”Trabalhar com as crianças me agradou muito, pois temos bastante o que aprender com eles, que são o futuro”, disse
São Paulo – O percussionista Naná Vasconcelos, vencedor no ano passado do Grammy Latino, participará nesta sexta-feira de um show com integrantes do Projeto Guri, um dos maiores programas sociais voltado para jovens do país.
”Trabalhar com as crianças me agradou muito, pois temos bastante o que aprender com eles, que são o futuro”, disse Naná à Agência Efe durante o último ensaio antes da realização do espetáculo ”Calungá: o mar que separa é o mar que une”, que recupera as raízes afro-brasileiras e será apresentado no Auditório do Ibirapuera, em São Paulo.
Para Naná Vasconcelos, ”o continente africano é a coluna vertebral do mundo e o berço da expressão cultural que temos hoje”. O vencedor no ano passado do Grammy Latino de Melhor Álbum de Raízes Brasileiras expressou seu desejo de divulgar este tipo de projetos em países vizinhos ”que também são muito ricos em sua música e cultura”.
O espetáculo ”Calungá”, palavra de origem africana que quer dizer ”travessia pelo mar”, aborda o universo afro-brasileiro e evoca o percurso dos escravos negros para chegar ao Brasil.
”O mesmo mar que os separou de seu continente, uniu os povos e acrescentou influências, deixando como herança a contribuição para a formação da identidade cultural brasileira”, destacou a organização do espetáculo em comunicado.
O músico de 67 anos preparou e comandou o espetáculo musical ao lado de 38 jovens que fazem parte do projeto promovido há 16 anos pela Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo com jovens da rede pública de ensino.
Fonte: Exame