Nem senzalas, nem armarios: Reflexões sobre ser LGBTQI+ E NEGRE

Dia 17 de maio foi mais um dia internacional da LGBTfobia. Neste dia, há 30 anos (1990), a Organização Mundial da Saúde (OMS) retirou a homossexualidade da Classificação Internacional de Doenças. Um grande avanço para nossa comunidade, que viveu anos de patoligização social e medica. A data sempre é capaz de nos fazer refletir sobre nossos avanços e retrocessos nesse decorrer de lutas. Sou uma muher negra, bissexual e socialista e sempre uso a data para refletir sobre como é ser LGBTQI+ e negre dentro da esquerda e principalmente dentro da comunidade LGBTQi+.

Um dos maiores historicamente desafios teóricos da esquerda e, em especial, dos marxistas, tem sido pensar a sexualidade, as práticas sexuais, as identidades, de maneira revolucionária e por meio do materialismo dialético, sem taxações de pós-modernidade. E um dos maiores desafios da comunidade LGBT é entender a dimensão do racismo como fator significativo nas vivencias sexuais e construções de identidades, assim como a importancia de fazer uma luta anticapitalista pelo marxismo. As disputa de narrativas tanto dos LGBTQI+ que não achavam que tinham espaço na esquerda, como dos marxistas ortodoxos que ridicularizava o movimento e sufocava os debates no conjunto de suas organizações foi uma grande perda para os debates e a construção de um movimento LGBTQI com bases materialistas. Não debater raça por bastante tempo no centro da comunidade LGBTQI+ foi uma perda ainda maior.

Ao longo da historia foram os corpos negres que mais sofriam e menos desfrutavam de qualquer avanço feito pela comunidade LGBTQI. Há de se compreender que nossas orientações sexuais e identidades de gênero são transgressões a essa sociedade patriarcal e conservadora. Amar uma mulher por exemplo, na heterônoma é totalmente potente, ja que essa sociedade molda nossos corpos e desejos nesse ideal burguês de familia, branca, mae, pai,filho, tudo binário, tudo sobre vagina, pênis. E quando se faça a junção com a raça essa transgressão toma outra proporção.Por ser negra a raça se torna um fator constitutivo da minha subjetividade, ser LGBTQI+ não será a mesma coisa.Por exemplo se você é negre e bissexual a piada das duas chances, se desenrolam pra se perceber a solidão da pessoa negra a partir da rejeição de mulheres e homens. É preciso compreender a dimensão da fetichização dos corpos bees em um Brasil que parte da mulheres negras são consideradas mulatas exportação, e hiper sexualizadas desde de cedo.Então qual dimensão isso tem pra uma mulher negra bee? De acordo com o conselho nacional LGBT em 2019, 80% das travestis mortas no Brasil eram negras. Uma pesquisa do Grupo Gay da Bahia (GGB) registrou que entre as mortes LGBTQI+ por assassinato ou suicídio no Brasil, 34% eram de negres.

Todas essas informações precisam ser lidas tambem a partir da perspectiva do sistema capitalista, que é quem mais ganha com essas mortes. Seu papel tem sido principalmente de reforçar essa heterossexualidade sistemática para manutenção de identidades e de papeis de gênero, de superexploração, como é possivel vê pela teoria da reprodução social. Baixar o nivel de escolaridade de pessoas LGBTQI+ principalmente de trans e travestis tambem é outro fator sistematico de uma sociedade que não vai ultrapassa a dimensão do pink money.E é a vida de pessoas negres que vão primeiro tombar.

Para avançarmos partimos da construção de um elo que ligue nossa luta LGBTQI+, a luta antiracista e anticapitalista. Uma comunidade Lgbt que caiba os corpos negres. uma esquerda que caiba a comunidade LGBTQI+. E a destruição total das senzalas e armarios.


** Este artigo é de autoria de colaboradores ou articulistas do PORTAL GELEDÉS e não representa ideias ou opiniões do veículo. Portal Geledés oferece espaço para vozes diversas da esfera pública, garantindo assim a pluralidade do debate na sociedade.

+ sobre o tema

Classe trabalhadora negra entre o rural e o urbano (1920-1930)

Vamos falar sobre a classe trabalhadora negra entre o...

Waack e o Pretismo

Waack bateu nos petistas o quanto quis. mas com os...

Porque falamos tão pouco (ou quase nada) sobre o legado da escravidão negra nos estudos em Administração?

“Nesta história não há perpetradores..., apenas vítimas” (Santos, 2008,...

Quem tem direito de sentir raiva?

A raiva, enquanto afeto humano, legítimo e saudável, é...

para lembrar

Devir quilomba e a feminização do conceito de quilombo no Brasil

Faz tempo que a imagem dos quilombos tem sido...

Reflexões sobre o COVID-19 e a Realidade nas Favelas Brasileiras

Estamos vivendo atualmente uma pandemia causada pelo COVID-19, que...

Adeus a mais um sonho europeu: reflexos no Brasil

“Sonhei, que estava sonhando um sonho sonhado, Um sonho de sonho,...

Sobre a obsessão de pessoas brancas por protagonismo

O branco construiu-se como o centro das relações, o...

Gênero e educação pós-pandemia: A questão da violência doméstica

No dia 11 de julho de 2021, a internet foi tomada pelas imagens do produtor cultural Iverson de Souza Araújo, conhecido como DJ Ivis,...

Afinal, a negrinha era uma mulher?

No pós-escravidão, uma reminiscência drummondiana. Cautela com as reminiscências literárias, claro. No início dos anos setenta do século passado, era comum nas faculdades de...

No virar da chave, poesia slam presente!

Desejo esse meu desejo é uma vontade coletiva muitas vezes representada  poucas vezes representativa é que eu quero ser preta preta de corpo alma e política (MOTA, 2020. Não publicado)   Certo...
-+=