Naná Vasconcelos faz show com jovens de projeto social

”Trabalhar com as crianças me agradou muito, pois temos bastante o que aprender com eles, que são o futuro”, disse

São Paulo – O percussionista Naná Vasconcelos, vencedor no ano passado do Grammy Latino, participará nesta sexta-feira de um show com integrantes do Projeto Guri, um dos maiores programas sociais voltado para jovens do país.

”Trabalhar com as crianças me agradou muito, pois temos bastante o que aprender com eles, que são o futuro”, disse Naná à Agência Efe durante o último ensaio antes da realização do espetáculo ”Calungá: o mar que separa é o mar que une”, que recupera as raízes afro-brasileiras e será apresentado no Auditório do Ibirapuera, em São Paulo.

Para Naná Vasconcelos, ”o continente africano é a coluna vertebral do mundo e o berço da expressão cultural que temos hoje”. O vencedor no ano passado do Grammy Latino de Melhor Álbum de Raízes Brasileiras expressou seu desejo de divulgar este tipo de projetos em países vizinhos ”que também são muito ricos em sua música e cultura”.

O espetáculo ”Calungá”, palavra de origem africana que quer dizer ”travessia pelo mar”, aborda o universo afro-brasileiro e evoca o percurso dos escravos negros para chegar ao Brasil.

”O mesmo mar que os separou de seu continente, uniu os povos e acrescentou influências, deixando como herança a contribuição para a formação da identidade cultural brasileira”, destacou a organização do espetáculo em comunicado.

O músico de 67 anos preparou e comandou o espetáculo musical ao lado de 38 jovens que fazem parte do projeto promovido há 16 anos pela Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo com jovens da rede pública de ensino.

 

 

Fonte: Exame

+ sobre o tema

11 de Setembro – I BAZAR DA JK – Moda, música e arte

O evento conta com muita música, moda e arte...

Rihanna participa de show de Eminem

Rihanna fez uma participação surpresa no show de...

Joburg Ballet, o outro sonho de Mandela

Durante o ‘apartheid’, o balé era só de brancos...

para lembrar

Eu sou admirador confesso de Luiz Gama, o patrono do abolicionismo no Brasil

Atribui-se a Luiz Gama uma frase que reverbera forte no imaginário...

Homem somali fugindo lembra dos horrores da fome no nordeste africano

Dadaab, no Quênia (AP) - "Durante 17 dias,fugi e...

Sessiona no Uruguai Cúpula Social do Mercosul

Montevidéu, 18 dez (Prensa Latina) Representantes dos países membros...

A cara da nova literatura africana

Em passagem pelo Brasil, Alain Mabanckou esteve presente em...
spot_imgspot_img

Em ‘Topo da Minha Cabeça’, Tássia Reis funde ritmos e guia novo momento

O "Topo da Minha Cabeça", mais recente projeto de Tássia Reis, é um retrato íntimo e poético da sua jornada de autoconhecimento. Em dez faixas, a...

James Earl Jones, a voz de Darth Vader e de Mufasa, morre aos 93 anos

O ator e dublador James Earl Jones, eternamente lembrado como a voz do vilão Darth Vader, morreu nesta segunda (9) aos 93 anos, em...

Documentário resgata pela oralidade história do movimento Black Rio

Nos anos 1970, o Grêmio de Rocha Miranda, na zona norte do Rio de Janeiro, foi palco de uma revolução cultural que reverbera até hoje...
-+=