Livro faz mapeamento de graffiti no Estado de São Paulo

Com lançamentos em São Paulo e Goiânia, jornalista e grafiteiro publicam livro sobre trabalhos de artistas e ações coletivas

por Tamires Santana enviado para o Portal Geledés

O artista visual Donizete de Souza Lima, 42 anos, conhecido por Bonga Mac e a jornalista e design gráfico Tamires Santana, 28 anos, seguem o lema: pelos próprios caminhos. E o primeiro passo já foi dado. Bonga e Tamires uniram suas habilidades e fundaram, em 2013, Bonga Produções, empresa que trabalha com o graffiti, muralismo, arte educação e produção cultural. E dentre os trabalhos desenvolvidos, o livro de arte Tinta Loka Street Book (Ed. Literarua) é um dos que mais se destacam na trajetória. “Viver de arte no Brasil é um desafio e é se reinventar sempre, por isto é necessário buscar os próprios caminhos”, diz Bonga Mac, que está há duas décadas atuando artisticamente nas ruas.

___Tinta Loka Lancamento na New Family Crew Campinas_Foto Tamires Santana

Tinta Loka Street Book faz o mapeamento de 51 artistas e 19 ações coletivas que atuam com o graffiti no estado de São Paulo. “Nossa proposta era abranger territórios nem sempre bem retratados,  como a produção artística e cultural no interior e nas periferias de São Paulo. São locais de forte atuação artística, mas de menor visibilidade, quando se comparado à produção de quem atua na capital paulistana”, conta Tamires Santana.

___Tinta Loja Lancamento na A7MA Vila Madalena_Foto Demetrios dos Santos

Entre pesquisa, colher informações, tradução, revisão e diagramação, foram quase dois anos no processo de construção. E para que a proposta pudesse ser viabilizada, os autores desenvolveram o projeto autoral “Circuito Spray”, o qual foi apresentado à Fundação Stickel, instituição responsável, em financiar o projeto. “O Circuito Spray foi uma ação de contrapartida onde levamos, por meio do graffiti, durante um ano e meio, ações pedagógicas que pudessem trabalhar a autoestima, coletividade e a criatividade, transferindo isto para os muros. Os participantes interagiam e realizaram ações artísticas que os levaram à diversas reflexões e o reconhecimento do território. Alcançamos no todo, uma média de 200 jovens e crianças ao passar pelo Centro Cultural Isaura Neves e EMEF Luciana Pedroni em Caieiras (SP), Casa de Cultura Vinícius de Moraes e ETEC em Francisco Morato (SP) e CEU Perus (Perus) e CEU Paz (JD. Paraná), na cidade de São Paulo (SP)”, diz Bonga.

Saiba mais sobre o  Circuito Spray com Bonga Mac

Bilíngue (português e inglês), em edição de luxo com capa dura impressa em dourado e ilustrada pelo artista Fhero, o livro Tinta Loka Street Book possui 208 páginas que tratam o graffiti com qualidade e como o grande protagonista da cultura urbana. Traz textos de Binho Ribeiro,  produtor da Bienal Internacional Graffiti Fine Art. Recebe como introdução texto de Fab Five Freddy  lendário apresentador nova iorquino do Yo! Raps na MTV americana e co-produtor do clássico filme Wild Style, o qual faz um retrato histórico sobre o surgimento da cultura hip hop. Tem participação do artista Does na contracapa e é comentado pelo artista francês Kongo Mac, o qual compartilha com o leitor o seu olhar sobre o graffiti do Brasil.

___Tinta Loka Lancamento Goiania_Foto Raany Tavares

Artistas das cidades de Rio Claro, São José dos Campos, Jundiaí, Sorocaba, Itapetininga, São Bernardo do Campo, Francisco Morato, Franco da Rocha, Várzea Paulista, Limeira, Campinas, Osasco, Itú, Jacareí, Salto, Caieiras, Guarujá, Indaiatuba, Taubaté, Embu das Artes, Bauru, Taboão da Serra, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, Hortolândia e dos bairros paulistanos Capão Redondo, Jardim Romano, Brasilândia, Perus, São Mateus, Morro Doce, São Miguel Paulista, Jardim Peri, Itaim Paulista, Mooca, Centro, Santana, Diadema, Planalto Paulista, Penha, Taipas, Lauzane Paulista, Vila Rica, Jardim São Paulo, Vila Guilherme, Tucuruvi, Grajaú e Aclimação, marcam presença na obra.

Com lançamentos realizados na A7MA Galeria na Vila Madalena (SP), Livraria Cultura do Conjunto Nacional da Av. Paulista (SP), graffiti shop New Family Crew em Campinas (SP) e Beco da Codorna em Goiânia (GO), os autores dialogam sobre a arte urbana e a importância do registro histórico  da cultura do graffiti, compartilham suas experiências profissionais e artísticas e chamam a atenção sobre a necessidade de uma maior valorização e participação da mulher no graffiti e em outros espaços. Com livro em mãos e o diálogo aberto, Bonga Mac e Tamires Santana esperam concretizar mais um dos objetivos: “incentivar novas pessoas a fazerem os registros de seus trabalhos e da cultura do graffiti e, mais do que isto, inspirar pessoas a se articularem, de forma individual ou coletiva, para a difusão da história do que fazem e de quem faz”, contam.

Confira o que rolou no lançamento da obra no Beco da Codorna, em Goiânia (GO)

Tinta Loka Street Book poderá ser adquirido nas livrarias Literarua, Livraria Cultura, Saraiva, Martins Fontes, Cia. dos Livros e Amazon ou diretamente com os autores ([email protected]).

Livro: Tinta Loka Street Book de Bonga Mac & Tamires Santana (Editora Literarua), 2017

Apresentações: Binho, Fab Five Freddy

Categoria: Hip-Hop / Street Art / Graffiti

Páginas: 208

Dimensões: 22X20 cm.

Valor: R$97,50

+ sobre o tema

Círculo Áfricas: contribuições de intelectuais e artistas africanos no Brasil

O Projeto Círculos Áfricas tem como objetivo organizar...

Primeiro disco de Willow Smith chega às lojas em abril de 2012

De acordo com a gravadora Roc Nation, primeiro álbum...

O desafio de se tornar negro

Não é só uma questão de pele. É um...

Africanos constroem helicópteros caseiros com sucata…e voam

Africanos constroem helicópteros caseiros com motores usados, barras de...

para lembrar

Querida Sinhá Isabel

Daqui a dois dias seremos lembrados que, numa canetada,...

26 filmes para assistir com seu filho

Todos podem se espelhar em exemplos do cinema para...

A Outra Garota Negra: livro sobre racismo no ambiente corporativo vai virar série no Hulu

O livro ‘A Outra Garota Negra’, da autora estadunidense...
spot_imgspot_img

Exposições unem artistas de diferentes gerações para resgatar contribuição negra na arte

"Livros sempre mostraram que a nossa história começava a partir da escravização", afirma a curadora Jamile Coelho que ressalta a importância de museus e...

Templo Espírita Ogum Megê passa a ser considerado Patrimônio Imaterial do Rio de Janeiro

O Templo Espírita Ogum Megê, em Vaz Lobo, na Zona Norte, agora é considerado Patrimônio Imaterial do estado do Rio de Janeiro. A iniciativa...

Nota de pesar: Hildézia Alves de Medeiros

Faleceu hoje Hildézia Alves de Medeiros, mulher, professora negra e nordestina, que foi uma figura icônica nas décadas de 1970 e 1980 no movimento...
-+=