O negro e a academia

você pode não acreditar, mas a Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo, referência no ensino do Direito na região do ABC, tenta esconder os negros.

Por  Lelê Teles para o Portal Geledés 

Reprodução/ Twitter

Essa semana, de 03 a 05, vai rolar a Semana Jur (dedicada à apresentação de workshops, palestras, painéis e artigos).
beleza? nada. não haverá uma única negra, um único negro, palestrado.

por que diabos, você se perguntará?

representantes do Centro Acadêmico XX de Agosto (CAXXA), questionaram se seriam convidados palestrantes negras e negros, foram informados que não, sob a alegação que o critério a ser utilizado seria acadêmico, sendo sugerido que fosse enviado um projeto de encontro para discutir minorias, e ai sim os estudantes teriam oportunidade de sugerir integrantes.

professores e alunos, então, articularam uma palestra com o título ‘’O continente africano: Identidade’’, seguida de um painel sobre um ano de cotas na Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo.

mas o diabo é que a coordenação da Semana Jur cagou pro tema.

negros só no quadro geral de atividades, com pouquíssima divulgação, claro.

para se ter uma idéia, há imagens para divulgação do evento afixadas nas paredes da universidade e circulando na internet, mas a palestra sobre o continente africano ninguém vê porque não está lá.

sobre pesquisadora do direito de família com recorte racial pela USP, veja o estado da arte, foi perguntado a atualidade do tema e sua importância para a comunidade jurídica.

ora, amiguinhos, estranha essa pergunta feita por uma instituição com dois registros recentes de pichação racista em seus banheiros.

vale salientar que o palestrante negro convidado é Doutor pela Université De Rennes – França, país que desde os anos 1970 vem adotando uma política ampla de cotas, no acesso ao ensino superior e mercado de trabalho, para negros e demais imigrantes de suas ex-colônias.

é isso o que ocorre em um país que nomeia quem são os descendentes de escravizados, mas omite os descendentes de escravizadores.

palavra da salvação.

 

** Este artigo é de autoria de colaboradores ou articulistas do PORTAL GELEDÉS e não representa ideias ou opiniões do veículo. Portal Geledés oferece espaço para vozes diversas da esfera pública, garantindo assim a pluralidade do debate na sociedade.

+ sobre o tema

Fuvest divulga datas do vestibular 2025

A Fuvest divulgou nesta segunda-feira (18) o calendário de...

Arte para manter viva a memória do colonialismo alemão

Espectadores se concentram em torno das obras de Cheryl...

Lideranças brancas têm responsabilidade na busca pela equidade racial

O Censo 2022 revelou um dado de extrema relevância histórica e...

para lembrar

Todos os seus personagens favoritos de desenho animado são negros

Pernalonga, negro. Scooby-Loo, negro. Elmo, certamente negro. Por SARAH HAGI, do...

E de onde são os seus parentes da África?

Um dos meios de expressão das minhas inquietações é...

“Conheci o nazismo. Não há dois lados para o ódio”, diz Schwarzenegger

"Conheci o nazismo. Não há dois lados para o...
spot_imgspot_img

O homem branco brasileiro de condomínio e o ato simbólico de “descer”

No documentário Um Lugar ao sol (Daniel Mascaro, 2009), sobre moradores de coberturas, temos um clássico exemplo de como a arquitetura brasileira revela a...

As Ações afirmativas em tempo Espiralar: (re)existência, luta, palavra e memória

“A voz de minha bisavó ecoou criança nos porões do navio, ecoou lamentos de uma infância perdida. A voz de minha avó ecoou obediência...

Espelho, espelho meu… Na bolinha dos olhos, há alguém mais preto do que eu? O colorismo como elemento de divisão da negritude e da...

Ao menos nos últimos dez anos, ocorre um fenômeno em meio ao universo intelectual e militante do movimento negro brasileiro, que é a retomada...
-+=