Intolerância religiosa, racismo, misoginia e homofobia serão temas de um dos carnavais mais politizados do Grupo Especial

Em 2020, mesmo enredos aparentemente menos engajados flertarão com questões contemporâneas

Por Rafael Galdo, Do O Globo

Hélio de la Peña, Carla Cristine e Nando Cunha vão desfilar no Salgueiro, que leva para a Avenida discussão sobre o racismo (Foto: Marcelo Theobald / Agência O Globo / Agência O Globo)

A imagem de Jesus pregado a uma cruz que chegará a 20 metros de altura, na Mangueira. Mulheres ativistas e o símbolo do feminismo estampado em fantasias da Viradouro. Um “planeta fome” na Mocidade. No Salgueiro, a homenagem a artistas negros que lutam contra o racismo. E, na Grande Rio, padres, pastores, pais e mães de santo juntos, numa alegoria para representar um terreiro de candomblé. Impassível ninguém ficará aos desfiles do Grupo Especial que começam hoje à noite na Sapucaí. Aprofundando um rumo trilhado nos últimos carnavais, o deste ano levará ao Sambódromo assuntos que fervilham na sociedade atual.

Será um cortejo de bandeiras sociais, recados à classe política e a signos que estão no centro dos debates do momento. Ainda haverá espaço para viagens a civilizações antigas e temas abstratos. No entanto, mesmo enredos aparentemente menos engajados flertarão com questões contemporâneas.

— A exuberância simbólica de uma escola de samba, onde o pobre vira um deus ou faz algo mágico, como uma compensação da realidade, é um fato político importante. Mas os assuntos cada vez mais sérios fazem dos desfiles uma crônica do cotidiano brasileiro, “rotinizam” mais o carnaval — afirma o antropólogo Roberto DaMatta.

O carnavalesco Leandro Vieira - homem negro, careca, vestindo calça jeans e camiseta- sentado sorrindo
A Mangueira do carnavalesco Leandro Vieira levará para a Avenida uma versão da vida de Cristo Foto: Leo Martins / Agência O Globo

Tolerância religiosa, sem dúvidas, será um dos apelos mais recorrentes. A versão mangueirense para a vida de Cristo — representado em diversas faces, como a de um negro ou de um indígena — reverbera uma das temáticas mais polêmicas dos últimos anos, como a que cercou a peça “O evangelho segundo Jesus Rainha do Céu”, encenada por uma atriz transexual. Nessa cadência, o próprio carnavalesco Leandro Vieira costuma ressaltar que todo artista é uma espécie de “esponja”, um radar das tramas que desenrolam à sua volta.

Santos católicos

A religião também atravessa as abordagens de outras escolas, mesmo quando não é o tema central do enredo. E, assim como a Mangueira, algumas delas, como Mocidade, Beija-Flor, Grande Rio e Viradouro, são apontadas como favoritas, numa disputa que promete ser acirrada. Só as imagens de diferentes santos católicos são reproduzidas nas alegorias de pelo menos sete agremiações.

Na União da Ilha, o abre-alas será uma favela hiperrealista, sobre a qual vai “flutuar” uma lua de cinco metros de diâmetro que se abrirá e revelará São Jorge, representado pelo carnavalesco Fran-Sérgio. Já a escultura do Cristo Redentor aparecerá na Tijuca. E, na Grande Rio, o homenageado é o pai de santo Joãozinho da Gomeia, com o último setor inteiro, chamado “O revoar da liberdade”, como um grito contra a intolerância religiosa, o racismo e a homofobia.

Uma lua de cinco metros de diâmetro se abrirá e revelará São Jorge sobre o abre-alas da União da Ilha (Foto: Imagem retirada do site O Globo )

— É um personagem que traz essas questões. Quantos não são os terreiros de candomblé atacados na Baixada Fluminense? — lembra o carnavalesco Leonardo Bora.

Sociólogo do Observatório de Carnaval da UFRJ, Mauro Cordeiro ressalta que essas escolhas não são aleatórias:

— O debate sobre religião, por exemplo, é central na cena pública do país e da cidade do Rio atualmente.

O pesquisador afirma ainda que, num cenário de crise no carnaval, as escolas tentam se reaproximar de seu público e das comunidades. Para ele, isso reflete não só nos enredos, mas também na repetição de cenas como as das favelas, que aparecem na Ilha, Tijuca, Mangueira e Mocidade.

A verde e branco da Zona Oeste, aliás, celebra Elza Soares, a principal personalidade homenageada este ano na Sapucaí. Ela própria encarna muitas das bandeiras que serão levadas à Sapucaí. E, no desfile da escola, aparecerão temas como racismo, feminicídio e misoginia, com a diva como porta-voz das mulheres e da população LGBT.

A Mocidade celebra Elza Soares (Foto: Raphael Vidal / Agência O Globo)

Já a questão ambiental aparecerá na Tijuca e na Portela. A São Clemente, que, desde 2019, retoma sua identidade crítica, tratará de fakenews, caixa 2 e “laranjas”.

— Somos a escola cômica do carnaval — afirma o carnavalesco Jorge Silveira.

Primeiro palhaço negro do país
O caminho da alegria também é o do Salgueiro para tratar de uma ferida exposta do Brasil. A escola celebrará Benjamin de Oliveira, que, entre muitos talentos, foi o primeiro palhaço negro do país. Através de sua história, discutirá o racismo, com a presença de dezenas de artistas negros, como Helio de la Peña, Nando Cunha e Carla Cristine Cardoso.

— Representaremos os “Benjamins” em busca de reconhecimento — diz Helio.

Nando completa:

— O Benjamin se apresentava com uma maquiagem branca no rosto, porque sua pele causava estranheza. O carnaval serve como voz potente para tratar do racismo. O mundo todo está lá para ver.

+ sobre o tema

A guerra suja do FBI contra Martin Luther King

O discurso “I have a dream”, de Martin Luther...

Samuel L. Jackson é confundido com ator negro e se irrita: “não somos todos iguais”

Era apenas mais uma entre as dezenas de entrevistas...

W.E.B Du Bois evidencia que a literatura negra sempre foi profícua

O racismo tem obtido mais relevância no debate público...

para lembrar

Florianópolis terá mês dedicado ao combate ao racismo em alusão ao Dia Nacional da Consciência Negra

Programação oferece atividades como palestras, mesas redondas e mostras....

Vencedora do The Voice, Ellen Oléria emociona em show da Banda Eva

Vencedora do The Voice, Ellen Oléria emociona em show...

Escritor munduruku diz que literatura indígena está crescendo no Brasil

Rio de Janeiro - Graduado em filosofia, história...
spot_imgspot_img

Clara Moneke: ‘Enquanto mulher negra, a gente está o tempo todo querendo se provar’

Há um ano, Clara Moneke ainda estava se acostumando a ser reconhecida nas ruas, após sua estreia em novelas como a espevitada Kate de "Vai na...

Peres Jepchirchir quebra recorde mundial de maratona

A queniana Peres Jepchirchir quebrou, neste domingo, o recorde mundial feminino da maratona ao vencer a prova em Londres com o tempo de 2h16m16s....

Podcast brasileiro apresenta rap da capital da Guiné Equatorial, local que enfrenta 45 anos de ditadura

Imagina fazer rap de crítica social em uma ditadura, em que o mesmo presidente governa há 45 anos? Esse mesmo presidente censura e repreende...
-+=