‘Lamento informar-vos, mas somos todos africanos’, diz o arcebispo sul-africano Desmond Tutu

Os seres humanos só têm uma casa, que estão a destruir, e ainda não perceberam que são “da mesma família”, que, na origem, é africana, afirmou hoje o arcebispo sul-africano Desmond Tutu, numa conferência na Fundação Gulbenkian, em Lisboa.

Recorrendo a histórias bíblicas e com o riso que lhe é característico, Desmond Tutu realçou que uma das “lições de deus” é a de que “não podemos ser humanos em isolamento, precisamos dos outros para nos complementar”.

Acreditando que os seres humanos são originalmente bons e que é “um incrível privilégio fazer deste o nosso mundo”, o Nobel da Paz sul-africano falou do “cuidado pelo outro”, que “é da mesma família”, para, após uma gargalhada daquelas que o caracterizam, dizer: “Lamento informar-vos, mas somos todos africanos.” “Imaginem, se realmente acreditássemos nisto, investiríamos tanto em instrumentos de morte e defesa como fizemos até agora?”, questionou, comparando os “escandalosos orçamentos” gastos em defesa e armamento à pequena parte canalizada para “dar água limpa e comida suficiente às crianças do mundo”.

Manifestando-se impressionado com os jovens e com o seu “incrível idealismo, acreditando que é possível ter um mundo diferente”, o arcebispo e Nobel da Paz referiu-se ao movimento Occupy Wall Street, nos Estados Unidos, para realçar que a falta de tolerância com as desigualdades “não está a acontecer só em países pobres, mas em todo o lado”.

Desmond Tutu partilhou a conferência “Diálogos sobre a paz e o desenvolvimento sustentável” com Jorge Sampaio, que, reconhecendo que “os indivíduos são essenciais”, sublinhou que “nada realmente acontece sem esforço coletivo”. “Temos diálogo todos os dias, mas o diálogo que interessa é sobre as diferenças e sobre o que temos em comum, aquele que obriga a negociar o tempo todo”, destacou o ex-Presidente da República português e atual presidente da Aliança das Civilizações.

Sublinhando que “uma crise em algum lado é uma crise em todo o lado”, Jorge Sampaio afirmou que importa questionar se a democratização, “uma necessidade absoluta”, tem de “ser apenas ocidentalização”, antecipando necessidades de “compromisso”. Elogiando o atual momento de ativismo, Jorge Sampaio justifica os recentes protestos realizados um pouco por todo o mundo como a prova de que desenvolvimento sustentável e justiça social “são duas coisas básicas”.

Enumerando os números negros da pobreza, da literacia, da saúde, da água e do saneamento, recordou o último encontro com Desmond Tutu, em 2008, na Faixa de Gaza, “sítio onde não é fácil entrar e de onde não é fácil sair”.

Reconhecendo não ter a capacidade para citar as escrituras sagradas, o assumidamente não crente Jorge Sampaio reconheceu que é preciso ter “fé”, no sentido de “capacidade para acreditar”.

 

 

 

Fonte: SIC Notícias

+ sobre o tema

Conflitos africanos são alimentados pelo Ocidente

O presidente do Zimbabwe, Robert Mugabe, acusou os...

África ganha 11 bilionários em 1 ano. Veja os mais ricos

  Segundo ranking divulgado pela revista Forbes, 10...

para lembrar

Vencedora de Prêmio Casa a favor de políticas contra o racismo

A cubana Zuleica Romay, Prêmio Extraordinário de Estudos sobre...

Hollande leva a Merkel plano de novo pacto para tirar UE da crise

  O novo presidente francês, François Hollande, tomou...

O país onde os negros tem cabelos naturalmente loiros

Ilhas de Salomão, país localizado no Oceano Pacífico, cerca...

Pesquisadores visitam país da Oceania onde negros têm cabelos naturalmente loiros

Pesquisadores das universidades de Stanford, de Bristol, da...
spot_imgspot_img

Um Silva do Brasil e das Áfricas: Alberto da Costa e Silva

Durante muito tempo o continente africano foi visto como um vasto território sem história, aquela com H maiúsculo. Ninguém menos do que Hegel afirmou, ainda no...

Artista afro-cubana recria arte Renascentista com negros como figuras principais

Consideremos as famosas pinturas “A Criação de Adão” de Michelangelo, “O Nascimento de Vênus” de Sandro Botticelli ou “A Última Ceia” de Leonardo da Vinci. Quando...

Com verba cortada, universidades federais não pagarão neste mês bolsas e auxílio que sustenta alunos pobres

Diferentes universidades federais têm anunciado nos últimos dias que, após os cortes realizados pelo governo federal na última sexta-feira, não terão dinheiro para pagar...
-+=