família Bolsonaro com o assassinato de Marielle Franco “poderia configurar até mesmo calúnia”. Preferimos não compreender tal insinuação como ameaça de processo para focarmos nos recursos à condenação que Jair Bolsonaro já recebeu.

A contestação foi feita um dia depois de o presidente declarar que fake news não são problema; afinal, “quem nunca contou uma mentirinha?” (palavras dele). No mesmo dia 14 de setembro foi para o Supremo Tribunal Federal o recurso de Bolsonaro contestando a condenação em outros processos, como por ter sido homofóbico na TV aberta, em 2011, e por ter sido julgado culpado nos violentos ataques misóginos à deputada federal Maria do Rosário (PT-RS) e à jornalista da Folha Patrícia Campos Mello.

A vitória honrosa na Justiça de mulheres, pessoas negras e LGBTQIA+ não é tolerável pelo presidente. Mas é preciso demarcar que esses grupos o condenaram no Judiciário, em primeira e em segunda instância. Além de não acatar a condenação e se responsabilizar por seus atos ilegais, Bolsonaro parece querer desafiar o STF mais uma vez. Agora, tenta deturpar o sentido da liberdade de expressão.

É preocupante notar também que, ao apontar inimigas, Bolsonaro oferece a seus seguidores a explicitação de possíveis alvos. Têm crescido as agressões físicas, como testemunhamos exemplarmente na semana passada, quando um quilombola foi amarrado e agredido no Rio Grande do Norte e travestis foram assassinadas a bala em Pernambuco, Goiás e no Distrito Federal.

O presidente não se importa em envergonhar o povo brasileiro em sua diversidade enquanto milhões de empobrecidos e vilipendiados vão para a fila dos supermercados para comprar ossos para garantir o sustento.

Nós, defensoras e defensores negros de direitos humanos, jornalistas, quilombolas, juventudes rebeladas e periferias mobilizadas vamos seguir na trincheira das lutas, organizando nosso povo, levando comida e esperança com a campanha #TemGenteComFome e plantando revoluções com a forte presença de nossa memória de secular resistência.

Coalizão Negra por Direitos segue no enfrentamento a Jair Bolsonaro. Caso o STJ ou o STF julguem pertinentes os recursos, nosso grupo jurídico atuará para que a justiça prevaleça. Seguimos, mesmo que seus aliados sejam violentos e que o presidente da República, ele mesmo, pose sorrindo com placa de “CPF cancelado”, legitimando o jargão das milícias para o assassinato de pessoas. Seguiremos enfrentando o genocídio negro e perguntando: Jair Bolsonaro, qual a relação da sua família com o assassinato de Marielle Franco?

Anielle Franco
Bianca Santana
Douglas Belchior
Vilma Reis

Integrantes da Coalizão Negra por Direitos

+ sobre o tema

Que escriba sou eu?

Tenho uma amiga que afirma que a gente só prova...

Grupos de periferia se articulam em São Paulo para defender democracia e Dilma

Após violência contra militantes de esquerda em manifestações, Cooperifa...

Vox/Band/iG: Dilma cai de 56% para 54%

Candidata petista varia para baixo pela primeira vez dentro...

para lembrar

Virada Sustentável premia três pessoas transformadoras em 2014

Após um mês de votação aberta no site do...

Douglas Belchior: “Exigimos a saída imediata do comandante da Rota”

Em entrevista à Fórum, o ativista do movimento negro,...

Lula se reúne com Douglas Belchior e Benedita da Silva e discute agenda política para o país

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva se encontrou,...

Fórum da ONU em Genebra discute desenvolvimento econômico dos negros

No terceiro dia do 3º Fórum Permanente de Pessoas Afrodescendentes, promovido pela ONU, em Genebra, a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, destacou a importância...

Ministério da Igualdade Racial lidera ações do governo brasileiro no Fórum Permanente de Afrodescendentes da ONU

Ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, está na 3a sessão do Fórum Permanente de Afrodescendentes da ONU em Genebra, na Suíça, com três principais missões: avançar nos debates...

Projeto Kiriku busca apoio do Ministério da Igualdade Racial para construção de novas afrotecas

A convite do Ministério da Igualdade Racial (MIR), o coordenador do projeto Kiriku e do Grupo de Pesquisa em Literatura, História e Cultura Africana,...
-+=