O negro e a academia

você pode não acreditar, mas a Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo, referência no ensino do Direito na região do ABC, tenta esconder os negros.

Por  Lelê Teles para o Portal Geledés 

Reprodução/ Twitter

Essa semana, de 03 a 05, vai rolar a Semana Jur (dedicada à apresentação de workshops, palestras, painéis e artigos).
beleza? nada. não haverá uma única negra, um único negro, palestrado.

por que diabos, você se perguntará?

representantes do Centro Acadêmico XX de Agosto (CAXXA), questionaram se seriam convidados palestrantes negras e negros, foram informados que não, sob a alegação que o critério a ser utilizado seria acadêmico, sendo sugerido que fosse enviado um projeto de encontro para discutir minorias, e ai sim os estudantes teriam oportunidade de sugerir integrantes.

professores e alunos, então, articularam uma palestra com o título ‘’O continente africano: Identidade’’, seguida de um painel sobre um ano de cotas na Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo.

mas o diabo é que a coordenação da Semana Jur cagou pro tema.

negros só no quadro geral de atividades, com pouquíssima divulgação, claro.

para se ter uma idéia, há imagens para divulgação do evento afixadas nas paredes da universidade e circulando na internet, mas a palestra sobre o continente africano ninguém vê porque não está lá.

sobre pesquisadora do direito de família com recorte racial pela USP, veja o estado da arte, foi perguntado a atualidade do tema e sua importância para a comunidade jurídica.

ora, amiguinhos, estranha essa pergunta feita por uma instituição com dois registros recentes de pichação racista em seus banheiros.

vale salientar que o palestrante negro convidado é Doutor pela Université De Rennes – França, país que desde os anos 1970 vem adotando uma política ampla de cotas, no acesso ao ensino superior e mercado de trabalho, para negros e demais imigrantes de suas ex-colônias.

é isso o que ocorre em um país que nomeia quem são os descendentes de escravizados, mas omite os descendentes de escravizadores.

palavra da salvação.

 

** Este artigo é de autoria de colaboradores ou articulistas do PORTAL GELEDÉS e não representa ideias ou opiniões do veículo. Portal Geledés oferece espaço para vozes diversas da esfera pública, garantindo assim a pluralidade do debate na sociedade.

+ sobre o tema

Cinco números para entender a desigualdade racial nos EUA

A morte do jovem negro Michael Brown pelas mãos...

Bombeira negra de Boynton Beach processa cidade após ser retratada como branca em mural

Latosha Clemons, de 48 anos, ingressou na carreira de...

Cartão Vermelho, por Sueli Carneiro

por Sueli Carneiro Fonte: Jornal Correio Braziliense - Coluna Opinião Um...

O preço do funk

Em ambiciosos produtos audiovisuais, os funkeiros cariocas Anitta e...

para lembrar

spot_imgspot_img

Relatório da Anistia Internacional mostra violência policial no mundo

Violência policial, dificuldade da população em acessar direitos básicos, demora na demarcação de terras indígenas e na titulação de territórios quilombolas são alguns dos...

Aos 45 anos, ‘Cadernos Negros’ ainda é leitura obrigatória em meio à luta literária

Acabo de ler "Cadernos Negros: Poemas Afro-Brasileiros", volume 45, edição do coletivo Quilombhoje Literatura, publicação organizada com afinco pelos escritores Esmeralda Ribeiro e Márcio Barbosa. O número 45...

CCJ do Senado aprova projeto que amplia cotas raciais para concursos

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou nesta quarta-feira (24), por 16 votos a 10, o projeto de lei (PL) que prorroga por dez...
-+=