Na ONU, Geledés propõe ações de combate ao racismo para desenvolvimento sustentável

Instituto da Mulher Negra apresentou a fórum relatório com recomendações para redução das desigualdades

Não há desenvolvimento sustentável sem o enfrentamento de todas as formas de racismo, defendeu o Geledés – Instituto da Mulher Negra, nesta quarta-feira (12), durante Fórum da ONU (Organização das Nações Unidas) sobre sustentabilidade. O evento acontece em Nova York desde o dia 10 e vai até 19 de julho.

Fundada pela filósofa e escritora Sueli Carneiro, a organização atua no combate ao racismo e ao sexismo no Brasil. Membro do comitê permanente do Conselho Econômico e Social da ONU, o instituto apresentou um relatório à delegação brasileira nesta quarta, com recomendações para o enfrentamento ao racismo e redução das desigualdades.

Segundo a socióloga Leticia Leobet Florentino, do Geledés, as recomendações foram acolhidas em sua maioria pelo Estado brasileiro. Elas serão integradas ao posicionamento do Brasil e apresentadas na sexta-feira (14).

A socióloga Leticia Leobet Florentino

Entre os tópicos abordados estão o acesso à água potável e ao saneamento básico pela população negra e comunidades tradicionais, a oferta de energia limpa e sua distribuição em áreas periféricas, e a Política Nacional de Habitação.

A expectativa é que o Brasil proponha, por exemplo, que todos os Estados-membros se comprometam a garantir investimentos em infraestrutura, principalmente em áreas marginalizadas e ocupadas por afrodescendentes e comunidades indígenas.

Para isso, deve-se fortalecer a parceria entre os setores público e privado, além da sociedade civil, e assegurar que o acompanhamento de ações seja completo.

Nesse sentido, a avaliação de políticas públicas deverá incluir a coleta e a análise de dados com recortes de gênero, raça e etnia, para reconhecimento das disparidades e identificação de áreas onde as desigualdades são mais prevalentes.

O instituto foi anunciado como membro do comitê permanente do Conselho Econômico e Social da ONU em setembro de 2022. Desde então, produz e apresenta relatórios a partir das necessidades sociais, políticas e econômicas de mulheres negras.

A instituição propôs ainda o uso de tecnologias e práticas desenvolvidas por comunidades tradicionais indígenas e afrodescendentes como solução ecologicamente sustentável ao desenvolvimento do país, o que também contribui para a valorização da cultura desses povos e comunidades.

De acordo com o relatório, a desproporção no acesso à saúde deixou pessoas negras mais expostas ao coronavírus e, consequentemente, à mortalidade.

As condições de desigualdade social de pessoas negras também se agravaram durante a pandemia, aumentando os desníveis na educação, a baixa empregabilidade e a crise de insegurança alimentar em famílias negras.

“Tudo isso repercute no aumento das desigualdades estruturais e reforça o estigma dessa população na sociedade. Este quadro resulta de uma incapacidade do Estado brasileiro em enfrentar o racismo sistêmico, o que coloca cada vez mais distante o tão almejado desenvolvimento sustentável. Portanto, não há desenvolvimento sustentável sem enfrentamento ao racismo”, diz texto.

Para a instituição a Agenda de 2030 da ONU só será efetivamente cumprida caso os Estados-membros se comprometam a abordar e combater o racismo de forma abrangente.

O Geledés também participa do Comitê contra Tortura, do Conselho de Direitos Humanos, do Grupo de Trabalho sobre Afrodescendentes e do Fórum Permanente sobre Pessoas de Afrodescendência, ambos da ONU, além da Comissão Interamericana de Direitos Humanos.

+ sobre o tema

Grupo estabelece urgência no combate ao racismo global

Geledés – Instituto da Mulher Negra realizou nesta terça-feira,...

Geledés obtém duas importantes vitórias em documento da ONU

Geledés - Instituto da Mulher Negra encerrou nesta sexta-feira...

Em feito histórico, Geledés demanda na ONU reparação aos afrodescendentes   

“Nesta quinta-feira, Geledés realizou um feito histórico ao ser...

para lembrar

Brasileiros participam de Curso para Defensores e Defensoras de Direitos Humanos na OEA

Três representantes de entidades da sociedade civil brasileiras, entre...

Brasil responde a processo inédito por discriminação racial no trabalho na Corte IDH

A Corte Interamericana de Direitos Humanos (Corte IDH) realizou...

Geledés e OEA juntas em Washington

Em parceria com a Missão Brasileira na Organização dos...

Peritos da ONU acatam recomendações de relatório de Geledés sobre tortura

Hoje foi o primeiro dia de sabatina do Estado brasileiro diante do Comitê Contra a Tortura das Nações Unidas, em Genebra, e já se...

Fórum da ONU em Genebra discute desenvolvimento econômico dos negros

No terceiro dia do 3º Fórum Permanente de Pessoas Afrodescendentes, promovido pela ONU, em Genebra, a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, destacou a importância...

Documento final da CSW leva parecer de organizações negras do Brasil

Em parceria estabelecida entre Geledés - Instituto da Mulher Negra e as organizações-não-governamentais Casa Sueli Carneiro e Criola, foi-se possível alcançar um importante resultado...
-+=